IPEF Acontece | 6ª Edição | 02.09.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 6ª Edição | 2.9.21
Mecanização florestal é o tema deste mês do podcast Falando em Floresta  

A edição deste mês do podcast do IPEF aborda os desafios no avanço da mecanização da silvicultura. Guilherme Oguri, coordenador do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF), conversou, em exclusividade, com Cássio Fagundes Gomes, especialista em desenvolvimento excelência de operações Florestais da CENIBRA - Celulose Nipo Brasileira S. A.;  e com Rafael Soler, representante para a América do Sul da Bracke Forest AB, sobre os desafios e dificuldades encontradas pelas empresas florestais e fabricantes de implementos no desenvolvimento de novos equipamentos para as operações silviculturais. O bate-papo trouxe ainda um panorama do setor e sugestões dos convidados sobre como contornar esses desafios por meio de parcerias sólidas e transparentes.  

Vamos Falar em Floresta com o IPEF?  Acesse aqui o episódio deste mês.  

Consulta Pública FSC®

Consulta Pública FSC®: Remediação
de Conversão

Com o objetivo de definir medidas para a remediação de danos sociais e ambientais causados por conversões (alterações no uso do solo de ecossistemas naturais para outros usos) ocorridas entre 1994 e 2021, o FSC está elaborando o Procedimento para Remediação de Conversão, que tem relação com a Política de Conversão e promete ser um caminho à certificação ou associação FSC e também para a restauração e conservação de remanescentes naturais e restituição social.  Esse importante passo vem sendo acompanhado de perto pelo Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal do IPEF (PCCF), que apresentou às suas filiadas o conteúdo do Procedimento, além de sugestões de melhorias ao documento, principais pontos de impacto direto e indireto, e possíveis riscos. Em uma ação conjunta com a Indústria Brasilera de Árvores (Ibá), o PCCF elaborou sugestões de respostas que foram postadas na plataforma de consultas do FSC.  

Aço Verde do Brasil

Aço Verde do Brasil, nova empresa filiada ao PCoppice

A Aço Verde Brasil é a mais nova filiada ao Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalipto do IPEF (PCoppice). A partir deste mês, a empresa passou a somar suas experiências de trabalho no setor florestal às pesquisas e estudos sobre a produtividade de plantios clonais de eucalipto em manejo de talhadia em um gradiente climático no Brasil comparativamente à primeira rotação realizadas pelo PCoppice. O Grupo Ferroeste, da qual a empresa faz parte, verticalizou a produção do ferro gusa através do “aço verde” e para isso, investe maciçamente na produção de carvão vegetal em florestas de Eucalyptus. A Aço Verde do Brasil é uma Usina Integrada de aços longos, conhecida como a primeira usina siderúrgica carbono neutro do mundo que se preocupa em desenvolver processos mais sustentáveis em todos os níveis da produção, sem perder a eficiência e qualidade, com produtos comercializados oriundos de energias renováveis.

Coordenadora Executiva PROTEF

Boas vindas à nova integrante do IPEF!

Caroline Dias de Souza é a nova coordenadora executiva do Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal do IPEF (PROTEF). Especialista em Gestão de Projetos pela USP – Universidade de São Paulo, e mestra em Proteção de Plantas pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, a engenheira florestal já atuou no IPEF, como estagiária do PROTEF. Bem-vinda ao time novamente!  
 
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Projeto Puma II

Data histórica na trajetória da Klabin! Teve início, no dia 30 de agosto, a primeira fase do Projeto Puma II e a fabricação do primeiro papel kraftliner do mundo, feito 100% com fibra de eucalipto. A máquina de kraftliner MP27 produz Eukaliner, que é inovador, apresenta performance superior e reforça o compromisso da Klabin com o setor florestal na busca por soluções sustentáveis.

Plano de Manejo da Suzano

Suzano divulgou o “Resumo Público do Plano de Manejo da Unidade Florestal Aracruz 2020”. O estudo traz informações sobre o manejo das florestas plantadas, estratégias e ações sociais, além da gestão ambiental e está disponível no  site da Suzano.   

Aperam BioEnergia vence premiação

Aperam BioEnergia venceu mais uma edição do prêmio "Lugares Incríveis para Trabalhar", na categoria Agronegócio. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa conquistou o 1º lugar na premiação organizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o UOL. 

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais