Um Sistema à Frente do seu Tempo!


O IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica, que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.

MISSÃO

Icone de checklist

Gerar soluções inovadoras, mediante estudos e pesquisas cooperativas de interesse do setor florestal, integrando empresas, universidades, instituições congêneres e a sociedade.

VISÃO

Ser líder nos estudos, pesquisas e inovações no setor de florestas plantadas.

Icone de uma mão segurando uma planta

VALORES

Icone de Arquivo

Ciência, Credibilidade, Cooperação e Integração.

UMA IDEIA FORMULADA HÁ 50 ANOS!

"O primeiro passo dado por algumas das indústrias brasileiras, que utilizam a madeira como matéria-prima, consistiu numa tomada de posição com vistas a conseguir melhores produtos, através da melhoria do rendimento industrial. Nesse sentido a matéria-prima seria o primeiro ponto a ser focalizado. Produzir mais, de melhor qualidade e a preços mais reduzidos, constituiria o desafio a ser enfrentado. Quem, se não a pesquisa cientificamente planejada e conduzida, poderia fornecer elementos para respostas convincentes? Como enfrentar a situação se, a esse respeito, não coubessem indagações?"

Prof. Helládio do Amaral Mello (Esalq/USP) - Pioneiro da criação do IPEF

REALIDADE CONDIZENTE COM OS TEMPOS ATUAIS!

"O IPEF é pioneiro, talvez em escala mundial, na construção de novas formas de produção de conhecimento, mediante a aplicação do modelo da aproximação entre as empresas e universidades, atuando como órgão mediador, fundado em associação. Uma solução engendrada, há 5 décadas, que ainda se apresenta como surpreendentemente inovadora."

Prof. Peter Schultz (Unicamp) - “O IPEF aos 50 anos