IPEF Acontece | 27ª Edição | 14.07.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 27ª Edição | 14.07.22
PTSM inicia nova fase de avaliações sobre o uso de fontes alternativas ao KCl em plantações de eucalipto
PTSM
O Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF, em parceria com a empresa Sylvamo, iniciou a uma nova etapa de avaliações do experimento sobre o efeito residual da fertilização com fonolito em segunda rotação de Eucalyptus, conduzida por talhadia.

Para isso, o assistente executivo do PTSM, Antonio L. Florentino, e a pesquisadora Greta Formaglio, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), visitaram o experimento com o apoio dos pesquisadores Higor G. S Leite e Thiago W. G de Oliveira da Sylvamo. Nessa visita, foram discutidos tratos culturais para manutenção do experimento, os tipos de avaliações (ex. inventário e biomassa microbiama do solo) e um cronograma de atividades. Devido ao elevado preço dos fertilizantes convencionais, acredita-se que o fonolito possa contribuir para a melhoria da fertilidade do solo e nutrição das plantas, tornando-o uma importante fonte alternativa de potássio.

Quer saber mais sobre o trabalho do PTSM? Acesse o site do IPEF.
PCCF realiza a 28ª Reunião Geral de Filiadas
Reunião PCCF
O Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF reuniu suas empresas filiadas para a 28ª Reunião Geral de Filiadas, em Campinas (SP), nos dias 28 e 29 de junho.

No encontro, o coordenador executivo do PCCF, Wellington Cardoso, colocou em pauta as conquistas do 1º semestre, o balanço financeiro e as principais expectativas para o 2º semestre do Programa. Temas de grande relevância foram abordados, como: Aspectos Sociais da Cadeia de Custódia FSC (Renato Pasqual – Neocert), Caracterização de Comunidades na Área de Influência da Unidade de Manejo (Mônica Brito, Elson Lima - Casa da Floresta e Marcio Couto – Arauco), Sistema de Gestão Social, Identificação de Riscos e Impactos Sociais; Comunicação Externa e Mecanismos de Reclamação; Identificação de Partes Interessadas e Estratégias de Relacionamento (Júlia Faro e Carolina Graça – Earthworm Foundation); e o panorama geral das principais moções e temas que serão discutidas na Assembleia Geral FSC 2022, que contará com participação do PCCF no evento.

A Reunião contou com apresentação de Camilla Marangon (Ibá) sobre a Moção 40 - Consentimento Livre Prévio e Informado (CLPI/FPIC); de Daniela Vilela (FSC Brasil) sobre o Novo Padrão FSC de Manejo Florestal para Florestas Plantadas; com explicação de Leonardo Martins (IPMF/PEFC Brasil) sobre os processos de transição da CERFLOR - PEFC Brasil; com apresentação do Prof. Saulo Guerra (UNESP de Inovação –AUIN e Líder Científico do PCMAF/IPEF) sobre o Uso de Drones na Aplicação de Pesticidas Químicos e a relação com a Política de Pesticidas do FSC; e Nathália Ribeiro (Imaflora) apresentou os Desafios da Implementação da NR 31 no processo de Madeira Controlada.

Quer saber mais sobre o trabalho do PCCF? Acesse o site do IPEF.
PCMF e PTSM visitam experimento conduzido em parceria com a Bracell
PCMF e PTSM
Os Programas Cooperativos sobre Melhoramento Florestal - PCMF e Silvicultura e Manejo - PTSM do IPEF estão conduzindo em parceria com as empresas filiadas a rede experimental “Calibração da adubação potássica e bórica em plantações de Corymbia variegata”, distribuídas em vários estados brasileiros e em condições edafoclimáticas distintas.

Recentemente, Paulo Henrique Muller da Silva, coordenador executivo do PCMF; Eveli Ramos, técnico do PCMF; Alexandre Ferraz, Coordenador Executivo do PTSM; e Stéphano de Sousa, estagiário no PTSM; visitam o experimento, localizado em Borebi (SP), e foram acompanhados pela equipe da Bracell, Odair Bison, Vitor Passos e Amarildo Silva.

Com cerca de 1,5 anos pós-plantio, o C. variegata tem apresentado bom crescimento e homogeneidade, mesmo sendo material seminal, obtido de um pomar clonal australiano. Apesar de relativamente novo, o experimento já apresenta resposta a adubação com potássio. Nos próximos anos do estudo da rede experimental deve ficar evidenciada as doses mais adequadas de K2O e B para o cultivo em diferentes regiões brasileiras.

Conheça o trabalho dos Programas Cooperativos do IPEF. Acesse o site do Instituto.
Paracel é nova associada do IPEF
Paracel
A Paracel oficializou a sua associação ao IPEF, que agora conta com 19 empresas associadas. A empresa, que tem como missão cumprir os padrões de sustentabilidade, atua com a produção celulose e está localizada em Assunção, no Paraguai.

“O IPEF é uma Intuição de pesquisa consolidada no Brasil, oferecendo suporte com pesquisadores de renome. Assim, é possível levar a demanda das empresas para a academia/universidades para que programas de pesquisas sejam desenvolvidos para atendimento do setor, sejam eles básicos ou aplicados. Esse importante vínculo que o IPEF promove, entre academia e empresa, também fortalece a formação de profissionais”, diz Sergio Alipio, Diretor Florestal da Paracel, e enfatiza que “o IPEF é um dos responsáveis pelo aumento da produtividade que setor florestal teve nos últimos 40 anos, proporcionando uma contribuição de extrema importância”.

No IPEF, a Paracel, também filiada ao Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM), fará parte das pesquisas e desenvolvimento do Instituto, bem como da sua rede de estudos e de troca de informações.
Patrimônio histórico e cientifico de Edmundo Navarro
Reunião ESALQ
O Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP reuniu representantes de diferentes segmentos, inclusive com a presença do Diretor Executivo do IPEF, José Otávio Brito, e colocou em pauta estratégias de preservação do importante patrimônio histórico e cientifico deixado por Edmundo Navarro na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA).
Revista Forests: submissão de artigos

Líder científico dos Programas Cooperativos Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto (EUCFLUX) e Modelagem da Produtividade de Florestas Plantadas de Eucalyptus (ModProd), Prof. Otávio C. Campoe, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi convidado para ser o Guest Editor da edição especial "Produtividade e Tolerância a Estresses em Plantações de Eucalipto: Desafios e Oportunidades" da revista científica Forests (IF: 3.282). Se você está interessado em publicar um artigo, poderá obter mais informações sobre temas e período de submissão neste link: www.mdpi.com/journal/forests/special_issues/4F9C874OR0.

Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Programa Trainee Aperam: inscrições até 18/07

A Aperam está com as inscrições abertas para o seu Programa Trainee, que tem por objetivo promover o desenvolvimento profissional com o apoio do time de especialistas da empresa. Inscrições até 18 de julho, informações neste link.

Relatório de Sustentabilidade Klabin

A Klabin divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Nesse estudo é possível conferir sobre a atuação da empresa no ano passado e a sua evolução nas metas KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável. Acesse: rs.klabin.com.br.

IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais