Projeto 3. Cadeia de Custódia

Situação: em andamento

Meta: Atualização e difusão de novas políticas de cadeia de custódia.

Contexto: O procedimento FSC-STA-40-004 Chain of Custody Certification foi aprovado em setembro de 2004 e passou por revisões em 2007 e 2011. A última atualização da norma, versão 3, ainda em fase de aprovação, foi a maior revisão da norma que levou em consideração 5 moções da Assembleia Geral do FSC de 2011 (moções 38, 43, 44, 45 e 46) bem como estudos encomendados pelo FSC IC. Esse procedimento tem como objetivo garantir a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima até o consumidor final. É aplicada aos produtores que processam a matéria prima de florestas certificadas.

Figura 1
Figura 1
. Pilhas de chapas de madeira certificadas pelo FSC.

Atuação do PCCF: Durante o processo de consulta pública do 1º draft do padrão de cadeia de custódia, que ocorreu em fevereiro de 2015, o PCCF participou do webinar promovido pelo FSC IC. Na sequência houve reunião com as empresas filiadas para identificação dos pontos mais críticos da norma e reunião com Imaflora para resolução de dúvidas geradas.

Posteriormente foi elaborado o comment form que foi enviado ao FSC IC por todas as empresas. Além dessa norma o FSC está organizando um Grupo de Trabalho de Cadeia de Custódia para a revisão dos padrões FSC-STD-40-006 V1-0 (Chain of Custody Standard for Project Certification especifica requisitos para projetos de certificação do FSC e os correspondentes requisitos de acreditação para certificadoras (a ser incorporado no FSC-STD-20-011 V2-0), o qual terá sua primeira reunião em setembro de 2015 e primeira consulta pública prevista para 2016.

Resultados esperados: Realização de fóruns e oficinas de discussão.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.