IPEF Acontece | 31ª Edição | 9.9.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 31ª Edição | 09.09.22
IPEF visita a Aço Verde do Brasil
IPEF visita Aço Verde do Brasil
O IPEF realizou uma visita institucional à sua nova associada, a Aço Verde do Brasil na unidade do Maranhão. Na ocasião, o professor Rodrigo Hakamada (UFRPE e Univ. de Guadalajara), líder cientifico do Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus (PCoppice) do IPEF, e a doutoranda Sara Bandeira (UFRPE), que também atua no PCoppicce, apresentaram os objetivos e principais ações do Instituto, bem como os resultados iniciais do Programa à equipe florestal da empresa. Ainda durante a visita, foi possível conhecer as áreas plantadas e os trabalhos em andamento em silvicultura, proteção e melhoramento genético da empresa.

De acordo com Flávio Teixeira Mendes, responsável pela área técnica da Aço Verde do Brasil, a visita foi de extrema importância. “Os resultados do projeto PCoppice foram apresentados. Houve discussões produtivas com troca de informações. Apresentamos os nossos desafios e recebemos sugestões de testes para ser implantados no campo. A equipe AVB agradece a visita”.

Acesse o site o IPEF e acompanhe as ações sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus.
PCCF participa da Reunião Regional do FSC no Panamá
PCCF participou da Assembleia Geral da América Latina do FSC
O Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF, representado pelo seu coordenador executivo, Wellington Cardoso, participou da Assembleia Geral da América Latina do FSC, sediada na Cidade do Panamá. No evento, foram discutidas, junto ao diretor geral do sistema, Kim Carstensen, as estratégias globais do FSC, contemplando o desenvolvimento de indicadores e marcos de implementação da Organização durante os próximos anos. Além disso, Bruno Raith, diretor do FSC América Latina, apresentou os desempenhos dos escritórios regionais.

Os principais assuntos debatidos nas sessões do evento foram: Governança e Rede do FSC, Mudanças Climáticas, Temáticas Sociais e Intensificação Sustentável. As discussões foram importantes para o PCCF e tornaram possível o envolvimento do Programa, bem como a sua interação, junto às demais câmaras do FSC, em busca de alinhamentos sobre as moções que serão discutidas na Assembleia Geral do FSC (AG IC), que ocorrerá em outubro, em Bali.

A reunião contou ainda com uma sessão específica sobre a preparação para a AG IC, que foi presidida pela diretora de Membresia Guille Garza, na qual o PCCF pôde sanar as dúvidas provenientes das filiadas e entender como ocorrerá a votação das moções.
Parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT)
O Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) firmaram uma parceria para desenvolver o melhoramento de populações de eucalipto nas dependências da Fazenda Experimental da UFT, Campus de Gurupi -TO.

Com a parceria, o IPEF e a UFT pretendem ampliar os estudos, a disponibilização de materiais de eucalipto para o estado de Tocantins e ampliar o número de ambientes (condições edafoclimáticas) estudados pelo PCMF. A primeira etapa do trabalho irá analisar o Eucalyptus urophylla e Corymbia citriodora. E, além de desenvolver material genético, a parceria tem a missão de estimular a integração dos docentes e discentes da UFT, visando contribuir na formação de recursos humanos.

Quer saber mais sobre Melhoramento Florestal? Acesse o site do IPEF.
IPEF recebe visita técnica de representantes da Amcel
A empresa Amcel, filiada ao Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF, realizou visita técnica na sede do Instituto e na Estação Experimental de Itatinga para conhecer experimentos do Programa.

A visita ocorreu após a 20ª Reunião Técnica de Filiadas do PCMF e foi importante para a empresa observar o comportamento e o potencial dos materiais genéticos em condições diferentes de sua realidade.

Quer saber mais sobre Melhoramento Florestal? Acesse o site do IPEF.
Vem aí a 12ª edição do PPGF
O Programa de Preparação de Gestores Florestais oferece vivência e capacitação para engenheiros florestais recém-formados e colabora para o acesso desses profissionais ao mercado de trabalho. As inscrições para o processo seletivo começam no dia 14/9 e se encerram no dia 28/10, no site do IPEF.

A edição de 2023 do PPGF contará com o patrocínio e parceria de 11 empresas do setor: Bayer, Bracell, CENIBRA, DEXCO, Gerdau, Klabin, LD Celulose, Paper Excellence, Suzano, Sylvamo e Veracel.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Diversidade na Klabin
A Klabin preparou uma cartilha para a sua nossa Campanha da Diversidade 2022 e compartilhou em seus canais de comunicação. Acesse pelo LinkedIn da empresa.

Suzano conserva e restaura áreas naturais

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, irá integrar a campanha Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas da ONU. A campanha tem como objetivo deter e reverter a degradação de ecossistemas.

IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais