IPEF Acontece | 50ª Edição | 13.07.23

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 50ª Edição | 13.07.23
PCCF aborda temas críticos para as empresas em Reunião de Filiadas
PCCF 30ª Reunião de Filiadas
O Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF reuniu em sua 30ª Reunião de Filiadas empresas e profissionais do setor florestal. O evento foi realizado de forma híbrida, com sessão presencial em Curitiba (PR). No total, 33 participantes estiveram em Curitiba, representando 19 empresas, e outras 30 pessoas, de diversos estados, acompanharam online.

Ao longo de 3 dias de evento, entre 21 e 23 de junho, o encontro colocou em pauta diversos temas relevantes sobre certificação florestal e teve como foco principal as mudanças previstas para o Novo Padrão FSC. Divididas em 9 temas centrais e ministradas por 6 profissionais, as apresentações e discussões foram definidas com base em pontos considerados críticos para as empresas filiadas ao Programa.

Entre os temas, os participantes puderam acompanhar sobre os Desastres Naturais (José Maia - Morada Consultoria), Monitoramento do Plano de Manejo e Monitoramento e Implementação de Indicadores (Zezé Zakia), Programa de Auditoria Interna (José Maia e Zezé Zakia), Direitos Fundamentais no Trabalho e Compensação Justa (Arthur Gersioni - Eldorado Brasil), Relação com as Comunidades e Povos Indígenas (Eunice Brito - Etno Consultoria), Equidade de Gênero (Fernanda Rodrigues - Rede Mulher Florestal) e Práticas Anticorrupção (André Tourinho - Eldorado Brasil).

O PCCF agradece a participação de todos os palestrantes e representantes das empresas que prestigiaram o evento, de forma presencial ou remota.

Anote na agenda: a 31ª Reunião de Filiadas será realizada nos dias 22 e 23 de novembro, na Bracell SP, em Lençóis Paulista (SP).
Escaneamento LiDAR em ensaios do Programa de Melhoramento Genético Florestal
PCMF Escaneamento LiDAR em Experimentos
Os testes de progênies do Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF), localizados em Itatinga (SP), receberam o Escaneamento LiDAR. Essa etapa faz parte do projeto "Escaneamento LiDAR em Experimentos de Melhoramento Genético Florestal", desenvolvido em parceria entre o PCMF do IPEF, a ESALQ/USP e com o apoio de diversas empresas filiadas.

O objetivo principal do projeto é avaliar a viabilidade da tecnologia LiDAR em ensaios de melhoramento genético, comparando-a com os métodos tradicionais de mensuração em campo. A ação de campo foi acompanhada pelas empresas Suzano, EMESENT, ForLiDAR e Gestão Engenharia, além dos representantes da ESALQ/USP e do IPEF, e no total sete empresas afiliadas ao PCMF estão participando dessa iniciativa.

Para a equipe do PCMF, o projeto representa um passo significativo no aprimoramento do conhecimento e da tecnologia utilizada nos programas de melhoramento florestal. E, a presença da Emesent foi particularmente importante para explorar os recursos e as aplicações do Hovermap STX, um novo equipamento com maior resolução.

Fique atento às próximas atualizações! Acesse o site do IPEF.
PCoppice realizada campanha de biomassa na DEXCO
PCoppice campanha de Biomassa
Os integrantes do Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus (PCoppice) do IPEF e a equipe da DEXCO realizaram a campanha de biomassa da parte aérea e determinação do índice de área foliar, na unidade de Buri (SP) da empresa.

Com a campanha, as equipes pretendem compreender a relação entre o uso da luz pelas plantas e o acúmulo de biomassa no regime de talhadia entre os diferentes materiais genéticos que estão inseridos no ensaio na área da Dexco. Esses dados serão abordados com mais profundidade por Gardênia Gonçalves, doutoranda do programa de pós-graduação da UNESP - Universidade Estadual Paulista, em parceria com o PCoppice. De acordo com o prof. Rodrigo Hakamada, líder científico do Programa “essa é mais uma etapa que visa analisar as diferenças que existem entre a talhadia e a reforma para que ao longo do das ações do PCoppice seja possível gerar recomendações mais assertivas em relação ao manejo da brotação”.

