O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF tem como meta e objetivo compor um acervo de materiais genéticos, possibilitando a conservação ex situ, a manutenção, ampliação e disponibilização de materiais genéticos. E atuar como o elo entra as instituições, desenvolvendo pesquisas interligadas às universidades e instituições privadas.

O melhoramento florestal possui muitos desafios em todo o seu ciclo, seja na manutenção da base genética ou nos ganhos em produtividade e qualidade. A grande expansão do setor para diversas regiões com condições edafoclimáticas distintas, evidência a necessidade da realização dos estudos de zoneamento climáticos e ecológicos, possibilitando a identificação de materiais superiores e adaptáveis a diversas condições climáticas.

Os projetos que compõe o PCMF atuam em diversas linhas de pesquisa, e estão focados na formação de populações base com o resgate e importação de materiais genéticos e na identificação de indivíduos superiores para cruzamentos e hibridações por meio de análises quantitativas e moleculares, formando populações melhoradas.

O PCMF desenvolve outras atividades, como workshops, cursos e visitas técnicas ligadas ao melhoramento florestal.

Relatório Anual de 2019