IPEF Acontece | 29ª Edição | 12.08.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 29ª Edição | 12.08.22
Diálogos sobre Silvicultura do Carbono
Diálogos Silvicultura do Carbono
O IPEF promoveu, com muito sucesso, o “Diálogos sobre Silvicultura do Carbono”. O evento, realizado entre os dias 26 e 27 de julho, reuniu 100 pessoas, entre profissionais de empresas filiadas, representantes de associações de classe, de instituições, pesquisadores da área florestal e convidados.

Tendo como destaque um elevado nível de debates, o encontro proporcionou a uniformização da linguagem sobre o tema, a atualização dos resultados de diversas pesquisas realizadas no Brasil e a definição de propostas para continuidade dos trabalhos na área. Entre os pontos abordados, ficou evidente a necessidade, com urgência, de ações estratégicas e de estudos complementares sobre silvicultura do carbono.

Com foco no tema do carbono, os plantios florestais e as reservas florestais nativas, os participantes aprovaram: a criação de um Grupo Técnico (GT) permanente, com representantes das empresas associadas ao IPEF, além de convidados especiais; a geração de um documento científico, no formato executivo, tendo como base os resultados de vários trabalhos já promovidos no Brasil, no âmbito dos Programas Cooperativos do IPEF e instituições parceiras; a organização de ações estratégicas de comunicação visando a difusão desses resultados, em escala internacional; e a realização da segunda edição do “Diálogos sobre Silvicultura do Carbono”, no mês de dezembro – logo após a COP-27.
Boletim técnico sobre adição e omissão de nutrientes em Pinus
Boletim Técnico PPPIB
O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) do IPEF enviou às suas filiadas o boletim técnico sobre o segundo ano de avaliação do experimento de adição e omissão de nutrientes em plantações de Pinus taeda na cidade de Lages (SC), realizado na Klabin, unidade de Santa Catarina. Esse sítio experimental, completa todos os locais de avaliação e o estudo teve como objetivo avaliar o efeito da adição e omissão de nutrientes no desenvolvimento de Pinus taeda.

Os resultados iniciais evidenciam que a omissão de macronutrientes reduz significativamente o fator de produtividade de Pinus taeda, quando comparado às árvores submetidas a fertilização mineral. Por outro lado, a adição de calcário e micronutrientes promove ganhos expressivos nos parâmetros de crescimento de Pinus taeda, quando comparado às árvores sem fertilização mineral.

As respostas em todos os sítios experimentais comprovam que a adição de nutrientes via fertilização mineral pode ser uma estratégia interessante para aumentar a disponibilidade de nutrientes, podendo garantir elevadas produtividades de plantios de Pinus taeda. O estudo auxilia também na compreensão sobre quais formulações de fertilizantes têm maior efeito no desenvolvimento da cultura.

Quer saber mais sobre os projetos de pesquisa do Pinus no Brasil? Acesse o site: www.ipef.br/pppib
Proteção Florestal em pauta na 26ª Reunião Técnica do PROTEF
Reunião Técnica do PROTEF
Com a presença das suas empresas filiadas e representantes da Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ /UNESP, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP, e da Embrapa, o Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF realizou a sua 26ª Reunião Técnica.

O encontro, que oferece uma rica troca de experiência entre os presentes, colocou em pauta o uso de pesticidas e o impacto sobre abelhas, marcadores moleculares para rápida identificação e monitoramento, relação entre fenômeno climáticos e a ocorrência de pragas, e a aplicação aérea não tripulada de biodefensivos para controle biológico de pragas (empresa BirdView).

Quer saber sobre as ações do PROTEF? Acesse o site www.ipef.br.
IPEF é parceiro do Start Agro do Sebrae
Start Agro do Sebrae
Pela segunda edição consecutiva, o IPEF participa como parceiro do programa de impulsão para Agtechs promovido pelo Sebrae-SP, através do Sebrae for Startups.

Ao longo do programa, os parceiros são convidados a contribuir com mentorias e meetups coletivos, além de outras atividades. No dia 02/08 ocorreu o kick off do programa e o coordenador executivo do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF, Guilherme Oguri, teve a oportunidade de apresentar o Instituto para as 42 startups selecionadas no programa.
Treinamento Bracell sobre proteção florestal
PROTEF Treinamento
O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF realizou um treinamento de capacitação técnica para a equipe da Bracell Bahia, no Laboratório de Controle Biológico de Pragas Florestais (LCBPF) – FCA/UNESP, na cidade de Botucatu, em São Paulo.

Realizado em dois dias, o treinamento abordou criação e monitoramento de pragas e inimigos naturais do eucalipto.

Quer conhecer as ações do IPEF em proteção florestal? Acesse o site www.ipef.br.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
CENIBRA divulga Relatório de Sustentabilidade 2021

A CENIBRA divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2021, documento que contempla as principais informações sobre o desempenho e as práticas de gestão da empresa nas dimensões ambiental, social e de governança e econômica, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. O estudo está disponível em disponível neste link.

Relatório de Responsabilidade Social 2021/22 da Aço Verde Brasil

Também está disponível para download o Relatório de Responsabilidade Social 2021/2022 Aço Verde Brasil. A empresa pontuou que o documento apresenta as principais ações e projetos implementados em um ano de muitas conquistas em seus negócios, sendo fundamental para proporcionar maior desenvolvimento da região Sul Maranhense do Brasil, em especial de Açailândia, local em que está sua Usina. Acesse neste link.

Suzano Ventures Day

No evento, será apresentado o novo venture capital da Suzano, que terá US$ 70 milhões em recursos disponíveis para serem investidos em startups. A partir da iniciativa, a empresa pretende acelerar o processo de inovação aberta e fomentar o estímulo ao empreendedorismo em torno de soluções para a bioeconomia. Participe do evento online e se conecte com outros atores do ecossistema. Inscreva-se neste link.

IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais