IPEF Acontece | 3ª Edição | 21.07.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 3ª Edição | 21.7.21
PPPIB realiza experimentos em preparo de solo e adubação 

O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil do IPEF (PPPIB) realizou avaliações nos experimentos de preparo de solo e adubação em Pinus na empresa filiada Juliana Florestal, em Caçador (SC). 

A atividade, que faz parte do escopo do trabalho do PPPIB, possibilitou avaliações fotossintéticas, bioquímicas e nutricionais de acículas, além de estudo do crescimento de raízes finas e análises físico-químicas do solo. Os resultados contribuirão para determinar se o tipo de preparo do solo influência em suas condições físicas ou no crescimento do sistema radicular de Pinus, bem como, quais nutrientes interferem positivamente no desenvolvimento de raízes finas, atividade fisiológica e status nutricional de Pinus. 

Reunião de Filiadas PCCF

26ª Reunião de Filiadas PCCF 

O Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal do IPEF (PCCF) promoveu a 26ª Reunião de Filiadas às 44 empresas vinculadas ao Programa. O encontro colocou em pauta as atividades desenvolvidas pelo PCCF, como o apoio à implementação da Política de Pesticidas do FSC e os estudos técnicos sobre os Indicadores Genéricos Internacionais para o uso de Pesticidas, em desenvolvimento pelo FSC. O processo de elaboração do Novo Padrão FSC para florestas plantadas e os temas que tendem a estar presentes na norma, como Equidade de Gênero e Diversidade e Inclusão, também foram abordados. Além disso, foram apresentados cases práticos sobre as Análises de Riscos Ambientais e Sociais (ARAS) (desde sua elaboração até o momento da auditoria), que direcionaram as discussões promovidas pelo evento.  

Eucflux resultados
 
EUCFLUX apresenta seus resultados

O Programa Cooperativo sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto do IPEF (EUCFLUX) planejou uma série de quatro reuniões para apresentar os seus resultados científicos nas diferentes linhas de pesquisa:  Planejamento, Estrutura das Pesquisas e vinculação com a Pós-graduação;  Produtividade, tolerância à seca e uso de água em plantações em sistema de alto fuste e talhadia; Sequestro de carbono e dinâmica do uso de água ao longo de rotações;  Estudos aplicados de sensoriamento remoto.  

Os encontros tiveram início neste mês de julho e serão realizados até novembro.  Quer conhecer as linhas de pesquisa sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto? Entre em contato com e equipe do Programa:  www.ipef.br/eucflux2/. 

Coordenado PPPIB

Equipe IPEF tem novo integrante!

O Engenheiro Florestal Matheus Severo de Souza Kulmann assumiu recentemente o cargo de coordenador executivo do Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil do IPEF (PPPIB). O profissional é graduado e mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutorando em Engenharia Florestal pela mesma instituição, com enfoque à Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas. 
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
A Duratex agora é Dexco! 

A empresa anunciou recentemente o novo nome que une as marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor. Além de repaginar a marca, a companhia também divulgou um plano de crescimento de R$ 2,5 bilhões até 2025.  

Suzano divulga documento sobre manejo florestal da Unidade Bahia

A Suzano divulgou o “Resumo Público do Plano de Manejo da Unidade Florestal da Suzano – Unidade Bahia 2020” com informações sobre o manejo das suas florestas plantadas, estratégias e ações sociais, além da gestão ambiental. O documento está disponível no  site da empresa. 

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais