IPEF Acontece | 10ª Edição | 28.10.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 10ª Edição | 28.10.21
Vem aí o 9º Workshop sobre Melhoramento Florestal 

Com intuito de fomentar discussões sobre a importância da conservação e do melhoramento genético florestal, o evento promovido pelo Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal do IPEF (PCMF) mais uma vez colocará em pauta temas de relevância para o crescimento do setor e contará com a apresentação de trabalhos, estudos e pesquisas realizados pelo IPEF e por Instituições parceiras. 

O Workshop conta com a presença confirmada de profissionais renomados e, abordará, em quatro painéis, a “Conservação e Bancos de Germoplasma”, “Melhoramento Clássico”, Análise de outras espécies como fonte de matéria-prima” e “Possibilidades de Tecnologia”.  

O 9º Workshop Melhoramento Florestal conta apenas com 100 vagas e é direcionado para melhoristas e pesquisadores do setor púbico e privado, estudantes de pós-graduação e representantes das empresas filiadas ao Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF/IPEF). Inscrições neste link.

Nova NR31

Nova NR31 entrou em vigor essa semana

A norma que trata da Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, e que impacta diretamente o setor florestal, entrou em vigor no dia 27/10.  A NR31 apresenta demandas para o cumprimento de legislações que acompanham as certificações florestais. Com isso, o Programa Cooperativo sobre Certificações Florestais do IPEF (PCCF) realizou ações para auxiliar suas filiadas no estudo e busca por soluções para o atendimento à nova versão da NR. Ao longo do ano, foi aberto um fórum de discussão, foi promovido um webinar sobre as mudanças da nova redação, um workshop com enfoque em pesticidas químicos e, recentemente, um novo workshop para tratar especificamente da operacionalização do banho aos trabalhadores envolvidos na aplicação de pesticidas, requisito identificado como de maior impacto pelas empresas. Nesse último encontro, foram apresentados cases que demostraram formas de avaliação e implementação de atendimento ao requisito, além de terem sido discutidas ações e opções de operacionalização.

Levantamento de Mecanização na Silvicultura

Levantamento de Mecanização na Silvicultura

O Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF lançou recentemente o novo Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura. Publicado a cada dois anos, o estudo inédito permite o acompanhamento do nível de mecanização de companhias florestais em atividade no Brasil. Na edição de 2021, esforços foram direcionados para aumentar a representatividade dos resultados no setor florestal: o Levantamento apresenta informações coletadas diretamente com 20 empresas que possuem como base florestal as culturas de eucalipto e pinus. Ainda, pela primeira vez, conta com um novo capítulo dedicado a mecanização dos plantios comerciais de Pinus, produzido em parceria com o Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) do IPEF, e os dados apontam que, em relação à última edição de 2019, houve um incremento de 153% da representatividade do levantamento em relação a área plantada de eucalipto.  O Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura está disponível em  português e inglês no site do IPEF.

Prêmio Fritz Mülher 2021

WestRock vence Prêmio Fritz Müller 2021 com estudos do PROMAB

A empresa foi vencedora na categoria Preservação de Insumos de Produção (Água) com o projeto “O Poder do Manejo de Florestas Plantadas: Conservação de recursos hídricos e preservação de nascentes nas florestas WestRock”, que mostrou o seu sucesso no manejo florestal sustentável. Os resultados desse projeto são frutos de estudos promovidos há mais de 10 anos pelo Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF.

Os dados indicam que as áreas de florestas plantadas da WestRock mantêm a disponibilidade de água no solo, nos rios e riachos em proporção semelhante as de áreas de florestas nativas. Já a média histórica até o ano de 2020 aponta a produção de água em torno de 514mm na microbacia de Pinus e 478mm na microbacia de nativa. Além da comprovação da preservação dos recursos hídricos nas áreas de florestas plantadas, o projeto vencedor exaltou a preservação de mais de 2.700 nascentes nas áreas de florestas nativas. Localizada no Sul do Paraná e norte de Santa Catarina, a WestRock mantém milhares de hectares de plantações de pinus, de eucalipto e áreas de mata atlântica nativa. 

Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais 2022 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está com as inscrições abertas para o mestrado (16 vagas) e doutorado (9 vagas) do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais 2022. 

Dentre as diversas linhas de pesquisa que o Programa oferece, o curso conta com uma vaga para atuar no Programa Cooperativo Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus do IPEF (PCoppice), sob orientação do Prof. Rodrigo Hakamada e que está sendo desenvolvido em empresas filiadas ao PCoppice como a AVB - Aço Verde do Brasil, Bracell, CMPC, Dexco - Duratex, Gerdau, International Paper, Klabin, Suzano e Vallourec.  

Informações e inscrições, acesse: www.editais.prppg.ufrpe.br 
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Mudanças climáticas 

A Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, o principal fórum global para discussões de questões relacionadas ao meio ambiente e à mudança climática, será realizada entre os dias 1º a 12 de novembro.  A Klabin é a única empresa brasileira a integrar o COP26 Business Leaders, grupo composto por executivos de diversos setores e nações, responsável por difundir e engajar o setor privado no tema mudanças climáticas. 

Cenibra: Programa Profissional do Futuro

A CENIBRA está com inscrições para o Programa Profissional do Futuro – Estágio 2021/2022. Estão sendo ofertadas vagas para cursos técnicos e de graduação, com atuação nas áreas Industrial, Florestal e Administrativa. Mais de 30 vagas estão disponíveis nessa nova rodada de contratação. As inscrições estão reabertas até 2 de novembro.  Saiba mais neste link. 

Bracell lança estudo sobre sustentabilidade

A Bracell lançou o seu estudo de Visão e Estratégia de Sustentabilidade, que é representada por uma estrela e tem foco em seis pilares: Produção Responsável, Clima, Biodiversidade e Paisagens; Pessoas e Cultura; Inclusão Social e Governança. Material completo está disponível no site. A empresa também se engajou na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Os vagões da companhia, que transportam celulose até o Porto de Santos, ganharam os tons de rosa neste mês de outubro.

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais