IPEF Acontece | 24ª Edição | 26.05.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 24ª Edição | 26.05.22
Biotecnologia florestal: sementes, clonagem e produção de mudas
PODCAST Biotecnologia Florestal
Neste episódio do Falando em Floresta, José Otávio Brito, diretor executivo do IPEF, conversa com Israel Vieira, gerente de serviços e extensão florestal, e Tânia Batista, coordenadora do laboratório de biotecnologia florestal, ambos do IPEF, sobre biotecnologia florestal.
Com uma rica troca de experiência e digna de uma aula sobre o tema, a conversa aborda a biotecnologia florestal com os seus três principais pilares: sementes, clonagem e produção de mudas!

Vamos Falar em Floresta com o IPEF?
PCMF inicia produção de mudas para ampliação da rede experimental com Eucalyptus e Corymbia
PCMF produção de mudas
O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF iniciou a produção de mudas de Eucalyptus e Corymbia. No total, serão produzidas mais de 50 mil mudas de espécies e híbridos, sendo nove espécies do gênero Eucalyptus e cinco do gênero Corymbia que irão enriquecer a base genética do PCMF com populações que serão fontes de pólen, sementes e propágulos.

Os híbridos foram obtidos por polinização aberta e controlada no Brasil e na Austrália, com material obtido no próprio Programa e em instituições participantes do projeto, com o cruzamento das principais espécies do gênero Corymbia para o Brasil, com destaque ao C. henryi e C. variegata em combinação com C. torelliana.
Os ensaios serão implantados com o objetivo de selecionar indivíduos para clonagem.

Quer saber mais sobre Melhoramento Florestal? Acesse o site do IPEF.
PROMAB promove a XVI Reunião de Filiadas
O Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF realizou a sua XVI Reunião de Filiadas e reuniu representantes das empresas e a sua equipe técnica.

O encontro colocou em pauta as principais atividades desenvolvidas pelo Programa, com o compartilhamento de dados globais entre as empresas filiadas, as iniciativas em desenvolvimento da nova plataforma de acesso ao SisPROMAB, bem como os projetos complementares e parcerias com instituições para a consolidação da colaboração técnica e transferência de tecnologias.

Ainda na ocasião, o Prof. Otávio Campoe foi apresentado oficialmente como pesquisador associado ao PROMAB e trouxe detalhes do novo indicador que avaliará a produtividade florestal nas áreas monitoradas. A reunião marcou o início da gestão do novo comitê consultivo do Programa (CC-PROMAB), composto por Rafaela Reis (WestRock) e Helton Lourenco (Veracel).
O líder científico do Programa, Professor Sílvio Ferraz, saudou a parceria e atuação de Rodolfo Loos (Suzano) e Mariane Camargo (Klabin) na gestão 2020-2022.

Quer conhecer as linhas de pesquisa sobre Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas do IPEF? Acesse o site.
IPEF participa do PEFC Members Meeting
IPEF participa do PEFC Members Meeting
O Programa Cooperativo sobre Certificações Florestais do IPEF (PCCF), com o seu coordenador executivo, Wellington Cardoso, representou o Brasil no evento PEFC Members Meeting, realizada em Dublin, na Irlanda.

Com a presença dos membros do PEFC Internacional, o PEFC Members Meeting promove o debate sobre as últimas conquistas em torno da certificação florestal mundial, além de traçar metas e desafios para os próximos cinco.

A participação do IPEF no encontro teve por objetivo, além de representar o PEFC Brasil – Programme of Endorsement for Forest Certification Schemes, esclarecer as mudanças em que a certificação PEFC está passando no setor brasileiro.

“Além de estar presente nesse importante passo do PEFC Brasil, o Programa Cooperativo sobre Certificações Florestais do IPEF tem como objetivo auxiliar as empresas a entenderem melhor o selo de certificação PEFC, qual a extensão do PEFC no exterior, como o PEFC Internacional, está olhando para as questões sobre biodiversidade, greenwashing, conversão florestal, OGM's, entre outros”, pontua o coordenador do IPEF.
PCoppice tem representante no México
PCoppice tem representante no México
O líder cientifico do Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalipto (PCoppice) do IPEF, Rodrigo Eiji Hakamada, está na cidade do México como professor visitante na Universidade de Guadalajara.

O pesquisador tem desenvolvido projetos relacionados à silvicultura e manejo de florestas plantadas em parceria com a profª Belkis Sulbaran da Universidade de Guadalajara, e com o Profº Jesus Prados do Instituto Tecnológico Las Choapas.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Prêmio Blue Sky Award

As inscrições para a 4ª edição do Prêmio Blue Sky Young Researchers and Innovation Award 2022-2023 se encerram no dia 31 de maio. Com o tema “Construindo uma Economia de Baixo Carbono com Florestas e Produtos Florestais Positivos para o Clima”, a premiação tem o objetivo de selecionar projetos inovadores para o desenvolvimento da indústria florestal mundial. A etapa regional será realizada pela Ibá e o edital está disponível neste link.

9º Congresso Florestal Brasileiro
9º Congresso Florestal Brasileiro
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais