15ª Reunião de Filiadas do PCMF



Data:

Dia 23 de junho de 2020

Local:

Evento on-line

Vagas:

50

Público Alvo:

Participantes das Empresas Filiadas do Programa

Objetivos:

- Apresentar os objetivos e as últimas atividades dos projetos Melhoramento de Populações e Espécies Potenciais.
-Discutir os próximos passos dos projetos apresentados e as próximas reuniões não presenciais.

Coordenação:

Eng. Paulo Henrique Müller da Silva - IPEF
Eng. Javier Oberschelp - INTA

PROGRAMAÇÃO

dia 23 de junho de 2020
Horário:Atividade:
10:00 - 10:45Apresentação Projeto Melhoramento de Populações: Objetivos e descrição das principais atividades de 2019 e 2020:
- Ampliação do número de instituições com populações do projeto, chegando a 15 locais/instituições no Brasil.
- Recomendação ou manejo de populações de seis espécies. Apresentação do sistema utilizado para desbastar as populações. Exemplo utilizado: População de E. dunnii implantado na empresa Palmasola que será desbastado no segundo semestre.
- Importação de material complementar, foram apresentadas as 20 espécies importadas do CSIRO, liberadas pelo quarentenário em maio de 2020.
- Disponibilização das informações das populações e das redes experimentais do PCMF no site do IPEF, em área restrita as instituições participantes.
- Apresentação da lista de novas espécies para o projeto. Foi solicitado que as instituições (empresas afiliadas e universidades) entrem em contato com o coordenador e manifestem o interesse.
10:45 - 11:30Apresentação Projeto Espécies Potenciais: Objetivos e descrição das principais atividades de 2019 e 2020:
- Apresentação da Rede experimental 1 (2013/2014): ênfase no trabalho de Qualidade da Madeira que está sendo realizado com amostras obtidas nos experimentos da Bracell (já colhido) e Aperam (programado para o segundo semestre), mas com possibilidade de incluir o experimento da Vallourec. O trabalho será realizado em parceria com três universidades (USP, UFLA e UFES).
- Apresentação da dissertação que será realizada na UFES com o material das sete espécies selecionadas nos dois locais.
- Apresentação da Rede experimental 2 (2016/2017): Destacada a importância do envio das informações pelas empresas para realização da análise conjunta.
11:30 - 12:00Discussões:
-Projeto Melhoramento de Populações: Foi discutido sobre a intensidade de seleção que está sendo realizada nas populações visando a composição da nova geração. Assunto que deverá ser retomado no PCMF, pois existem pontos que devem ser melhor discutidos como: efeito da endogamia; tamanho efetivo; ganho genético; tipo de população (conservação, base, elite, etc).
-Banco de dados: Foi discutida a possibilidade de realizar um banco de dados consolidado em padrão único entre as instituições filiadas ao PCMF que se interessem, o que facilitaria o intercâmbio de informações e também a continuidade dos trabalhos.
-Próximos eventos: o próximo evento será sobre Corymbia, sendo realizado em duas partes: A primeira com uma ou duas apresentações técnicas e a segunda parte a apresentação do projeto com a discussão sobre o início de outros trabalhos dentro do projeto. Os outros três projetos do PCMF serão apresentados em uma reunião no final do ano.