IPEF Acontece | 58ª Edição | 30.11.23

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 58ª Edição | 30.11.23
PCCF promove discussões relevantes sobre Certificação Florestal
31° Reunião de Filiadas do PCCF
A 31° Reunião de Filiadas do Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF foi sediada na Bracell, em Lençóis Paulista (SP).

Realizada de forma híbrida e com presença de representantes das empresas filiadas ao Programa, a reunião colocou em pauta pontos importantes sobre certificação florestal, como a Política de Conversão FSC (Camilla Marangon - Ibá), Remediação Social (Roberto Sartori – Earthworm), Remediação Ambiental (Elson Fernandes – Casa da Floresta) e EUDR (Olavo Candolo - Ibá).

Cases de sucesso foram apresentados por empresas como Klabin, Bracell e Suzano, além de visitas de campo e na fábrica, com foco no atendimento às normas de manejo e cadeia de custódia. Foram entregues também os Termos de Referência de Madeira Controlada (desenvolvido pelo PCCF e Comitê Técnico de Trabalho CW) e Procedimentos Sociais (construído em conjunto com a Earthworm e CTT social).

Ainda no evento, o PCCF divulgou as expectativas para 2024 e anunciou os eleitos para o CTT CW 2024, e a composição do CTA para o próximo ano. O Programa Cooperativo agradece a participação de todos os palestrantes e representantes das empresas que prestigiaram a reunião, de forma presencial ou remota. Um agradecimento especial à Bracell SP e ao time de Certificações pelo apoio e execução do evento.

Acompanhe as atividades do Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal pelo site do IPEF.
PTSM e viveiristas espanhóis visitam a WestRock
Visita a WestRock, em Três Barras (SC)
O Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF e uma comitiva de viveiristas espanhóis visitaram a WestRock, em Três Barras (SC).

O grupo foi recepcionado pelo diretor florestal Heuzer Guimarães, Guilherme Rubini (gerente de silvicultura); Lorena Barbosa (especialista em biometria); Huan de Souza (especialista em produtividade florestal); e Mara Engel (supervisora de melhoramento genético).

Na visita, foi possível conhecer as principais linhas de atuação e o modus operandi das áreas de biometria, melhoramento genético e produtividade florestal da WestRock, que tem se destacado no setor florestal por apresentar elevadas produtividades, tanto em plantações de Pinus quanto de Eucalyptus. A empresa pontua que uma parte importante deste êxito é devido ao programa de melhoramento genético contínuo, que dispõe de uma ampla base genética para cruzamentos e seleção de novos materiais melhorados. Com uma silvicultura ajustada a sua região, a WestRock vem experimentando outras práticas silviculturais (ex. preparo de solo e fertilização do Pinus) em busca de alcançar novos patamares de produtividade.

Após um rico debate, foi ainda possível avaliar as várias oportunidades de interação entre a WestRock e o PTSM, que buscarão consolidá-las em um futuro breve. Acompanhe as novidades no site do IPEF.
Diagnóstico inédito sobre RH no setor florestal no Mato Grosso do Sul
Diagnóstico inédito sobre RH no setor florestal no Mato Grosso do Sul
O Mato Grosso do Sul concentra o mais intenso desenvolvimento de ações ligadas ao setor de plantações florestais do Brasil. Diante desse cenário, o IPEF e a Reflore-MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) realizaram um diagnóstico inédito visando o estabelecimento de estratégias de treinamento e qualificação de recursos humanos para o setor florestal do estado.

O estudo teve como base um questionário respondido pelas principais empresas de base florestal que atuam na região, aplicado no período de maio a julho de 2023, e que abordou itens das principais operações destinadas ao plantio de florestas, considerando as etapas de produção de mudas em viveiro, até a colheita de madeira.

No total, 11 empresas participaram, com um equivalente à cerca de 1 milhão de hectares de plantações florestais, sendo Arauco, Brasilwood, Copa Investimentos, Eldorado Brasil, Grupo Atallah, Grupo Innovatech, Manulife, Quilomgo, Ramires Reflortec, TTG Brasil e Suzano.

A síntese do diagnóstico está disponível no site do IPEF, com as questões abordadas e as principais conclusões. Acesse neste link.
PCMAF e John Deere Florestal avaliam projetos futuros
PCMAF visita o escritório regional da John Deere Florestal
Com o objetivo de discutir projetos futuros, a equipe do PCMAF visitou o escritório regional da John Deere Florestal, localizada em Indaiatuba/SP.

Além da reunião, a John Deere apresentou a sala de monitoramento de equipamentos florestais, a estrutura de treinamento de operação (simuladores) e a oficina mecânica. Participaram também da visita os alunos e a equipe técnica do Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia (LABB – FCA/Unesp) coordenado pelo Prof. Dr. Saulo Guerra (Líder Científico do PCMAF).

A equipe IPEF agradece aos colaboradores da John Deere, Evandro Souza, Alex Teixeira e Rafael Amaral pela receptividade.
TecnologiaLiDAR para mensuração de ensaios em área de melhoramento florestal

Em parceria com Instituições e empresas do setor florestal, o Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF promoveu um evento online sobre o Projeto Avaliação da Tecnologia LiDAR para Mensuração de Ensaios da área de Melhoramento.

O encontro reuniu representantes das empresas Arborgen, CMPC, Klabin, Bracell, Sylvamo, Veracel e Suzano, e de Instituições como ESALQ, Inta, ForLiDAR, e colocou em pauta o trabalho de escaneamento LiDAR, abordando tanto a camada subcopas quanto sobre copas dos testes de progênies de polinização aberta do PCMF, sendo E. cloeziana com 6 anos de idade e E. saligna com 3 anos de idade. Foi apresentado ainda o modelo para o processamento de dados, criado especificamente para esse projeto com o objetivo de replicação em outros experimentos, e que ofereceu uma avaliação eficiente dos dados coletados.

O Projeto Avaliação da Tecnologia LiDAR para Mensuração de Ensaios da área de Melhoramento tem como próximo passo a análise dos dados fenotípicos, os quais serão comparados com os dados obtidos por meio de técnicas de mensuração convencional.

Para a equipe, essa comparação entre os métodos permitirá a validação da metodologia, sendo que os resultados e comparações a serem realizadas fornecerão uma base sólida para aprimorar os métodos de medição e avaliação de experimentos florestais, utilizando tecnologias de sensoriamento remoto, como o LiDAR.

Conheça as atividades do Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal no site do IPEF.

Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Veracel: Parceiros Florestais
A Veracel promoveu o Encontro Anual de Parceiros Florestais, reunindo cerca de 50 parceiros e mais de 100 convidados para abordar as mais recentes inovações ambientais, bem como discutir parcerias sustentáveis, tendências e os resultados obtidos ao longo do ano de 2023.

Graduação
A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal - ABAF, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, a Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia - Aspex, a Suzano e a Veracel se reuniram nesta semana para apresentação do projeto político - pedagógico de criação do curso superior em Engenharia Florestal.

CMPC recebe premiação
Pela segunda vez, a CMPC conquistou o Top Ser Humano, premiação promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). A companhia foi reconhecida na categoria ‘Organização’ pelo case do Curso de Formação de Operadores.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais