Prof. Otávio Campoe (UFLA) passa a integrar a equipe PROMAB


A interação cada vez mais frequente do PROMAB com questões de manejo florestal e seus reflexos na produção e regulação de água nos plantios florestais levou ao convite ao Prof. Otávio Campoe para integrar a equipe PROMAB como pesquisador associado.

O Prof. Otávio, atual coordenador dos Programas Eucflux e ModProd, graduou-se na FCA-UNESP e fez pós-graduação na ESALQ-USP. Atualmente, é professor de silvicultura da UFLA, de pós-graduação na UNESP e professor adjunto na North Carolina State University.

O PROMAB já vem participando de iniciativas de integração com outros programas cooperativos como TECHS, EUCFLUX, ambos com a coordenação do Prof. Otávio e a decisão do PROMAB em investir em indicadores de produção florestal exigirá uma maior integração.

“A vinda do Prof. Otávio para a equipe representa um enorme ganho para o PROMAB. A sua experiência e conhecimento na área de produção de biomassa, modelagem e ecofisiologia nos ajuda muito no caminho de cada vez integrar informações do manejo florestal com os seus reflexos na água”, pontua Prof. Silvio Ferraz, líder científico do PROMAB.

Para o Prof. Otávio, a integração de conhecimento gerado pelos diferentes programas do IPEF e seus coordenadores sempre foi uma demanda das empresas e do próprio IPEF. “Agora estamos fazendo isso de forma direta e bem objetiva. Acredito que esse tipo de integração gera ganhos significativos para o setor”.

Em termos práticos, a colaboração já se inicia com o desenvolvimento de novos indicadores que relacionem produção de biomassa e o uso da água pelos plantios, os quais serão incorporados no relatório do PROMAB.

25/03/2022