IPEF Acontece | 4ª Edição | 05.08.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 4ª Edição | 5.8.21
PCMF inicia a instalação de uma nova rede experimental 

O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal do IPEF (PCMF) iniciou neste mês de agosto a distribuição de 90 progênies de polinização aberta do Eucalyptus robusta para 10 instituições brasileiras, sendo sete afiliadas ao PCMF e três instituições acadêmicas (ESALQ/USP, UNESP e UFSM). Para a ação, o material foi coletado em uma população base implantada em 1994, em área de 5 hectares na Estação Experimental de Itatinga (SP), e que atualmente está relacionada a uma pesquisa vinculada ao LCF/ESALQ e ao IPEF, conduzida pelo pesquisador Paulo Henrique, coordenador do PCMF, desde 2020. 

A nova rede experimental tem o objetivo de avançar a geração de melhoramento de uma das espécies destacadas como importante para o setor florestal, analisar a interação das progênies com ambiente e direcionamento do programa de melhoramento dessa espécie de forma cooperativa, além de conhecer as progênies de maior potencial de crescimento para utilização em hibridações. 

Visita ao viveiro

Visita ao Viveiro Camará, em Ibaté 

Os técnicos do IPEF, Israel Vieira e Tiago Davel, estiveram em visita ao Viveiro Camará, em Ibaté (SP). A visita proporcionou a troca de experiência entre as instituições sobre a produção de mudas nativas. Todo o sistema de produção dessas espécies foi apresentado pelo sócio proprietário do Viveiro Camará, Carlos Nogueira. O Viveiro Camará é um dos maiores em produção de mudas de espécies nativas do Brasil, atualmente a produção anual é de 1.700.000 mudas de aproximadamente 100 espécies. 

Professores UFRRJ
 
Professores da UFRRJ visitam o IPEF

O IPEF recebeu em sua sede, em Piracicaba (SP), a visita dos professores João Vicente de Figueiredo Latorraca e Fernando José Borges Gomes, ambos da Universidade Federal Rural do Rio e Janeiro (UFRRJ).  Na ocasião, os professores foram recebidos pelo diretor executivo da IPEF, professor José Otávio Brito, que apresentou as instalações do Instituto, bem como suas ações, pesquisas e projetos na área de ciência florestal; além das novas oportunidades de parceria entre as instituições e as empresas filiadas ao IPEF.

Podcast

Podcast do IPEF: Falando em Floresta 

O cenário atual e futuro do cultivo de Pinus no Brasil é o tema do novo  podcast do IPEF. Matheus S. Kulmann, coordenador do Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB), conversa com José Totti, diretor florestal na Klabin, sobre o início das plantações de Pinus pela companhia, a atualidade dos cultivos e estratégias para enfrentar possíveis mudanças climáticas. O bate-papo traz considerações sobre os desafios enfrentados nos primeiros anos de florestas plantadas, bem como soluções tomadas em virtude de adversidades impostas e resultados de experiências práticas que foram essenciais para garantir o sucesso atual da Klabin. Vamos Falar em Floresta com o IPEF?  Acesse o novo episódio.


Pós-Graduação em Recursos Florestais 

Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da ESALQ/USP. Em parceria com Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo do IPEF (PTSM), o curso conta com 3 vagas para a área de Solos e Nutrição Florestal. Os interessados devem enviar o currículo vitae e histórico(s) escolar(es) para o e-mail alexandre@ipef.br  até 20 de agosto para análise preliminar. 
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Workshop: "Florestas Plantadas: A Busca por Novos Negócios"

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal - APRE, em conjunto com a Embrapa Florestas, realizará nos dias 10 e 11 de agosto de 2021, o 8° Workshop Embrapa Florestas/APRE. Com o tema  "Florestas Plantadas: A Busca por Novos Negócios",  o evento reunirá palestrantes renomados, estudantes, pesquisadores, professores e profissionais relacionados aos diferentes produtos florestais. Para mais informações e inscrições, acesse a página da  APRE .  

Cenibra realiza campanha contra Incêndios Florestais

Uma única chama põe a vida em jogo! é o tema da campanha de prevenção e combate a incêndios da Cenibra, que tem por objetivo conscientizar a população sobre os malefícios e prejuízos trazidos pelas queimadas, principalmente por aquelas causadas para limpeza de terrenos baldios e preparo de áreas rurais para o manejo agropecuário. Práticas comuns que, em época de estiagem, aumentam os incêndios florestais. 

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais