Com sucesso, IPEF realizou o PPGF 2024
|
|
A 13ª edição do Programa de Preparação de Gestores Florestais terminou nesta semana. E, mais uma vez, cumpriu a sua missão de oferecer treinamento, capacitação e mentoria à engenheiros florestais recém-formados, contribuindo com o início de carreira desses profissionais.
O PPGF 2024 contou com o patrocínio de 12 empresas do setor florestal: Aperam, Bracell, Cenibra, Dexco, Envu, Gerdau, Klabin, LD Celulose, Grupo Innovatech, Sylvamo, Suzano e Veracel.
O Programa, realizado entre o dia 15 de janeiro e 21 de fevereiro na sede do IPEF, em Piracicaba (SP), recebeu um número recorde de 25 participantes, selecionados de 14 universidades de diversas cidades brasileiras, sendo 23 engenheiros florestais recém-graduados e 2 mestrandos.
Ao longo de 6 semanas, o time PPGF 2024 participou de palestras com profissionais renomados das empresas patrocinadoras, professores e pesquisadores de diversas instituições, além de 4 visitas técnicas, em que os participantes acompanharam operações florestais e visitaram instalações industriais.
Já no último dia de capacitação, os engenheiros florestais recém-formados tiveram a oportunidade ímpar de realizar apresentações pessoais para os representantes das empresas patrocinadoras e puderam ainda mostrar os conhecimentos adquiridos nas apresentações em grupo sobre as resoluções dos desafios propostos ao longo de todo o Programa. Nesta edição, o PPGF também atingiu o número recorde de profissionais das empresas patrocinadoras prestigiando essas atividades de encerramento.
Agora, esse time será entrevistado pelas patrocinadoras desta edição!
A equipe do PPGF deste ano, composta por André Luiz Abdala, Guilherme Oguri, Kátia Mestriner, Sarah Diniz, Rafaela Lorenzato Carneiro e Sara Chagas de Souza, deseja aos participantes do PPGF 2024 uma carreira de sucesso.
Que venha o PPGF 2025!
|
|
IPEF promove visita de campo para manejo de Lagarta - elasmo
|
|
O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF esteve em Três Lagoas (MS) para acompanhar o surto atual de lagartas em plantios recém-implantados.
Realizada por Carlos Wilcken, líder científico do PROTEF, a visita verificou que, inicialmente identificada como Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus (Lepidoptera: Pyralidae), a lagarta tem atacado mudas de eucalipto com até 90 dias após implantação, causando broqueamento, tombamento e mortalidade das mudas, no Mato Grosso do Sul e também em Minas Gerais.
O PROTEF, em parceria com empresas filiadas Arauco, Corus, Dexco, Eldorado, MS Florestal e Suzano, está trabalhando em um plano de manejo para essa lagarta, que teve o último surto registrado para o eucalipto há mais de 40 anos, na década de 80.
O Programa está elaborando ainda um Alerta com dados sobre a identificação, histórico da praga e estratégias de controle, que em breve será divulgado.
|
|
Estudo avalia o efeito da omissão de nutrientes na produtividade de Pinus taeda L.
|
|
O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) do IPEF realizou avaliações no estudo sobre o efeito da adição e omissão de nutrientes na produtividade de Pinus taeda L. em três sítios florestais distintos.
A análise mostra que a metodologia de adição e omissão de nutrientes é uma prática eficiente para identificar quais nutrientes de maior necessidade para atingir altas produtividades de plantações de Pinus taeda. O estudo reportou que a omissão de alguns nutrientes, como fósforo e potássio, pode reduzir significativamente o crescimento em volume do caule das plantas. Enquanto, a adição de outros nutrientes, como o cálcio e magnésio, pode potencializar o ganho em volume do caule.
O líder científico do PPPIB, Prof. Dr. Mauro Valdir Schumacher, ressalta que essa é uma avaliação inicial, mas o resultado, encontrado nas empresas filiadas ao Programa, mostra uma tendência favorável à fertilização mineral de Pinus.
Acompanhe as atividades do IPEF em Pesquisa do Pinus no Brasil pelo site.
|
|
|
|
Pesquisadores do PCMF discutem a rede experimental de Eucalyptus grandis
|
O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF reuniu mais de 50 representantes das empresas filiadas e pesquisadores de instituições associadas, e colocou em pauta a rede experimental de Eucalyptus grandis que será implantada pelo Programa neste ano de 2024.
O encontro, promovido online, teve como foco a discussão e alinhamento sobre a nova rede experimental, a contextualização histórica do trabalho do IPEF e a apresentação geral das populações de Eucalyptus grandis do PCMF, uma das espécies de maior importância no cenário florestal mundial.
Com a presença de profissionais que há décadas contribuem com o desenvolvimento do melhoramento florestal, como Shinitiro Oda, Raul Chaves, Teotônio Assis, Martin Marco, entre outros, a reunião fomentou e divulgou a elaboração da nova rede experimental com a espécie, visando ampliar a sua caracterização e os estudos sobre os efeitos ambientais dos diferentes locais em que será implantada.
O PCMF visa a formação de mais uma rede experimental com a 6ª espécie de eucalipto que será estudada em diversos ambientes com material já adaptado as condições edafoclimáticas brasileiras. Serão 213 progênies de polinização aberta de E. grandis, avançando a geração de melhoramento, com progênies que foram obtidas em populações já melhoradas, sendo coletadas em diferentes populações pertencentes ao Programa. A nova rede possibilitará a análise da interação com o ambiente, com o objetivo final de selecionar genótipos adequados para diferentes regiões do país e avançar a geração de melhoramento, através da seleção de indivíduos com maior adaptabilidade a diversas condições ambientais.
Acompanhe as ações do IPEF em melhoramento florestal pelo site.
|
|
PROMAB visita futuras áreas de monitoramento hídrico na Aperam
|
|
O Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF visitou as áreas da Aperam, no alto Vale do Jequitinhonha (MG), com objetivo principal de selecionar pontos para microbacias, uma de vegetação nativa e outra com a presença de plantios florestais destinadas para a geração de BioEnergia.
A Aperam é a primeira empresa do estado de Minas Gerais filiada ao PROMAB, além de ser a primeira a ter a produtividade da floresta plantada voltada à geração de energia limpa, que é utilizada para a produção de carvão vegetal. Vale destacar, ainda, que a região se encontra no cerrado, bioma pouco estudado com relação ao comportamento da água em plantios florestais.
Para Aline Fransozi, coordenadora executiva do PROMAB, a visita à Aperam “evidenciou a importância de se investir no monitoramento hídrico de longo prazo em condições ambientais e de manejo ainda não estudadas, sobretudo em situações em que os plantios são apontados como vilões muitas vezes por desconhecimento”.
O grupo PROMAB foi recepcionado por Rodrigo Magalhães, pela equipe sócio ambiental da empresa e pode conhecer, ainda, o futuro Centro de Educação Ambiental da Aperam, local que será utilizado para disseminar conhecimento e que poderá receber os alunos e integrantes das comunidades da região para conhecer os diversos serviços ecossistêmicos que o bioma produz.
Acompanhe as ações sobre Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas do IPEF pelo site.
|
|
|
Eldorado recebe certificação
A Eldorado Brasil Celulose divulgou que se tornou a uma das primeiras empresas brasileiras, e a única do Mato Grosso do Sul, a receber a recomendação para a Declaração de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® (FSC® - FSC-C113536 - Conselho de Manejo Florestal)., que complementa a sua certificação de manejo florestal.
Klabin divulga resultados
Com EBITDA Ajustado de R$ 6,259 bilhões em 2023, a Klabin divulgou que o ano de 2023 encerrou com muitos destaques, entre eles o startup da MP28 e mais uma etapa de expansão florestal da Companhia, com a aquisição de 85 mil hectares de áreas produtivas.
|
|
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
|
|
|
Siga-nos nas redes sociais
|
|