Durante o Congresso de Plantações Florestais do IPEF, promovido em maio deste ano, a equipe do Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus apresentou trabalhos com contribuições significativas para área. A biomassa, uniformidade, sobrevivência, quantidade de fustes e características ecofisiológicas de Eucalyptus sp., comparando o manejo de alto fuste, talhadia e reforma, além da exportação de N-P-K na remoção do toco de Eucalyptus, sob manejo de alto fuste e talhadia, foram os pontos abordados pelas pós-graduandas Sara Bandeira e Gardênia Gonçalves. Já a estagiária Lorena Paulina focou-se no levantamento das principais práticas de manejo utilizadas em áreas destinadas à talhadia; e o estagiário Jonatas Carlos apresentou a diferença de equações de biomassa obtidas na primeira e segunda rotação.

“Compreender aos poucos as diferenças entre talhadia e reforma pode oferecer subsídios para tomadas de decisão nas esferas do planejamento e operações florestais, principalmente frente aos desafios de redução de custos e mudanças do clima, que podem ser gerenciadas através da escolha do sistema silvicultural”, avalia Rodrigo Hakamada.
Líder Científico do IPEF visita instituições na África do Sul
Líder Científico do IPEF visita instituições na África do Sul
Aproveitando a sua participação no evento 8th Africa Agribusiness and Science Week, o Prof. Saulo Guerra, líder científico do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF, visitou instituições sul-africanas visando prospectar novos projetos e parcerias.

As visitas aconteceram na Novelquip, empresa fabricante de equipamentos florestais; na Nelson Mandela University (Campus George); na Sappi (South African Pulp and Paper Industries), empresa de base florestal que produz papel e celulose; e também na Bagtech, empresa que desenvolve soluções e fabrica equipamentos para o gerenciamento da cadeia de fertilizantes. Entre os encontros, o professor Saulo exalta a interação realizada com o Prof. Muedanyi Ramatswana, que tem como principal foco das suas pesquisas a mecanização da silvicultura, assim como o PCMAF.
Congresso Internacional IUFRO será em setembro/2023
Reunião Comite Brasileiro da IUFRO
O comitê brasileiro organizador do Congresso Internacional IUFRO WP 07.02.13 e 07.02.03, composto por instituições nacionais e internacionais do setor florestal, inclusive pelo IPEF, se reuniu em Campo Grande (MS) para o planejamento da próxima edição do evento, que será entre os 18 a 21 de setembro de 2023.

O Congresso terá como tema "Estratégias Novas e Clássicas para Manejar a Sanidade Florestal em Plantações" e contará com a participação de palestrantes da África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Nova Zelândia e Uruguai, que abordarão as novidades no manejo de pragas e doenças em plantações florestais. Alguns tópicos de discussão já foram definidos, como Biossegurança, Controle Biológico, Melhoramento genético aplicado à pragas e doenças, Mudanças climáticas, Novas tecnologias aéreas de aplicação e Possibilidades no manejo de OGMs em florestas.

O comitê de organização é representado pelo IPEF, UNESP, Embrapa Florestas, Reflore, UFGD, SCION, NSW, Udelar, FABI e Arauco. O encontro promovido em Campo Grande (MS), com apoio da Reflore MS, contou a presença de Murilo Ribeiro (coordenador PROTEF/IPEF), Prof. Carlos Wilcken (Líder Cientifico PROTEF/IPEF e Unesp/Botucatu), Prof. Edson Furtado (Unesp/Botucatu), Leonardo Barbosa (Embrapa Florestas), Dito Mário (Reflore) e Prof. Fabrício Pereira (UFGD).

As inscrições e submissões trabalhos para o Congresso Internacional IUFRO estão abertas! Acesse este link.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Gerdau: Projeto Social
A Gerdau junto ao The Town Festival, a ONG Gerando Falcões , Fundação Grupo Volkswagen, Instituto Vozes das Periferias e a Prefeitura de São Paulo está atuando em um projeto social de atendimento a mais de 290 famílias da Favela do Haiti, em São Paulo. Estão sendo feitas diversas melhorias para a comunidade em habitação, abastecimento de água, saneamento, formação de lideranças comunitárias e construção de espaços públicos.


Klabin: investidores

A Klabin atingiu a marca de 500 mil investidores pessoas físicas na B3, a bolsa de valores de São Paulo. A empresa divulgou que, mais do que um grande número, esse marco representa a confiança de mais de meio milhão de pessoas depositada em sua marca.

Timber Talks MG: 03 de agosto

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), realizará o Timber Talks MG no dia 3 de agosto em Belo Horizonte. O evento colocará em pauta temas como economia verde, ESG, inovação e estratégias de carbono sob a perspectiva de convidados renomados. Informações neste link.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais