IPEF Acontece | 2ª Edição | 05.07.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 2ª Edição | 5.7.21
Webinar promove o empreendedorismo no ambiente universitário 

O Webinar Trilhas Inovadoras da Floresta: da pós-graduação à startup reuniu especialistas em inovação e pesquisa das principais universidades do país, venture capital, empresas florestais e startups na última semana, entre os dias 28 de junho e 01 de julho.  

A primeira sessão abordou os desafios e conhecimentos necessários para transformar uma pesquisa acadêmica em um negócio, e o novo presidente do IPEF, Douglas Seibert Lazaretti, enfatizou a importância do Instituto no cenário florestal para a inovação.  A segunda sessão foi marcada pela participação das empresas florestais que mostraram suas ações e demandas para o avanço tecnológico. Já a sessão três reuniu os diretores das agências de inovação das quatros principais universidades de São Paulo, que apresentaram os caminhos inovadores dentro das academias.  

Para finalizar, o webinar trouxe conselhos e experiências de startups que atuam no setor florestal e iniciaram suas caminhadas dentro da universidade. 

Promovido pelo Radar IPEF, com apoio da AUIN (Agência Unesp de Inovação) e da Unesp – Universidade Estadual Paulista, o evento ocorreu com transmissão ao vivo e está disponível no canal do IPEF no Youtube.  

Metal Sider Florestal

MetalSider Florestal 
filia-se ao PTSM 

O Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo do IPEF (PTSM) celebra a filiação da MetalSider Florestal. Produtora de carvão vegetal, através de florestas de Eucalyptus, e de madeira imunizada utilizada em diversas aplicações como construção civil e uso rural, a empresa possui um processo totalmente verticalizado, desde produção de carvão vegetal até a peça fundida, além de produção de energia elétrica a partir de processo sustentável. A MetalSider Florestal pontua que a filiação foi motivada pela possiblidade que o PTSM oferece para troca de informações com representantes de diversas empresas para melhorias em seu manejo florestal, visando, inclusive o aumento da produtividade. 

Klabin
 
A Klabin é a nova filiada do PCMAF 

A Klabin oficializou o seu ingresso no Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF), que agora conta 10 empresas filiadas. “A chegada da Klabin é um marco importante para o programa, pois faz alguns anos que buscávamos esta filiação para atender inclusive à pedidos das outras empresas do programa. Já realizamos a primeira reunião de apresentações e o próximo passo é inseri-los em nossas rotinas de pesquisa e desenvolvimento das operações silviculturais”, comentou o coordenador Guilherme Oguri. A Klabin será representada pelo Gerente de Silvicultura, Luís Augusto Saldanha, com a suplência do Assistente Técnico em Projeto Florestais, Osmar Menegol.  

Podcast Falando em Floresta

Está no ar o novo episódio do podcast do IPEF, Falando em Floresta 

Nesta edição, Alexandre de Vicente Ferraz, coordenador do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo do IPEF (PTSM),  conversa com o empresário José Carlos Almeidas, da JFI Silvicultura LTDA, sobre os desafios trazidos pela pandemia do Covid- 19 e aborda as ações adotadas pelos prestadores de serviços florestais. O bate-papo traz considerações importantes sobre os obstáculos e impactos enfrentados pelas empresas do setor, além de destacar as medidas e ações adotadas desde o ano passado.  

Vamos Falar em Floresta com o IPEF?  O episódio está disponível neste link. 
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Bracell lança livro fotográfico “Floresta sempre Viva”

Obra mostra a beleza da fauna e flora silvestres do Litoral Norte e Agreste baiano com registro da flora e de animais silvestres em remanescentes de mata nativa nas áreas de preservação ambiental da empresa.  Disponível para download gratuito no site www.florestasempreviva.com.br.

Klabin lança Relatório de Sustentabilidade

Seguindo o seu compromisso com os aspectos ambientais, sociais e de governança, a empresa divulgou os seu Relatório de Sustentabildiade com ano base 2020 e apresenta duas novidades: o Painel ASG, com indicadores de desempenho e progresso dos objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), e os Destaques ASG, que reúnem informações relevantes do período. O Relatório de Sustentabilidade está disponível neste link.

IPEF Acontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais