IPEF Acontece | 18ª Edição | 25.02.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 18ª Edição | 25.02.22
Controle de matocompetição de Pinus é alvo do PPPIB
Controle matocompetição PPPIB
O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) acaba de divulgar o boletim técnico do 2º ano de avaliação do experimento de controle da matocompetição em plantações de Pinus taeda na cidade de Caçador (SC), junto a empresa filiada Juliana Florestal.  

O estudo tem por objetivo avaliar qual o melhor método e período de controle de plantas daninhas e seus efeitos na taxa de crescimento de Pinus taeda. Os resultados iniciais evidenciam que o controle de plantas daninhas, especialmente de continua duração após a implantação do povoamento, promove aumento expressivo nos parâmetros de crescimento de Pinus taeda, quando comparado às plantas sem controle da matocompetição. 

A análise confirma que o controle da matocompetição pode ser uma estratégia interessante para aumentar a disponibilidade de recursos naturais (água, nutrientes e luz) necessários ao crescimento adequado das plantações de Pinus taeda. 

Maiores detalhes foram disponibilizados as empresas filiadas ao PPPIB. Quer saber mais sobre os projetos de pesquisa do Pinus no Brasil? Acesse o site do IPEF.  
PROTEF promoveu mais um treinamento para a Bracell
PROTEF treinamento para a Bracell

O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF realizou nesta semana um novo treinamento para a equipe da Bracell no Laboratório de Controle Biológico de Pragas Florestais (LCBPF), na UNESP, em Botucatu (SP), sobre o monitoramento de pragas e inimigos naturais (IN).  

Realizado em dois dias, o treinamento abordou os processos de identificação e contagem de insetos para o acompanhamento da flutuação populacional das pragas e seus IN, previsão de surtos populacionais e auxílio na tomada de decisão de controle. 

O encontro contou com a presença de profissionais da Bracell e da equipe de pesquisa do PROTEF com coordenação do seu líder científico, Prof. Dr. Carlos Frederico Wilcken. 

Quer conhecer as linhas de pesquisa sobre Proteção Florestal? Entre em contato com a equipe do PROTEF pelo site do IPEF.
PTSM amplia equipe
PTSM amplia equipe
O Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF contratou neste ano de 2022 cinco novos estagiários de graduação da ESALQ/USP. A iniciativa marca a retomada das atividades presenciais pelo PTSM, com destaque ao treinamento dos alunos sobre práticas silviculturais, na avaliação de experimentos vigentes e na consolidação de novos projetos de pesquisa. Todas as atividades presenciais do IPEF estão seguindo de forma criteriosa as medidas sanitárias de controle da pandemia do Covid-19. 
Professores colaboradores do IPEF entre os TOP 100 da América Latina 
Top 100 América Latina
Os professores Silvio Ferraz, Luiz Carlos Estraviz e Pedro Brancalion, da ESALQ/USP, além do Paulo Sentelhas (in memorian) foram incluídos entre os “Latin America Top 100 Agriculture & Forestry Scientists 2022”, baseado no AD Scientific Index.  

O IPEF parabeniza a todos pelo importante trabalho colaborativo em pesquisas junto ao Instituto, considerando Programas Cooperativos e projetos de pesquisa.  
IPEF Sementes
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Anote na agenda! 
 
  • O Evolution - Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio de 2022, em Três Lagoas (MS), em paralelo ao Show Florestal, a Feira da Indústria do Eucalipto. Consta na agenda, que no primeiro dia de evento serão apresentados os cases de inovação de empresas florestais e no segundo, as startups previamente selecionadas, terão a oportunidade de apresentar ao mercado as suas soluções. Informações e inscrições no site do evento.  
 
  • A Missão AgTech 2022 terá sua 1ª etapa internacional, entre os dias 21 e 28 de maio, em Portugal. O evento de negócios, tecnologia e inovação no Agro pretende conectar ecossistemas como o AgTech Valley em Piracicaba, Brasil e de Portugal. Informações no site do evento
IPEF Acontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais