IPEF Acontece | 62ª Edição | 22.02.24

IPEF ACONTECE
IPEF Acontece | 62ª Edição | 22.02.24
Com sucesso, IPEF realizou o PPGF 2024
Com sucesso, IPEF realizou o PPGF 2024
A 13ª edição do Programa de Preparação de Gestores Florestais terminou nesta semana. E, mais uma vez, cumpriu a sua missão de oferecer treinamento, capacitação e mentoria à engenheiros florestais recém-formados, contribuindo com o início de carreira desses profissionais.

O PPGF 2024 contou com o patrocínio de 12 empresas do setor florestal: Aperam, Bracell, Cenibra, Dexco, Envu, Gerdau, Klabin, LD Celulose, Grupo Innovatech, Sylvamo, Suzano e Veracel.

O Programa, realizado entre o dia 15 de janeiro e 21 de fevereiro na sede do IPEF, em Piracicaba (SP), recebeu um número recorde de 25 participantes, selecionados de 14 universidades de diversas cidades brasileiras, sendo 23 engenheiros florestais recém-graduados e 2 mestrandos.

Ao longo de 6 semanas, o time PPGF 2024 participou de palestras com profissionais renomados das empresas patrocinadoras, professores e pesquisadores de diversas instituições, além de 4 visitas técnicas, em que os participantes acompanharam operações florestais e visitaram instalações industriais.

Já no último dia de capacitação, os engenheiros florestais recém-formados tiveram a oportunidade ímpar de realizar apresentações pessoais para os representantes das empresas patrocinadoras e puderam ainda mostrar os conhecimentos adquiridos nas apresentações em grupo sobre as resoluções dos desafios propostos ao longo de todo o Programa. Nesta edição, o PPGF também atingiu o número recorde de profissionais das empresas patrocinadoras prestigiando essas atividades de encerramento.

Agora, esse time será entrevistado pelas patrocinadoras desta edição!

A equipe do PPGF deste ano, composta por André Luiz Abdala, Guilherme Oguri, Kátia Mestriner, Sarah Diniz, Rafaela Lorenzato Carneiro e Sara Chagas de Souza, deseja aos participantes do PPGF 2024 uma carreira de sucesso.

Que venha o PPGF 2025!
IPEF promove visita de campo para manejo de Lagarta - elasmo
IPEF promove visita de campo para manejo de Lagarta - elasmo
O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF esteve em Três Lagoas (MS) para acompanhar o surto atual de lagartas em plantios recém-implantados.

Realizada por Carlos Wilcken, líder científico do PROTEF, a visita verificou que, inicialmente identificada como Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus (Lepidoptera: Pyralidae), a lagarta tem atacado mudas de eucalipto com até 90 dias após implantação, causando broqueamento, tombamento e mortalidade das mudas, no Mato Grosso do Sul e também em Minas Gerais.

O PROTEF, em parceria com empresas filiadas Arauco, Corus, Dexco, Eldorado, MS Florestal e Suzano, está trabalhando em um plano de manejo para essa lagarta, que teve o último surto registrado para o eucalipto há mais de 40 anos, na década de 80.

O Programa está elaborando ainda um Alerta com dados sobre a identificação, histórico da praga e estratégias de controle, que em breve será divulgado.
Estudo avalia o efeito da omissão de nutrientes na produtividade de Pinus taeda L.
Estudo avalia o efeito da omissão de nutrientes na produtividade de Pinus taeda L.
O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) do IPEF realizou avaliações no estudo sobre o efeito da adição e omissão de nutrientes na produtividade de Pinus taeda L. em três sítios florestais distintos.

A análise mostra que a metodologia de adição e omissão de nutrientes é uma prática eficiente para identificar quais nutrientes de maior necessidade para atingir altas produtividades de plantações de Pinus taeda. O estudo reportou que a omissão de alguns nutrientes, como fósforo e potássio, pode reduzir significativamente o crescimento em volume do caule das plantas. Enquanto, a adição de outros nutrientes, como o cálcio e magnésio, pode potencializar o ganho em volume do caule.

O líder científico do PPPIB, Prof. Dr. Mauro Valdir Schumacher, ressalta que essa é uma avaliação inicial, mas o resultado, encontrado nas empresas filiadas ao Programa, mostra uma tendência favorável à fertilização mineral de Pinus.

Acompanhe as atividades do IPEF em Pesquisa do Pinus no Brasil pelo site.
Use de Drones na Silvicultura
Pesquisadores do PCMF discutem a rede experimental de Eucalyptus grandis
O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF reuniu mais de 50 representantes das empresas filiadas e pesquisadores de instituições associadas, e colocou em pauta a rede experimental de Eucalyptus grandis que será implantada pelo Programa neste ano de 2024.

O encontro, promovido online, teve como foco a discussão e alinhamento sobre a nova rede experimental, a contextualização histórica do trabalho do IPEF e a apresentação geral das populações de Eucalyptus grandis do PCMF, uma das espécies de maior importância no cenário florestal mundial.

Com a presença de profissionais que há décadas contribuem com o desenvolvimento do melhoramento florestal, como Shinitiro Oda, Raul Chaves, Teotônio Assis, Martin Marco, entre outros, a reunião fomentou e divulgou a elaboração da nova rede experimental com a espécie, visando ampliar a sua caracterização e os estudos sobre os efeitos ambientais dos diferentes locais em que será implantada.

O PCMF visa a formação de mais uma rede experimental com a 6ª espécie de eucalipto que será estudada em diversos ambientes com material já adaptado as condições edafoclimáticas brasileiras. Serão 213 progênies de polinização aberta de E. grandis, avançando a geração de melhoramento, com progênies que foram obtidas em populações já melhoradas, sendo coletadas em diferentes populações pertencentes ao Programa. A nova rede possibilitará a análise da interação com o ambiente, com o objetivo final de selecionar genótipos adequados para diferentes regiões do país e avançar a geração de melhoramento, através da seleção de indivíduos com maior adaptabilidade a diversas condições ambientais.

Acompanhe as ações do IPEF em melhoramento florestal pelo site.

PROMAB visita futuras áreas de monitoramento hídrico na Aperam
PROMAB visita futuras áreas de monitoramento hídrico na Aperam
O Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF visitou as áreas da Aperam, no alto Vale do Jequitinhonha (MG), com objetivo principal de selecionar pontos para microbacias, uma de vegetação nativa e outra com a presença de plantios florestais destinadas para a geração de BioEnergia.

A Aperam é a primeira empresa do estado de Minas Gerais filiada ao PROMAB, além de ser a primeira a ter a produtividade da floresta plantada voltada à geração de energia limpa, que é utilizada para a produção de carvão vegetal. Vale destacar, ainda, que a região se encontra no cerrado, bioma pouco estudado com relação ao comportamento da água em plantios florestais.

Para Aline Fransozi, coordenadora executiva do PROMAB, a visita à Aperam “evidenciou a importância de se investir no monitoramento hídrico de longo prazo em condições ambientais e de manejo ainda não estudadas, sobretudo em situações em que os plantios são apontados como vilões muitas vezes por desconhecimento”.

O grupo PROMAB foi recepcionado por Rodrigo Magalhães, pela equipe sócio ambiental da empresa e pode conhecer, ainda, o futuro Centro de Educação Ambiental da Aperam, local que será utilizado para disseminar conhecimento e que poderá receber os alunos e integrantes das comunidades da região para conhecer os diversos serviços ecossistêmicos que o bioma produz.

Acompanhe as ações sobre Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas do IPEF pelo site.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Eldorado recebe certificação
A Eldorado Brasil Celulose divulgou que se tornou a uma das primeiras empresas brasileiras, e a única do Mato Grosso do Sul, a receber a recomendação para a Declaração de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® (FSC® - FSC-C113536 - Conselho de Manejo Florestal)., que complementa a sua certificação de manejo florestal.

Klabin divulga resultados
Com EBITDA Ajustado de R$ 6,259 bilhões em 2023, a Klabin divulgou que o ano de 2023 encerrou com muitos destaques, entre eles o startup da MP28 e mais uma etapa de expansão florestal da Companhia, com a aquisição de 85 mil hectares de áreas produtivas.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais