Nº 257 (maio/junho de 2019)

Pesquisa sobre restauração florestal na área do IPEF

O IPEF possui uma área em processo de restauração ao lado de sua sede administrativa, onde os resultados do monitoramento de flora e fauna apontam a retomada dos processos ecológicos.

Esse monitoramento tem sido realizado pela Casa da Floresta em uma parceria estabelecida com o IPEF que completa 13 anos. “Com este programa não apenas monitoramos o sucesso da restauração florestal, mas também tem sido possível gerar conhecimento sobre a trajetória sucessional das comunidades de flora e fauna e suas relações”, afirma o eng. Marcelo Ducatti, coordenador do monitoramento pela Casa da Floresta.

Inicialmente, a área era composta por poucas árvores, com aspecto de uma pastagem abandonada. Após o emprego de ações de restauração, com o plantio de 80 espécies florestais nativas, o resultado hoje encontrado é notável. O adensamento das árvores apresenta de 10 a 20 metros de altura e pode servir como área de vida para espécies como o ouriço e o quati. Em diversos trechos verifica-se sub-bosque com chão coberto por serapilheira, condizendo com florestas melhor estruturadas, onde pássaros como o tiê-de-bando, o chupa-dente e o tico-tico-de-bico-amarelo, encontram habitat favorável. São aves florestais que estão se tornando mais frequentes com o desenvolvimento da floresta e que não ocorriam na localidade no início do projeto. Deve-se destacar ainda a presença de mamíferos e maior porte, embora com registros esporádicos.


Tiê-de-bando (Habia rubica). Foto: Fernando I. de Godoy, Casa da Floresta

Além do monitoramento de fauna, outra atividade que vem sendo realizada é o estudo da chuva de sementes, que busca avaliar quais espécies de plantas conseguem se reproduzir na localidade. Além disso, tem sido possível atestar a chegada de novas espécies de plantas, seja por ação de animais ou do vento.

Este projeto tem servido como espaço de formação de pesquisadores, destacando-se os estagiários, em geral graduandos em Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Ecologia e cursos afins.