A concessão de títulos de Sócios Honorário é realizada a cada 3 anos, constando da entrega de certificado de mérito, em solenidade em que comparecem importantes representações das empresas associadas do IPEF e convidados especiais. Com as novas concessões, sobe para 43 o número de profissionais que compõem uma galeria de expoentes históricos do setor florestal, representantes das empresas e acadêmicos.
Germano Aguiar Vieira
Germano Aguiar Vieira possui Graduação em Engenharia Florestal pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974 – 1977) e Master of business administration - MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2001-2002). Atuou junto às empresas ArcelorMittal, CENIBRA, Masisa e atualmente é Diretor Florestal da empresa Eldorado Brasil Celulose S.A. Durante os anos 2013 a 2021 ocupou o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo do IPEF, atuando, em função de sua experiência, competência e compromisso, de maneira significativa junto aos avanços alcançados pelo Instituto neste período. Germano atuou em seu mandato com notória postura íntegra, valorosa e exemplar permitindo grandes conquistas ao IPEF neste período. Em suas atividades como Diretor Florestal da empresa Eldorado Brasil Celulose S.A, são inúmeros os reconhecimentos como um dos grandes executivos do setor florestal brasileiro, atuando no campo técnico, ambiental, social, financeiro e de pessoas, sendo reconhecido por seus liderados, como um líder exemplar.
Antonio Natal Gonçalves
Antonio Natal Gonçalves possui Graduação em Engenharia Agronômica 1968 – 1972 (USP), Mestrado em Recursos Florestais 1973 – 1975 (Ohio State University) e, concluiu o Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo em 1982 (Esalq/USP). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. O professor já publicou 38 artigos em periódicos incluindo publicações no IPEF e 90 trabalhos em anais de eventos. Possui um livro publicado. Entre os anos de 1996 e 1999 foi coordenador de 4 projetos de pesquisa. Atua ativamente na área de recursos florestais e engenharia florestal, com ênfase em manejo florestal. Em suas atividades profissionais interagiu com 176 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No IPEF, teve sua participação como Líder Científico do Programa Temático sobre Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais (PTCLONE), que teve início em 1992. Em 1996, dentro do grupo de pesquisadores do IPEF/ESALQ-USP iniciou estudos de multiplicação de eucalipto em ambiente protegido, usando um sistema hidropônico. Teve contribuição fundamental para a evolução das áreas de multiplicação clonal em campo para jardins clonais, com locais de ambiente controlado e, a criação do mini jardim clonal, elevando a produtividade e qualidade da produção de mudas clonais. Está foi sua maior contribuição para a silvicultura nacional.
Arno Brune
Formado em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Viçosa em 1967, Mestre pela University of Washington 1970, Doutor pela University of Florida em 1973. Arno tem extensa carreira professional, sendo difícil a compilação de todas as informações. Pode-se destacar, no entanto, que foi professor na Universidade Federal de Viçosa de 1974 a 1985, período que orientou vários trabalhos de pós-graduação, incluindo importantes nomes do setor florestal, vinculados, principalmente, a área de melhoramento genético. No total, foram 13 dissertações de mestrado entre 1976 a 1989. Com um pouco mais de uma década de atuação, deixou a universidade e atuou em várias empresas fora do país, passando anos na Argentina, China, Ghana, Moçambique, Paraguai etc. Mesmo atuando em empresas, manteve seu vínculo acadêmico, ultrapassando 60 publicações em revistas especializadas. Outra grande contribuição ao meio científico onde teve participação efetiva nas revistas científicas da SIF e do IPEF, nas quais atua como editor, há pelo menos 15 anos. Na revista do IPEF, a Scientia Forestalis, participa do quadro de editores desde 2006 e, desde vários anos atrás, é o Editor de Inglês, além da participação no seu Conselho Editorial. Atualmente, atua na Malásia, na empresa GP Pusaka, como Melhorista Florestal Sênior, aonde tem o desafio de garantir e aumentar a produtividade de plantios de Acacia mangium, Eulalyptus pellita e Eucalyptus deglupta. Por sua contribuição ao IPEF e também ao setor florestal, indicamos o Dr. Arno Brune para ser contemplado com o título de Sócio Honorário do IPEF – Mérito Profissional de Empresa.
Clique aqui e veja a relação completa do sócios honorários do IPEF.
25/03/2022