Nos dias 29 e 30 de novembro, o Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF reuniu suas filiadas para participarem da 29ª Reunião Geral do Programa, que ocorreu na empresa Eldorado Brasil, em Três Lagoas/MS. Ao todo, 30 pessoas estiveram presentes no evento e 25 acompanharam a transmissão online.
No primeiro dia, foi apresentado os resultados e conquistas do PCCF em 2022, as expectativas para o ano seguinte e as deliberações do Plano de Trabalho 2023 para direcionar as atividades do Programa, bem como aprovação de novos membros do Conselho Técnico Administrativo (CTA).
Ainda neste dia, cases sobre temas importantes para certificação florestal no Brasil foram apresentados pelas empresas Eldorado (Matheus Ruteski, especialista em certificação florestal e Matheus Teixeira, analista de certificação) e Sylvamo (Mariana Balieiro, especialista em certificações florestais), com o assunto Madeira Controlada (CW). Além disso, a diretora executiva, Adriana Nozela, e a gerente técnica, Evelin Fagundes, do Instituto Pró Manejo Florestal, falaram sobre o status do processo de transição CERFLOR – PEFC Brasil e quais serão as ações das empresas certificadas CERFLOR até que o processo de transição seja finalizado.
No período da tarde, os participantes fizeram uma visita à fábrica da Eldorado para conhecerem o processo produtivo da planta de Três Lagoas e discutiram sobre o tema de Cadeia de Custódia (CoC). Para finalizar o primeiro dia do evento, Samantha Paiva, coordenadora de responsabilidade ambiental florestal, e Melrian Schetz, engenheira de responsabilidade ambiental florestal da Klabin, apresentaram um case relacionado à preparação de auditorias internas e externas e Maurem Alves, gerente de sustentabilidade da CMPC, apresentou os desdobramentos do tema sobre Conversão Florestal após a Assembleia Geral do FSC.
No segundo dia, a discussão foi guiada pela Suellen Marinho, analista de sustentabilidade, que abordou o tema Social e, para isso, os participantes visitaram um projeto que a Eldorado desenvolve com uma comunidade local, que produz alimentos para os refeitórios da empresa. Houve também um momento de roda de conversa com o Café do Campo e troca de experiências com o líder da comunidade. Após essa dinâmica, o grupo visitou o experimento “Floresta de Máxima Produtividade”, conheceram sobre os aspectos técnicos e operacionais do projeto.
Segundo o Rafael Carvalho, engenheiro de meio ambiente e certificações da Bracell, participar das reuniões do PCCF é sempre uma ótima oportunidade, e de forma presencial, ocorrendo em uma empresa florestal, melhor ainda. “Em nosso 29°encontro, pudemos conhecer práticas realizadas pelas empresas filiadas, trocar experiências sobre ferramentas e projetos realizados pelas empresas do setor, estreitar contatos e nos atualizarmos em temas importantes da certificação florestal que estão presentes nas discussões mundiais. Tenho certeza que todos os participantes voltaram com a ‘mala cheia’ de conhecimento e aprendizado, prontos para os novos desafios da certificação florestal. Parabéns ao IPEF/PCCF e Eldorado pela realização do evento”.
Para a Graciane Biolchi, analista de certificação e meio ambiente da Florestal Gateados, a 29ª Reunião de Filiadas do PCCF foi uma experiência valiosa. “Já participei dos encontros e ações do grupo de forma remota/online desde 2020, contudo, estar reunidos presencialmente, com a oportunidade de conhecer e trocar experiências com profissionais de uma grande bagagem no assunto certificação florestal, representantes de diversas empresas do país, de diferentes setores, foi fantástico. Além da reunião, que percorreu dois dias, ter uma boa programação e ser realizada em uma das empresas participantes do grupo, tudo isso resultou em um evento super proveitoso, em termos de conhecimento e contato com a rede”.
O PCCF agradece a empresa Eldorado pela recepção e a participação dos representantes que estiveram presentes e aqueles que acompanharam de forma remota. Aguardamos a presença de todos na 30ª Reunião Geral do PCCF!
13/12/2022