Parceria científica entre Embrapa Agricultura Digital e os
Programas Cooperativos Eucflux, TECHS e ModProd
gera publicação sobre ferramenta de modelagem da produtividade



Tendo em vista a grande complementariedade existente no âmbito de alguns Programas Cooperativos do IPEF - EUCFLUX1, TECHS2 e ModProd3 - há algum tempo, os pesquisadores vinculados a esses projetos vem trabalhando na integração das bases de dados para o desenvolvimento de estudos mais robustos sobre as relações solo-planta-atmosfera.

Um dos primeiros frutos desse trabalho, desenvolvido em parceria com a Embrapa Agricultura Digital, localizada em Campinas (SP), foi a publicação de um artigo científico no periódico “Agricultural and Forest Meteorology”4, que apresenta uma nova ferramenta para modelagem da produtividade do eucalipto. Para o Prof. Otávio Campoe, líder científico nos Programas, a publicação só reforça como as parcerias do IPEF são importantes na geração de conhecimento aplicado, e como bases de dados integradas são fundamentais para tal finalidade.

A ferramenta divulgada é um módulo especifico para plantações de eucalipto e integra a plataforma de simulação das interações solo-planta-atmosfera ECOSMOS - Ecosystem Model Simulator, promissora no sentido de simular interações em ecossistemas agrícolas, considerando as culturas soja, milho, trigo e cana de açúcar. A liderança dessa iniciativa é da Embrapa Agricultura Digital em parceria com diversas universidades como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), e instituições de pesquisa internacionais, como o Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica para o desenvolvimento (Cirad).

O módulo dedicado à simulação do crescimento e rendimento do eucalipto no simulador (ECOSMOS-Eucalyptus) vem agregar a esta iniciativa, tornando possível simular o crescimento de florestas e outas culturas, seja em condição de monocultura e ou produção integrada (integração-lavoura-pecuária-floresta) em uma plataforma comum. Com isso, é possível entender o potencial produtivo e os impactos de longo prazo em balanços de carbono e fluxos hídricos, considerando condições atuais e cenários de mudanças climáticas. O ECOSMOS-Eucalyptus vem sendo utilizado em países como Brasil e Austrália.

Para os pesquisadores Santiago Cuadra e Michel Colmanetti esse novo módulo deverá ser continuamente aprimorado, o que está sendo realizada no escopo no novo projeto em execução, ModProd, e incorporado pelas empresas de produção de Papel e Celulose no planejamento e tomada de decisão. Esse modelo simula, além do crescimento e rendimento, os fluxos de água e CO2, e deverão auxiliar os setores público e privado no planejamento e implementação de ações voltadas para a sustentabilidade.

Um exemplo disso é a previsão do uso desse módulo para a formulação de um estudo do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC)5. O ZARC é um instrumento de política agrícola embasado por estudos no sentido de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. O uso do módulo G’DAY-ECOSMOS visa permitir que o Governo Federal possa apoiar o as diversas modalidades de seguro agrícola.

As empresas filiadas aos programas Eucflux e ModProd receberão treinamentos sobre a aplicação do novo modelo. O artigo publicado no periódico “Agricultural and Forest Meteorology” ficará também disponível no IPEF Connect.

1 Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto.
2 Tolerância de Eucalyptus Clonais ao Estresse Hídrico, Térmico e Bióticos.
3 Modelagem da Produtividade de Florestas Plantadas de Eucalyptus.
4 O artigo, cujo título é “Implementation and calibration of short-rotation eucalypt plantation module within the ECOSMOS land surface model”, está disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168192322002325?via%3Dihub.
5 O programa está apresentado no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/riscos-seguro/programa-nacional-de-zoneamento-agricola-de-risco-climatico.

29/06/2022