O Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) desenvolve projetos de pesquisa, que visam a fornecer embasamento científico e técnico para a tomada de decisão operacional da área de silvicultura das empresas.

Uma das principais atividades do PTSM são as reuniões técnicas com as empresas filiadas. O principal objetivo das reuniões é divulgar os resultados das pesquisas realizadas nas empresas associadas, bem como construir um fórum de debates e de intercâmbio de experiências, na área da silvicultura e do manejo florestal, entre os profissionais da área técnica e operacional das empresas participantes.

Nelas, também se apresentam novas tecnologias e equipamentos, ainda em fase de desenvolvimento, de modo a promover o “benchmarking” entre os profissionais da área da silvicultura e da mecanização nas empresas.

Além das reuniões, realizam-se outras atividades, os seminários, os simpósios e os cursos, que objetivam atualizar e reciclar os conhecimentos sobre o assunto em questão, visando, como já colocado, ao embasamento científico e técnico para a tomada de decisões imprescindíveis à sustentabilidade ou à elevação da produtividade de plantações florestais.

Relatório Anual de 2019