IPEF Acontece | 30ª Edição | 25.08.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 30ª Edição | 25.08.22
Podcast Falando em Floresta
Podcast Falando em Floresta
O desenvolvimento de plantadoras mecanizadas foi o tema desta conversa entre o prof. Saulo Guerra, líder científico do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF e também diretor da Agência Unesp de Inovação, Gilmar Antonio Pancera, consultor de desenvolvimento e excelência operacional florestal da Suzano.

No bate-papo, os dois profissionais, que são altamente conhecedores da área, abordaram a história das plantadoras mecanizadas, os modelos já implantados e o futuro do setor no Brasil.

Acompanhe o episódio inédito neste link.
PCMF realiza a sua 20ª Reunião Técnica de Filiadas
PCMF realiza a sua 20ª Reunião Técnica de Filiadas
O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF promoveu, nos dias 09 e 10 de agosto de 2022, a 20ª edição da Reunião Técnica de Filiadas.
Com a presença de representantes de empresas filiadas e pesquisadores de instituições colaboradoras do PCMF e do IPEF, e promovido em parceria com a FEPAF, FCA-UNESP e ESALQ/USP, o encontro colocou em pauta as principais atividades realizadas pelo Programa em 2021 e 2022.

Os presentes puderam acompanhar as apresentações técnicas de diferentes especialistas, sendo abordado os desafios da clonagem de Corymbia (Prof. Gilvano Brondani-UFLA); uso do LiDAR na mensuração (Prof. Luiz Carlos Estraviz Rodrigues-ESALQ/USP); qualidade da madeira de espécies potenciais (Profa. Graziela Baptista Vidaurre e mestranda Stéffany de Lima Araujo-UFES e o Prof. Paulo Trugilho-UFLA); e os presentes participaram da discussão sobre as principais atividades do projeto Corymbia e sua continuidade.

A Reunião contou ainda com visita as populações formadas pelo PCMF na Estação Experimental de Itatinga da ESALQ/USP, como a de Corymbia henryi, C. variegata, Eucalyptus camaldulensis, E.saligna, entre outras. E, também foi possível conhecer a produção de mais de 50 mil mudas, que irão compor novas populações, e o teste de híbridos de Corymbia, que tem como objetivo selecionar novos clones na próxima etapa do projeto.

Quer conhecer mais sobreas atividades em melhoramento florestal do IPEF? Acesse o site: www.ipef.br.
PCOPPICE recebe empresas em sua 3ª Reunião Geral de Filiadas
PCoppice 3ª Reunião Geral de Filiadas
O Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus (PCOPPICE) do IPEF realizou a sua 3ª Reunião Geral de Filiadas.

O encontro foi realizado na sede do IPEF, em Piracicaba (SP), e colocou em pauta os resultados parciais do projeto e aspectos administrativos do grupo, como a escolha de novos membros do comitê técnico, composto por Gabriela Moreira e Túlio Queiroz (Bracell), Jarbas Borges (Dexco), Luiz Otávio Ramos (Suzano) e Pedro Pimenta (Sylvamo). Ainda, com a presença da Aço Verde do Brasil, Bracell, CMPC, Dexco, Gerdau, Klabin, Sylvamo e Vallourec, além de estagiários, pós-graduandos e colaboradores do IPEF, foi apresentado o resultado de uma pesquisa, realizada previamente com as empresas filiadas, sobre as principais práticas ligadas à talhadia. E, os representantes das empresas participaram também de uma visita de campo, em área experimental, na Sylvamo em Mogi Guaçu (SP).

Para o líder científico do Programa, o prof. Rodrigo Hakamada (UFRPE/Univ. de Guadalajara), “os resultados iniciais desta pesquisa mostram que o Programa preencherá uma lacuna de conhecimento, uma vez que poucos são os trabalhos que avaliam a talhadia em uma ampla variabilidade climática e genética”.

Já de acordo com Franciele Santos Oliveira (CMPC), participar da reunião do PCOPPICE foi uma ótima experiência. “A troca de informações entre as empresas participantes e avaliação em campo do desempenho dos materiais genéticos foram de grande importância para avançarmos nos estudos sobre interação genótipo x ambiente”, pontuou.
Aplicação de pesticidas com drones
Aplicação de pesticidas com drones
Atender a demanda das suas empresas filiadas é uma das missões dos Programas Cooperativos do IPEF. Desta vez, o Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) e o Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) firmaram uma parceria e disponibilizaram informações sobre o uso de drones na aplicação de pesticidas.

O interesse sobre a utilização dessa tecnologia foi demonstrado na 28ª Reunião de Filiadas do PCCF, e o PCMAF prontamente disponibilizou dois documentos com informações gerais sobre formas de aplicação, fornecedores disponíveis no Brasil e até um demonstrativo com resultado da avaliação da pulverização com drone e com autopropelido, que apresenta vantagens como aplicação em áreas em que outro maquinário não possa ser usado, precisão na aplicação, eficiência no uso do produto, entre outros aspectos.

Conheça as ações dos Programas Cooperativos do IPEF, acesse o site: www.ipef.br.
IPEF visita Paracel, em Concepción no Paraguai
IPEF visita Paracel
A Paracel recebeu a delegação do IPEF em sua sede na cidade de Concepción, no Paraguai.

A visita teve por objetivo conhecer as atividades da empresa, que recentemente se filiou ao Instituto, além de criar interação entre as equipes, visando estabelecer mecanismos para a participação nas linhas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nos Programas Cooperativos do IPEF.

Estiveram presentes a diretoria executiva do IPEF, bem como dos coordenadores do Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF), sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF), e sobre Certificação Florestal (PCCF). Pela Paracel, participaram os membros da equipe de gerência, coordenadores, pesquisadores e técnicos.
IPEF participa da 10ª Semana de Celulose e Papel
IPEF participa da 10ª Semana de Celulose e Papel
O diretor executivo do IPEF, José Otávio Brito, participou da 10ª Semana de Celulose e Papel, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, em Três Lagoas. Com o tema “Tecnologias verdes como suporte à transição do setor de celulose e papel para uma economia de baixo carbono”, o evento foi promovido pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel e teve por objetivo apresentar as novas tecnologias, promover reflexões, discussões e debates sobre os temas relevantes do setor.

Na ocasião, o diretor do IPEF abordou os riscos para a continuidade do abastecimento de madeira para a indústria de celulose.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Empreendedorismo feminino
A Suzano preparou uma conversa sobre mulheres empreendedoras no contexto do setor de papel e celulose. Será um evento on-line e gratuito, voltado para a promoção da diversidade, equidade e inclusão, no 01 de setembro. Informações neste link.

Programa DELAS

O Programa DELAS é uma iniciativa da Dexco que tem o objetivo de desenvolver mulheres para se tornarem líderes no segmento industrial. Para se inscrever basta acessar o link.

IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais