Livro “Trilhas da Floresta” apresenta trajetória de vida de Rensi Coelho
23/11/2011

Capa do Livro Trilhas da Floresta Foi lançado ontem (22/11), na unidade Monte Alegre do IPEF, o livro “Trilhas da Floresta”, patrocinado pela associada Duratex S.A., uma das fundadoras do Instituto. Escrito por Antônio Sebastião Rensi Coelho, engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, diretor florestal da empresa por 30 anos, a publicação destaca sua trajetória profissional que legou grandes feitos de importância econômica, social e ambiental, contribuindo para o avanço da silvicultura brasileira.

A obra, rica em detalhes e imagens, mostra a vida de Rensi e suas importantes contribuições, transcritas também em inglês, incluindo sua participação nas atividades iniciais do IPEF juntamente com o Prof. Helládio do Amaral Mello, sendo para o leitor um agradável passeio através das florestas e suas trilhas, marcado por grandes profissionais da iniciativa privada que, em conjunto com brilhantes educadores e suas instituições de ensino, traçaram rumos exitosos da silvicultura no Brasil.

Envolvido integralmente em criar e estabelecer processos que apontassem para as melhores alternativas na produção madeireira, Dr. Rensi empenhou-se no estabelecimento de florestas plantadas e na manutenção de áreas nativas que dariam suporte e equilíbrio aos empreendedores florestais, promovendo um enorme avanço no melhoramento genético do eucalipto através das sementes selecionadas que trouxe pessoalmente da Austrália.

Rensi foi bolsista da Fundação Rockefeller e da Organização dos Estados Americanos (OEA), onde cursou Administração Rural em 1958. Entre 1960 e 1991 integrou o grupo de colaboradores da Duratex S/A, dirigindo a Área Florestal, além de ter realizado viagens de estudo e aperfeiçoamento a vários países como: Chile, Argentina, México, Austrália e África do Sul. Participou também do grupo de trabalho que elaborou o Projeto Brasil Florestal Ano 2000 e foi membro colaborador do Projeto Floram, elaborado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Em 2002, recebeu o título de Sócio Honorário do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais e presentemente atua como consultor florestal independente.

“A minha caminhada pelas trilhas das florestas foi extraordinária. Alguma coisa aprendi e tento compartilhar essa bagagem nos temas aqui plantados. A minha esperança é que possa provocar algum foco de luz sobre os temas, dando-lhes brilho ou serventia, provenientes de fontes mais sábias.”, diz Rensi na introdução do livro. Podemos concluir que através da história de uma pessoa apaixonada por sua profissão e que dedica sua vida à silvicultura, o livro “Trilhas da Floresta” traz grandes realizações e ensina como a união entre técnica, ciência e visão empresarial apresentam resultados que beneficiam não só o homem, mas também o meio em que vive.



Dr. Rensi Coelho

Temas Relacionados: Livro, Trilhas da Floresta, Rensi Coelho, Duratex




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.