IPEF Acontece | 16ª Edição | 28.01.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 16ª Edição | 28.01.22
Congresso Florestal
Estudo avalia influência no preparo de solo no desenvolvimento de Pinus taeda 
Estudo PPPIB
O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) finalizou as primeiras avaliações do estudo de preparo de solo, que contempla a linha de pesquisa em rede experimental sobe o efeito do preparo de solo no desenvolvimento de plantações de Pinus taeda. 

As avaliações e análises prévias, bem como a divulgação dos resultados do experimento de preparo de solo em Vargem Bonita (SC), contemplando avaliações em todas empresas filiadas ao Programa (Celulose Irani, Florestal Gateados, Juliana Florestal e Klabin), foram finalizadas recentemente. Os resultados preliminares mostram que o preparo de solo mecanizado promoveu ganhos significativos nos parâmetros de crescimento das plantas. As próximas avaliações irão investigar se o preparo de solo proporcionará incremento no crescimento de raízes finas de Pinus taeda. Esse estudo contribuirá no entendimento sobre as melhores estratégias de preparo de solo nas operações florestais, maximizando a eficiência de preparo de áreas para o plantio e, assim, a produtividade de Pinus no Brasil. 

Quer saber mais sobre os projetos de pesquisa do Pinus no Brasil? Acesse este link
PROMAB nova Coordenadora Executiva

PROMAB dá as boas vindas à nova Coordenadora Executiva 

Bruna Moreira Sell assumiu neste mês de janeiro a coordenação executiva do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas do IPEF (PROMAB). Graduada em Engenharia Hídrica, mestre e doutoranda em Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a coordenadora acumula experiências na área de engenharia hidráulica e hidrológica, com ênfase em modelagem computacional - hidrológica e hidrodinâmica, bem como em modelagem física de escoamentos. Suas vivências profissionais incluem a realização do estágio na Usina Hidrelétrica de Itaipu na Divisão de estudos Hidrológicos e Energéticos, o desenvolvimento de pesquisas científicas e participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.  
 
No PROMAB, Bruna pretende contribuir com as ações e projetos desenvolvidos com as empresas e instituições parceiras e acredita que sua formação, direcionada na atuação quanto ao uso, monitoramento, diagnóstico e gestão dos recursos hídricos, considerando aspectos sociais, técnicos e ambientais, será somada ao importante trabalho realizado pelo Programa no setor florestal.  

Bem-vinda!  
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
IPEF cumprimenta seu decano 

O engenheiro agrônomo, Antonio Sebastião Rensi Coelho, decano dos sócios honorários do IPEF e, inclusive, um dos mentores da criação do Instituto, completou ontem, 27/01, 91 anos. Dr. Rensi dedicou a sua vida profissional ao desenvolvimento florestal brasileiro com atuação em diversas empresas, com a criação de associações e recebeu inúmeras condecorações. O IPEF, em nome de toda sua equipe, parabeniza o profissional pelo seu exímio trabalho, exercido até os dias de hoje no setor.  

Concurso do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da UNESP/FCA 

Estão abertas as inscrições do concurso para provimento de cargo efetivo de docentes no Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da UNESP/FCA, em RTC (24 horas), com vagas para a área de Inventário e Manejo Florestal; e para o setor de Conservação da Natureza/Manejo de Bacias Hidrográficas.   As inscrições no link: inscricoes.unesp.br

IPEF Acontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais