Mais que um Instituto, um sistema integrando empresas, universidades e instituições de pesquisa, em prol da ciência, tecnologia e inovação florestal.
O IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, criado em 1968, é uma associação sem finalidades lucrativas, formada por empresas privadas, que se destina especialmente, ao desenvolvimento de estudos e pesquisas cooperativas, em suas fases pré competitivas, com foco em plantações florestais.
Gerar soluções inovadoras, mediante estudos e pesquisas cooperativas de interesse do setor florestal, integrando empresas, universidades, instituições congêneres e a sociedade.
Ser líder nos estudos, pesquisas e inovações no setor de plantações florestais.
Ciência, Credibilidade, Cooperação e Integração.
"O primeiro passo dado por algumas das indústrias brasileiras, que utilizam a madeira como matéria-prima, consistiu numa tomada de posição com vistas a conseguir melhores produtos, através da melhoria do rendimento industrial. Nesse sentido a matéria-prima seria o primeiro ponto a ser focalizado. Produzir mais, de melhor qualidade e a preços mais reduzidos, constituiria o desafio a ser enfrentado. Quem, se não a pesquisa cientificamente planejada e conduzida, poderia fornecer elementos para respostas convincentes? Como enfrentar a situação se, a esse respeito, não coubessem indagações?"
Prof. Helládio do Amaral Mello (Esalq/USP) - Pioneiro da criação do IPEF
"O IPEF é pioneiro, talvez em escala mundial, na construção de novas formas de produção de conhecimento, mediante a aplicação do modelo da aproximação entre as empresas e universidades, atuando como órgão mediador, fundado em associação. Uma solução engendrada, há 5 décadas, que ainda se apresenta como surpreendentemente inovadora."
Prof. Peter Schultz (Unicamp) - “O IPEF aos 50 anos”
Os Programas Cooperativos do IPEF envolvem ações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e articulações estratégicas, em temas específicos, com foco em resultados inovadores, mediante interação entre pesquisadores e técnicos especialistas de empresas, institutos, universidades e demais entidades nacionais e internacionais. O modelo proporciona redução de prazos e custos de projetos, maximizando resultados. Para isso, concorre o fato de que os objetivos, metas, orçamentos e destinação de recursos, são definidos conjuntamente entre todos os envolvidos.
Paralelamente aos Programas Cooperativos, o IPEF mantém outras atividades importantes, mediante ações especificas e individualmente definidas, que visam complementar a atuação do Instituto. Estes projetos podem envolver diversos atores, tais como, empresas, órgãos públicos, associações e organizações do terceiro setor, parceiros, meio acadêmico, demais entidades de pesquisas e desenvolvimento etc.
A divulgação de informações científicas e tecnológicas faz parte inerente às atribuições do IPEF, no sentido da disseminação de resultados de seus trabalhos. As ações ocorrem, mediante um conjunto de publicações, compreendendo formatos clássicos da literatura técnico científica, bem como mediante o uso de mídias sociais. De forma direta ou indireta e, em consonância com a disseminação de informações, a capacitação de profissionais florestais ocorre de maneira automática. Isso, compreendendo tanto as participações nos Programas Cooperativos, bem como mediante ofertas específicas de treinamentos.
O setor de Serviços e Extensão Florestal tem como responsabilidade as atividades atreladas à produção e distribuição de sementes e mudas florestais e a gestão de projetos junto ao Laboratório de Biotecnologia Florestal.
O IPEF disponibiliza sementes florestais de excelente e reconhecida qualidade genética, física e fisiológica de mais de 100 espécies exóticas e nativas, com ampla diversidade, para atender as mais diferentes condições edafoclimáticas.
O Instituto mantém estrutura dedicada à produção de mudas seminais e clonais, com capacidade de atendimento de interessados no plantio de florestas para as mais diversas finalidades.
Através de seu Laboratório de Biotecnologia Florestal, o IPEF oferece serviços de recepção, assepsia, introdução e multiplicação de material vegetativo, cultivo de cepas em jardim clonal para a introdução in vitro e enraizamento e produção de mudas ex vitro; banco de conservação genética de material in vitro; rejuvenescimento de clones comerciais para implantação em jardim clonal; limpeza clonal (erradicação de patógenos, fungos e bactérias) para implantação em jardim clonal.
As Empresas Associadas do IPEF são instituições de diversas vertentes do setor florestal, que entendem a importância do investimento na ciência, no desenvolvimento tecnológico e inovação tendo, especialmente, o modelo cooperativo, como instrumento para o avanço constante e sustentável de seus empreendimentos, que se estendem para o setor florestal como um todo.