Processo de Seleção
Coordenador Executivo Júnior
PROMAB/IPEF


O IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais está com inscrições abertas até o dia 30/11/2021, para o processo seletivo de uma vaga (celetista) para a função de Coordenador Executivo Júnior do PROMAB - Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas.

O Instituto, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.

O IPEF tem como missão, “Contribuir para o desenvolvimento técnico‐científico, social e econômico do setor de base florestal viabilizando a realização de pesquisas cooperativas entre empresas através da integração com Universidades, Centros de Pesquisas e Sociedade.”.

Missão do PROMAB:
O Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (PROMAB), atua na avaliação dos efeitos das florestas plantadas sobre a qualidade e quantidade de água, mediante o monitoramento de microbacias hidrográficas e visa a melhoria contínua do manejo florestal.

Qualificações necessárias:
- Graduação em Engenharia Florestal ou áreas afins;
- Desejável pós-graduação/especialização ou experiência prática na área de hidrologia florestal;
- Domínio do pacote Microsoft Office;
- Conhecimento de SIG (ArcGIS, QGis);
- Fluência na língua inglesa;
- Conhecimentos na língua espanhola (desejável);
- Experiência com gerenciamento de projetos e processos, será considerado um diferencial;
- Disponibilidade para viagens;
- Facilidade na elaboração de documentos técnicos e administrativos; e
- Experiência em estatística e instrumentação de campo em hidrologia/meteorologia (desejável).

Principais responsabilidades da função:
- Coordena as atividades de rotina do PROMAB, acompanhando e executando ações para cumprimento dos planos de metas;
- Gerencia o orçamento anual, projetos de pesquisa e pessoas ligadas ao Programa, garantindo o cumprimento dos planos e atividades estabelecidas;
- Orienta e acompanha os trabalhos executados por estagiários e bolsistas no que se refere a pesquisas relacionadas com o Programa;
- Produz relatórios técnicos para embasamento setorial sobre assuntos ligados à hidrologia florestal;
- Produz relatórios técnico-administrativos sobre os projetos, resultados e atividades do Programa para as empresas filiadas.
- Interage e atende demandas dos representantes de empresas filiadas e instituições parceiras para alcançar os resultados planejados.
- Realiza a interface e trabalha em conjunto a instituições conveniadas e parceiras, produzindo conteúdos, propiciando interações, prospectando e gerenciando projetos e demais atividades de interesse do Programa.
- Planeja, organizar e coordenar as Reuniões de Filiadas, bem como, os eventos técnicos (simpósios, workshops, treinamentos, reuniões técnicas etc.); e
- Representa o Programa e seus interesses em grupos, reuniões, e eventos técnico-administrativos nacionais e internacionais.

Os interessados devem encaminhar currículo, exclusivamente em formato PDF, com o texto “IPEF - PROMAB”, como título da mensagem (assunto) para recrutamento@ipef.br.

11/11/2021