IPEF participa do 54º Congresso Internacional de Celulose e Papel
|
|
Promovido pela ABTCP, o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel é considerado há mais de meio século um evento de extrema importância e o maior encontro da cadeia produtiva da indústria de base florestal da América Latina.
A 54ª edição foi promovida entre os dias 4 e 6 de outubro, no Transamérica Expo Center (SP), e teve como tema central “Celulose e Papel: Meio ambiente, Sociedade, Governança e Inovação”. Colocando em pauta assuntos relevantes e novidades de maior destaque na economia brasileira, o evento promoveu atualização e conhecimento das novas tendências do setor.
O IPEF esteve presente na solenidade de abertura, representado pelo seu presidente Douglas Seibert Lazaretti, diretor de operações florestais na Suzano. Tendo a inovação como um dos seus pilares de destaque, o 54º Congresso Internacional de Celulose e Papel contou com uma programação de palestras com porta-vozes de grandes empresas e entidades, com Sessões Técnicas e Temáticas divulgando pesquisas realizadas em diferentes âmbitos.
Atuando na co-organização do evento, o IPEF foi responsável pela Sessão Técnica Florestal. Com a moderação do diretor executivo do Instituto, José Otávio Brito, a Sessão contou com palestras do coordenador executivo do PPCF do IPEF, Wellington Cardoso, que abordou a Certificação Florestal no Atendimento aos Conceitos de ESG; a Nutrição e Implicações na Produtividade Florestal foi o tema tratado por Júlio Neves (UFV); enquanto os Avanços na Mecanização de Operações Silviculturais foi abordado por Saulo Guerra (FCA/Unesp), líder científico do PCMAF do IPEF. As Plantações Florestais e suas Relações com o Clima foram pautadas por Otávio Campo (UFLA), líder científico do EUCFLUX e do ModProd, ambos Programas do IPEF; e, para encerrar as apresentações, Bruno Ferraz Martinz, da empresa Cenibra abordou a Indicação de Adversidades em Plantações de Eucalipto, Usando Imagens de satélite.
|
Representantes da ArborGen visitam IPEF
|
|
A empresa ArborGen, filiada ao Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF, realizou visita técnica à Estação Experimental de Itatinga e à Estação Experimental de Anhembi, locais em que constam alguns experimentos do Programa.
Durante a visita, a equipe do PCMF pôde apresentar seus objetivos e os principais projetos, como a rede experimental de
E. urophylla
, que consta com materiais implantados no país desde 1970 e materiais importados da Austrália, e serão utilizados para coleta de sementes mais adaptadas às diferentes regiões do país. Também foi apresentado o projeto de desenvolvimento de Corymbia, em que o Programa avalia o melhoramento das espécies puras e combinações híbridas do gênero, com destaque ao
C. citriodora
e
C. henryi
.
Os encontros tiveram como missão a avaliação de novos projetos potenciais em parceria com a empresa, ampliando os locais em que os experimentos estão localizados, além da possibilidade de implementação e experimentação de novos materiais genéticos. Ainda, com o estreitamento da parceria, será possível realizar estudos de zoneamento climático dos materiais genéticos mais difundidos pelo Brasil.
Conheça as ações do IPEF em Melhoramento Florestal no site do IPEF.
|
IPEF participa de evento na AUIN/Unesp
|
|
A Agência de Unesp de Inovação - AUIN/Unesp promoveu o evento Inovação na Pandemia e recebeu representantes da comunidade acadêmica, institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas privadas.
O IPEF, representado por Saulo Guerra, líder científico do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF e também diretor da AUIN; pelo coordenador executivo, Guilherme Oguri; e pela bolsista de mestrado, Júlia Ifanger Faria; ambos do PCMAF, participou do encontro que colocou em pauta às inovações realizadas no ambiente científico ao longo da pandemia e analisou as transformações promovidas neste período. Ainda representando o setor florestal produtivo, Dennis Bernardi, consultor de excelência operacional na Suzano, ministrou a palestra “Transformação Digital na Silvicultura”.
|
|
|
|
|
WestRock: Plantio clonal de Pinus taeda
A WestRock inovou com plantio clonal de Pinus taeda em escala operacional em suas florestas plantadas. Fruto de anos de estudo e investimento em pesquisa e inovação, a iniciativa posiciona a produtividade das florestas da empresa em 80% superior à produtividade média dos plantios de Pinus taeda no Brasil.
Suzano: Bioeconomia no Tocantins
A Suzano fechou um acordo com a Fundação Banco do Brasil para promover a bioeconomia no Tocantins a partir da apicultura.O acordo tem previsão de impactar 800 pessoas, com foco para pessoas abaixo da linha de pobreza.
Veracel: Programa Aliança
A parceria entre a Veracel e proprietários rurais dos municípios do Sul da Bahia e do Vale do Jequitinhonha (MG) por meio do plantio de eucalipto em suas propriedades visa a autossuficiência de madeira para produção de celulose e é uma alternativa para a diversificação da renda e atividades rurais, além de gerar novos empregos e desenvolvimento para a região.
|
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
|
|
|
Siga-nos nas redes sociais
|
|