IPEF realiza minicurso sobre manejo de plantas daninhas
16/05/2014

Promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) através do Programa de Silvicultura e Manejo (PTSM), o “Minicurso sobre manejo de plantas daninhas na cultura de eucalipto” foi realizado no dia 25 de março, no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais (Esalq/USP) em Piracicaba (SP). O evento foi coordenado pelos engenheiros José Carlos Arthur Junior (IPEF) e Carla Arianne Papai Lobato (Esalq/USP), assim como o prof. José Leonardo de Moraes Gonçalves (LCF/Esalq/USP). O evento contou com 87 participantes, entre eles, engenheiros florestais e agrônomos, estudantes, técnicos florestais e agrícolas, produtores rurais e profissionais das empresas associadas ao IPEF.

O principal objetivo do minicurso foi abordar conceitos teóricos e práticos essenciais para o correto manejo das plantas daninhas, além de informações pertinentes sobre o manejo de plantas daninhas na cultura do eucalipto, métodos de controle, herbicidas utilizados e suas aplicações, assim como tecnologia e segurança na utilização de herbicidas. Carla Lobato declara que “como palestrante e coordenadora, tive a oportunidade de me envolver desde a concepção do curso até as visitas em campo, o que foi muito gratificante e de grande aprendizado. Estou bastante satisfeita com o resultado, tendo em vista o número de participantes interessados no tema, bastante atual e pouco explorado, além de ter conosco a participação especial das empresas patrocinadoras, através de exibições de suas inovações”.

Questionado sobre a importância de participar de um curso com determinada temática, o eng. José Carlos Arthur Junior, coordenador técnico do PTSM, declarou que “as plantas daninhas são grandes competidoras por recursos e reduzem significativamente a produtividade das florestadas plantadas, tornando-se fundamental saber manejá-las, desta forma este minicurso foi de extrema importância para os profissionais florestais”.

No evento foram abordados temas como, “Biologia de plantas daninhas e métodos de controle”, “Herbicidas registrados para a cultura do eucalipto e sua classificação”, “Tecnologia e segurança de aplicação de herbicidas” e “Demonstração prática: calibração de equipamentos e manutenção”, todos tratados por Carla Arianne, graduada pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência na área de florestamento e reflorestamento, atuante principalmente nas atividades silviculturais, sanidade e proteção florestal.

Para Dileto Benedito Baú, da Suzano Papel e Celulose, o curso proporcionou aos participantes novos conhecimentos na área. “Nós, profissionais ligados a empresas do setor florestal, estamos sempre visando as questões de qualidade durante as atividades, e esta atualização nos permite buscar melhorias em nosso processo e redução de custos operacionais. O curso promoveu um impacto bastante positivo para o meio florestal, pois além de servir como reciclagem, também apresentou inovações em equipamentos. Assim como as palestras teóricas, tivemos como destaque demonstrações práticas em campo”.

Já para a engenheira florestal da Brasilwood, Camila Denoni, “o curso foi muito proveitoso, pois conseguiu abordar os conhecimentos necessários para um bom manejo de plantas daninhas na área florestal, desde a biologia das plantas, passando pelas características de cada molécula, até tecnologias de aplicação visando maior eficiência. Na área florestal, faltava um evento desta abordagem como tema principal, e foi muito lucrativo, também pelo compartilhamento de informações entre os participantes”.

“O retorno dos participantes foi muito bom, a expectativa da maioria foi atendida e esperamos repetir anualmente o minicurso, buscando trazer além da base teórica conceitual considerada muito importante, novidades e desenvolvimentos tecnológicos em produtos e equipamentos”, finaliza Arthur.


Mato-competição em plantio de eucalipto

Temas Relacionados: PTSM, daninhas




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.