IPEF Acontece | 63ª Edição | 07.03.24

IPEF ACONTECE
IPEF Acontece | 63ª Edição | 07.03.24
IPEF se reúne com a Suzano em Três Lagoas
IPEF se reúne com a Suzano em Três Lagoas
A diretoria executiva do IPEF esteve recentemente na Suzano - Três Lagoas (MS) em reunião do Conselho Deliberativo do Instituto, que tem a empresa em sua presidência, na pessoa de Douglas Seibert Lazaretti.

A ocasião permitiu ainda que a equipe, composta por José Otávio Brito, André Luiz Abdala e Israel Gomes Vieira, realizasse contatos com membros da Suzano, tendo em pauta visitas Centro de Tecnologia e Inovação e ao viveiro de produção de mudas florestais, bem como discussões com profissionais da empresa sobre o tema da capacitação de recursos humanos.
PCMAF realiza palestras e visitas em Portugal
PCMAF realiza palestras e visitas em Portugal
Em consequência ao convênio estabelecido entre IPEF e CoLAB ForestWise no Congresso Plantações Florestais, o Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF foi convidado para uma série de palestras que atendem aos objetivos do Projeto transForm, desenvolvido pelo laboratório colaborativo português.

Além das palestras, a equipe do IPEF, representada pelo líder científico e o coordenador executivo do PCMAF, Prof. Saulo Guerra e Guilherme Oguri, respectivamente, visitaram diversas Instituições portuguesas, como no centro de pesquisa, em fabricante de equipamentos e em universidades, visando estreitar as relações com potenciais parceiros, não exclusivamente aos projetos em mecanização.
IPEF oferece conhecimentos florestais para alunos de diferentes instituições do país
IPEF oferece conhecimentos florestais para alunos de diferentes instituições do país
Os Programas Cooperativos de Silvicultura e Manejo (PTSM) e de Melhoramento Florestal (PCMF), ambos do IPEF, promoveram estágios no período de férias acadêmicas e receberam alunos de diferentes instituições do país, no período de janeiro e fevereiro deste ano.

Kellin Andriguetto (UFSM) e Gustavo Sabino (UFMS) participaram de atividades em laboratório (ex. preparação de amostras para análise), viveiro (ex. instalação de experimentos) e campo (ex. inventário e quantificação da biomassa) pelo PTSM. Enquanto isso, Tharcísio Oliveira (UNESP) atuou em viveiro, coleta e beneficiamento de sementes pelo PCMF.

Diante das atividades desempenhadas, Kellin destacou “que a experiência tem sido enriquecedora, pois além de conhecer os desafios enfrentados pelas empresas florestais, têm a possibilidade de aprimorar habilidades pessoais”. Já Gustavo relatou que “a troca de conhecimento com doutorandos e mestrandos está sendo de grande relevância para a sua graduação” e revelou ter interesse em cursar uma pós-graduação. Tharcísio teve a oportunidade de participar na preparação de materiais que irão compor uma nova rede experimental em diversas instituições e conhecer o funcionamento de um programa cooperativo.

Para Huga Géssica, assistente executiva do PTSM, os estágios no IPEF contribuem não apenas para a pesquisa e desenvolvimento dos programas cooperativos, mas também para que os graduandos consigam expandir seus horizontes ao desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, cooperação, organização e planejamento.
Uso de Drones na Silvicultura - 2ª Edição
Use de Drones na Silvicultura
Estão abertas as inscrições para o evento Uso de Drones na Silvicultura - 2ª Edição, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2024, na FCA/UNESP - Botucatu (SP).

Com vagas limitadas, o encontro irá discutir as inovações tecnológicas sobre o uso de drones na silvicultura, com destaque para a eficiência e qualidade operacional, monitoramento ou controle da sanidade dos plantios (pragas, doenças e plantas daninhas), mensuração florestal, restauração de áreas degradadas e, ainda, aspectos legais, econômicos e capacitação técnico-operacional.

Faça sua inscrição neste link.
PROTEF promove encontro sobre controle biológico
PROTEF promove encontro sobre controle biológico
O pesquisador Leonardo Rodrigues Barbosa (Embrapa Florestas), colaborador do Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF, esteve em visita técnica na CMPC, na cidade de Guaíba (RS).

O encontro propiciou a troca de experiências sobre o controle biológico do percevejo-bronzeado-do-eucalipto e a criação massal de seu inimigo natural, tecnologias que foram desenvolvidas e aprimoradas graças aos esforços somados da Embrapa, Unesp - Botucatu e IPEF.

"O programa de controle biológico do percevejo-bronzeado no Brasil é um caso de sucesso no controle de pragas florestais, referência nacional e internacional. Mesmo assim, o PROTEF continua com as pesquisas para seu aprimoramento em regiões em que o estabelecimento do parasitoide ainda é um desafio", pontua Murilo Ribeiro, coordenador executivo do PROTEF.

Acompanhe as ações sobre Proteção Florestal no site do IPEF.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
CPMC: Premiação
A CMPC acaba de conquistar dois títulos no Fastmarkets Forest Products PPI Awards 2024, realizado na Turquia. A empresa foi eleita a Empresa Mais Sustentável do Ano no Mundo ao liderar o ranking “Liderança Em Sustentabilidade” em seu setor, e o CEO da companhia, Francisco Ruiz-Tagle, foi eleito o “CEO Internacional do Ano”.

Gerdau: Liderança
O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, foi destaque entre um dos 100 líderes mais inovadores do país. O profissional assumiu a 7ª posição (sendo o único da indústria do aço) entre os 100 líderes mais inovadores e de grande impacto positivo no país, segundo ranking divulgado pela consultoria Horse.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais