IPEF Acontece | 25ª Edição | 13.06.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 25ª Edição | 13.06.22
Participação do IPEF no projeto “Corredor Caipira”, na criação de Banco Ativo de Germoplasma com espécies nativas
IPEF participa do projeto Corredor Caipira
“Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas” é um projeto que tem por objetivo a realização de ações de restauração florestal e atividades educativas no interior paulista. Tem como destaque a implantação de um Banco Ativo de Germoplasma (BAG), de forma a preservar importantes espécies arbóreas nativas da região.

O IPEF participa do projeto, compreendendo as atividades técnicas de coleta de sementes para a instalação do BAG. “Precisamos manter a rastreabilidade da produção, ou seja, saber quem é a ‘mãe’ de cada uma das mudas que estão sendo plantadas. Assim, há um cuidado muito grande com a coleta de sementes e com a produção das mudas, para manter essa rastreabilidade”, afirma Germano Chagas, coordenador técnico do “Corredor Caipira”. O projeto é conduzido pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da ESALQ/USP, com patrocínio da Petrobras, e apoio de gestão financeira da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).
14ª Reunião de Filiadas do PCMAF marca o retorno dos eventos presenciais do IPEF
14ª Reunião de Filiadas
A reunião do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF), realizada em 25 de maio, marcou a retomada dos eventos presenciais do IPEF.

O encontro realizado em Três Lagoas (MS) contou com a presença das empresas filiadas ao Programa, convidados e equipe do IPEF, como o seu diretor executivo Prof. José Otávio Brito, e o ex-presidente, Germano Aguiar Vieira. Na abertura, Douglas Seibert Lazaretti, presidente do IPEF, abordou a importância de acelerar e escalonar a mecanização das operações silviculturais. Na sequência, as apresentações colocaram em pauta as possibilidades de novos projetos em torno da mecanização do plantio de mudas florestais no Brasil.

Quer saber mais sobre Mecanização e Automação Florestal? Acesse o site do IPEF!
IPEF se destaca em evento sobre inovação no setor florestal
Eventos Evolution
O evento Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais, realizado em Três Lagoas (MS) nos dias 24 e 25 de maio, contou com a participação dos professores José Otávio Brito, diretor do IPEF, e Saulo Guerra, líder científico do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF), participando como moderador e palestrante, respectivamente, do Painel “Inovações e Tecnologias Aplicadas nas Operações Silviculturais”.

Em sua fala de abertura, José Otávio Brito ressaltou que o setor de florestas plantadas brasileiro é destaque mundial devido ao histórico de inovações. Com a palestra intitulada “Equipamentos Inovadores para Silvicultura”, Saulo Guerra apresentou o estado-da-arte em sistemas mecanizados para as operações silviculturais, envolvendo sistemas de plantio mecanizado e automático, além de sistemas de irrigação e de aplicação de defensivos.
PCCF coloca em pauta as boas práticas em auditoria
Evento PCCF
O Programa Cooperativo sobre Certificações Florestais do IPEF (PCCF) promoveu, em 27 de maio, o evento “Práticas Técnicas e Comportamentais em Auditorias” e abordou as expectativas em relação ao preparo técnico das empresas para o processo de auditoria, com as boas práticas nos processos internos e externos.

Com a participação de empresas filiadas, sendo mais de 70 representantes, e com apresentação do especialista em certificações da Ott Soluções Empresariais, Luis Eduardo Ott, e da coordenadora técnica de sustentabilidade da Bureau Veritas, Juliana Gonçalves, o evento teve por objetivo auxiliar as empresas a se prepararem para o momento das auditorias e mostrar a possibilidade de melhoria dos sistemas de gestão das companhias com o uso de boas práticas durante a auditoria.

“Com a finalidade de manter os selos e certificados ativos, que atestam a qualidade e sustentabilidade do empreendimento florestal, há muita ansiedade por parte das empresas, devido à importância dos processos de auditoria. Neste contexto, o papel da auditoria é verificar as conformidades e evidenciar o nível de atendimento dos requisitos da norma e, além disso, é visto como uma importante ferramenta que possibilita a melhoria dos sistemas de gestão das companhias”, pontua o coordenador executivo do PCCF, Wellington Cardoso.

Quer saber mais sobre as boas práticas em auditoria e sobre as normas de certificação florestal? Acesse o site do IPEF.
28ª Reunião de Filiadas do PCCF será no nos dias 28 e 29 de junho
A 28ª Reunião de Filiadas do Programa Cooperativo sobre Certificações Florestais do IPEF (PCCF) acontecerá no Hotel Meliá, em Campinas (SP), nos dias 28 e 29 de junho de 2022 e abordará temas como Atualizações sobre o Programa, temas sociais, Assembleia Geral FSC 2022; atualizações sobre os sistemas de certificação e temas operacionais.
IPEF visita Frameport em Santa Catarina

Os representantes do IPEF visitaram, no dia 08 de junho, a Frameport, empresa filiada do Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil do IPEF (PPPIB) através da Juliana Florestal, na cidade de Caçador (SC). No encontro foi possível conhecer as instalações da empresa e suas ações florestais.

IPEF visita Frameport
Anote na agenda: evento inédito

O Congresso sobre Plantações Florestais já tem data marcada: de 14 a 17 de agosto de 2023!

Considerado um evento inédito, o Congresso será realizado pelo IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais e pela Ibá - Indústria Brasileira de Árvores, e colocará em pauta temas de extrema importância para o desenvolvimento do setor florestal.

Você e sua instituição não podem ficar de fora deste encontro! Em breve mais informações no site do IPEF e da Ibá.

Congresso sobre florestas plantadas
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Lançamento do livro “Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água”

Anote na agenda: no dia 24 de junho será o lançamento oficial do livro “Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água”, de autoria do Prof. Silvio F. B. Ferraz, líder científico do PROMAB/IPEF, e do Prof. Walter de Paula Lima, idealizador do PROMAB/IPE e líder científico até 2010.

A obra reúne a expertise desses dois grandes pesquisadores da área da hidrologia florestal, com larga vivência acadêmica, científica e profissional, e apresenta conceitos modernos sobre o conhecimento atual dos processos que relacionam as florestas com os recursos hídricos.

Lançamento dia 24/06, às 16h, na Biblioteca da ESALQ. Informações neste link.

IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais