Reunião Técnica do PCoppice reúne empresas do setor florestal na Bracell
|
|
O Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Eucalyptus (PCoppice) do IPEF realizou a sua IV Reunião Técnica na cidade de Alagoinhas, na Bahia, e teve como anfitriã a empresa Bracell.
O encontro contou com mais de 60 participantes, incluindo colaboradores das empresas filiadas, professores de instituições do Brasil e dos EUA, que juntos contribuíram para ricas discussões sobre a talhadia, demonstrando o quão importante é a interação que o IPEF promove entre empresas e universidades. Os palestrantes colocaram em pauta temas relevantes sobre o manejo da brotação, como o histórico da talhadia, balanço de carbono, produtividade comparada a rotações anteriores e benchmarking com as empresas filiadas. Na ocasião, foram apresentados resultados parciais que estão sendo desenvolvidos por alunos de graduação, pós-graduação e empresas filiadas. Além disso, Leonardo Gonçalves (Esalq), líder científico do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF, demonstrou as características do solo e suas influências no desenvolvimento dessas raízes em diferentes regimes de manejo.
A reunião também contou com palestra de Otávio Campoe (UFLA), líder científico do Programa Cooperativo sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água (EUCFLUX) do IPEF, que abordou os principais resultados sobre alto fuste x talhadia e também demonstrou como os Programas podem trabalhar em parceria para compreender ainda mais o regime de talhadia. A Prof. Graziela Vidaurre e o pesquisador Nauan Cirilo (UFES) abordaram o tema da qualidade da madeira e o seu comportamento nos dois regimes de manejo. Já os pesquisadores das empresas filiadas apresentaram como é realizado o manejo da talhadia em suas empresas, abordaram os principais critérios para a validação dos talhões que serão conduzidos e também as operações silviculturais e os principais desafios encontrados no manejo da talhadia. A reunião contou também com a participação especial do Prof. Dan Binkley (Northern Arizona University), que abordou novas linhas de pesquisa sobre o balanço de carbono no manejo da talhadia, não apenas para obter os resultados, mas também para entender as razões para tais resultados.
Segundo o líder científico do PCoppice, Rodrigo Hakamada, “a reunião demonstrou a força da talhadia como sistema de manejo silvicultural, ao mesmo tempo em que nos apontou para as inúmeras lacunas de conhecimento que ainda existem nesta linha de pesquisa”. Túlio Queiroz, pesquisador da Bracell e organizador do evento, comentou que "critérios como produtividade, uniformidade e sobrevivência foram apontados como essenciais para seguir com o manejo da talhadia. Esse nível de rigor demonstra um manejo bem-sucedido durante a primeira rotação. Com base nisso, almejamos para as próximas discussões aprimorar os indicadores, principalmente visando as próximas rotações ".
|
|
Oportunidade: Vaga de Estágio no PCoppice
O IPEF está com inscrições abertas para o processo seletivo de vaga de estágio no PCoppice. Os interessados devem estar cursando engenharia florestal acima do 8º semestre e ter disponibilidade de trabalho presencial em campo. Enviar currículo e carta de intenção até o dia 25/09/2023 para pcoppice@ipef.br.
Venha fazer parte do time IPEF!
|
|
TRC impulsiona monitoramento hídrico em plantios de Teca em parceria com o PROMAB
|
|
A TRC recebeu o Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF, em Santa Maria das Barreiras (PA), para a instrumentação do vertedor que monitora os plantios de Teca na região. Um novo sensor foi instalado e os procedimentos de coleta de dados e amostras foram revisado junto com os trabalhadores da empresa.
A equipe responsável pela coleta dos dados do monitoramento na empresa participou de uma palestra sobre a metodologia utilizada e como os dados são processados para se transformarem em informações que podem ser compreendidas e compartilhadas internamente.
Aproveitando a oportunidade, representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia também participaram de uma roda de conversa sobre a relação Floresta e Água e sobre como o monitoramento pode auxiliar a gerar dados científicos, além de desfazer mitos sobre o assunto.
Segundo o Prof. Silvio Ferraz, líder científico do PROMAB, é muito importante este contato mais próximo entre a equipe PROMAB e os técnicos da empresa filiada. “São nestas visitas que esclarecemos as dúvidas e temos oportunidade de conversar com técnicos e com a comunidade vizinha. O PROMAB está sempre a disposição para auxiliar o entendimento deste tema ainda permeado por mitos e desinformação”, finaliza.
|
|
Nunca a profissão florestal foi tão relevante! Você concorda?
|
|
"Nunca na história a profissão florestal foi tão relevante!". Essa foi a afirmação que pautou o episódio "RH no Setor Florestal: Tendências e Desafios" do Falando em Floresta, o podcast do IPEF.
Guilherme Oguri, coordenador do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF/IPEF) e que também atua no PPGF - Programa de Preparação de Gestores Florestais do IPEF, se encontrou com Rodrigo Hakamada, professor da UFRPE e líder científico do PCoppice - Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus do IPEF e que também atua em pesquisas na Universidade de Guadalajara, no México. Na conversa, eles pontuam que as tendências globais estão diretamente ligadas à profissão florestal e que existem muitos desafios na formação do profissional.
Acompanhe este bate-papo exclusivo neste link!
|
|
IPEF lança “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura"
|
|
A 3ª edição do “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura”, uma publicação do IPEF e que apresenta dados inéditos de eucalipto e pinus de 20 empresas do setor florestal brasileiro, já está disponível!
O levantamento mostra um avanço nos sistemas mecanizados disponíveis para a execução das atividades silviculturais, mesmo que não seja na intensidade e na velocidade necessárias para superar os desafios de falta de mão de obra aliada à expansão das fronteiras das áreas florestais. Diante desse contexto, a mecanização e a automação dos processos silviculturais se fazem ainda mais necessárias para atender a demanda fabril de madeira de eucalipto e pinus. Por isso, o Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) coordena, a cada dois anos, em parceria com Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB), ambos do IPEF, o Levantamento do “Nível de Mecanização na Silvicultura” com a participação de empresas de base florestal, desde 2015.
Uma novidade do levantamento nesta edição é a inclusão da coleta de informações sobre o monitoramento de incêndios florestais, atendendo ao pedido das empresas participantes. Acesse, gratuitamente,
o relatório completo neste link.
|
|
|
|
|
Compliance na Dexco
Agosto foi mês do Compliance na Dexco. A empresa promoveu uma programação especial para os colaboradores, lideranças e fornecedores, com o objetivo de incentivar o respeito à ética, às normas, aos regulamentos e à integridade em nossos processos.
Celulose PineFluff™ da Klabin
A celulose PineFluff™ da Klabin foi aprovada para uso em produtos que já estão ou podem ser certificados pela Blue Angel – o primeiro selo ambiental do mundo, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e à RAL GmbH como órgãos competentes. A Blue Angel atesta que o ciclo de vida do produto causa menos impacto ao meio ambiente e, para receber esse registro, os itens passam por análises rigorosas em todo o seu ciclo de vida que avaliam a sustentabilidade de cada matéria-prima.
|
|
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
|
|
|
Siga-nos nas redes sociais
|
|