IPEF Acontece | 12ª Edição | 26.11.21

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 13ª Edição | 09.12.21
Novo manual de pragas florestais brasileiras

Anote na sua agenda: o “Novo Manual de Pragas Florestais Brasileiras” será lançado no dia 16 de dezembro, às 16h, em webinar no canal do Youtube do IPEF.

Organizado pelos professores Pedro Guilherme Lemes (UFM) e José Cola Zanuncio (UFV), o livro é fruto de um trabalho realizado desde 2016, que envolveu mais de 70 autores de diversas universidades, empresas e centros de pesquisa como a EMBRAPA, e conta com 90 capítulos, distribuídos em 996 páginas, sendo 78 dedicados a pragas florestais brasileiras.

No lançamento, os autores farão comentários e darão detalhes da composição do livro.

PCoppice & Dexco: inventário florestal

PCoppice & Dexco: inventário florestal

O Programa Cooperativo Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus (PCoppice) do IPEF realizou na empresa Dexco o inventário florestal de um povoamento de eucalipto de 15 meses, localizado em Buri (SP). A atividade que faz parte do planejamento de trabalho de todas as empresas filiadas ao PCoppice, é de extrema relevância para o levantamento dos dados que compõe o estudo sobre produtividade e que servirá como material de comparação sobre o desenvolvimento dos materiais genéticos na primeira e na segunda rotação desse povoamento. A visita em campo contou com a participação do pós-graduando Pietro Gragnolati (UFRPE) e das residentes Édina Dal Molin (UFRPE/Dexco) e Juliana Lomartire (UFRPE/Suzano), que atuam nas empresas e instituições filiadas ao PCoppice.

Produção de mudas florestais

Produção de mudas florestais

O Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF realizou recentemente o workshop sobre as “Inovações Tecnológicas no Sistema de Produção de Mudas Florestais”. Neste evento os palestrantes discutiram os principais desafios ligados à produção de mudas de espécies nativas e exóticas, o mercado de mudas e proteção de clones, o manejo de pragas e doenças em viveiros, novas tecnologias ou metodologias para a produção e plantio de mudas (ex. bioestimulantes, protetores solares, irrigação noturna), bem como a relação entre a qualidade das mudas e o plantio. Os debates evidenciaram a necessidade de utilizar mudas homogêneas e com bom padrão de qualidade para reduzir custos de plantio e garantir plantações com bom arranque inicial, garantindo a produtividade esperada.

PPGF 2022: últimos dias de inscrições no processo seletivo

PPGF 2022: últimos dias de inscrições no processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Preparação de Gestores Florestais do IPEF se encerram no dia 17 de dezembro. O PPGF oferece vivência e capacitação para engenheiros florestais recém-formados e colabora para o acesso desses profissionais ao mercado de trabalho. Assim, já se tornou uma referência e um importante mecanismo de seleção de profissionais por adotar um processo seletivo criterioso e um divisor de águas na carreira dos candidatos.

A 11ª edição conta com patrocínio da Bayer, Cenibra, Dexco, Gerdau, Klabin, Suzano, Sylvamo Brasil, Eucatex e Veracel.

Informações no site do IPEF.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Ibá divulga relatório anual

A Ibá – Indústria Brasileira de Árvores lançou o Relatório Anual 2021, ano base 2020, desenvolvido em parceria com o FGV IBRE, que apresenta os indicadores do setor de árvores cultivadas, mostrando a relevância e os impactos desta importante e sustentável cadeia produtiva. O registro é de um faturamento de R$ 116 bilhões, 1 milhão de árvores plantadas por dia para fins industriais, 9,55 milhões de hectares de áreas para produção no país com a conservação de outros 6 milhões de hectares de mata natural, uma área maior do que o Estado do Rio de Janeiro. Acesse aqui o relatório completo.

Plano de manejo florestal da Sylvamo

A Sylvamo do Brasil divulgou o seu Resumo Público do Plano de Manejo Florestal 2021. O documento tem como objetivo principal apresentar as ferramentas adotadas pela empresa para garantir a produção sustentável da madeira, de forma ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável, para fins de abastecimento das unidades produtoras de papel e celulose. Informações no site da Sylvamo Brasil.


Pós-graduação da UNESP

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação da Unesp, no Botucatu (SP), na Disciplina: Modelagem Ecofisiológica em Sistemas Florestais e Agrícolas, a ser ministrada de 14 a 23 fevereiro de 2022 (presencial). Inscrições online de 03 a 14 janeiro 2022. Informações: Taynan - posgraduacao.fca@unesp.br. Tel: (14) 3880-7400

IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais