PROTEF reúne filiadas e aborda novas pragas
e manejo de doenças
|
|
O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF reuniu suas empresas filiadas e convidados em sua 43ª Reunião de Filiadas e colocou em pauta as novas pragas, estratégias e manejo de doenças.
Realizada em Guaíba (RS), com apoio da empresa CMPC, o encontro reuniu cerca de 60 profissionais, entre profissionais das empresas filiadas, pesquisadores e estudantes. Com palestras e importantes discussões, temas relevantes foram abordados como o manejo de fitobactérias e fungos em plantios de eucalipto, estratégias genéticas para minimizar as perdas por doenças e a nova interação entre um inseto e um patógeno no sul da Bahia. O prof. Carlos Wilcken, líder científico do PROTEF, conferiu palestras alertando sobre a introdução de uma nova praga exótica com grande potencial de dano em plantios de Pinus e sobre o surto recente de lagarta elasmo no MS e MG.
Os presentes participaram também de uma visita ao campo e viveiro da CMPC, e puderam conhecer o sistema de produção de mudas e manejo fitossanitário adotado pela empresa, produção de inimigos naturais e utilização de drones para aplicação de herbicidas e soltura de parasitoides.
|
|
Montes del Plata retoma o monitoramento hídrico no PROMAB
|
|
A Montes del Plata oficializou o seu retorno ao Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF, que agora conta com 11 empresas filiadas.
A Montes del Plata é uma empresa florestal, localizada no Uruguai, dedicada a produção de polpa de celulose de eucalipto, que nasceu da fusão entre as empresas Arauco e Stora Enso, em 2009. O monitoramento das áreas plantadas já ocorria desde 2006 em 2 microbacias pareadas, uma de eucalipto e uma de pastagem. A partir de agora, o processamento e curadoria dos dados passam a ser de responsabilidade do PROMAB em parceria com a professora Jimena Alonso da Universidad de la República de Uruguay.
As perguntas comuns sobre água no setor florestal também são uma constante nos 13 estados em que a Montes del Plata possui a sua base florestal, por isso o monitoramento embasa as respostas às comunidades do entorno sobre o uso pelos plantios e a disponibilidade na região.
“O retorno da Montes de Plata consolida o trabalho desenvolvido em parceria com a Universidad de la Republica no Uruguay e complementa as informações geradas pela UPM, possibilitando melhor entendimento dos efeitos do manejo florestal na escala do ecossistema de campos naturais, bem como do setor florestal no país. É uma grande responsabilidade para o PROMAB que aumenta sua atuação na América Latina”, pontua o Prof. Silvio Ferraz, líder cientifico do PROMAB.
|
|
Parceiros do IPEF desenvolvem pesquisa sobre o efeito da silvicultura na dinâmica de carbono em plantios de restauração florestal
|
|
A restauração florestal vem sendo amplamente difundida como uma solução baseada na natureza para a mitigação das mudanças climáticas. Entretanto, ainda existem incertezas quanto à dinâmica de estocagem de carbono das florestas restauradas.
O IPEF, em parceria com a Bracell, UFLA, ESALQ e CIRAD, está desenvolvendo pesquisas sobre o efeito da silvicultura e diversidade na dinâmica do carbono em plantios de restauração florestal. Os professores Otávio C. Campoe (UFLA), Pedro H. S. Brancalion (ESALQ/USP) e Joannès Guillemot (CIRAD) estão liderando o estudo, juntamente com o pesquisador Geovanni Barros da Bracell. Além dos professores, vários alunos de pós-graduação UFLA e ESALQ estão envolvidos no projeto.
As pesquisas analisam 20 anos de dados coletados em 2 sítios experimentais na Estação Experimental de Ciências Florestais (ESALQ/USP), em Anhembi (SP); e na Fazenda Altamira, em Conde (BA), propriedade da empresa Bracell.
Avaliações destrutivas de dezenas de árvores acima e abaixo do solo serão utilizadas para validação de dados LiDAR para estimativas de estoque de carbono em áreas de restauração. Estudos anteriores já realizaram amostragens destrutivas no sítio de SP (aos 6 e 12 anos após o plantio), assim, a partir da integração deste banco de dados serão parametrizados modelos alométricos robustos com ajuste temporal, que possibilitarão seu uso em plantios de restauração com diferentes idades e regiões climáticas.
Para os pesquisadores, é esperado que os conhecimentos gerados avancem uma nova fronteira na ciência florestal, por desenvolver uma modelagem inovadora e robusta para monitorar áreas em restauração florestal na Mata Atlântica. Tais resultados tem o potencial de apoiar o desenvolvimento e inovação tecnológica no setor florestal, ao fornecer modelos de alta precisão aplicáveis diretamente em projetos de carbono.
|
|
PCCF elabora informativo sobre atualização da lista de pesticidas altamente perigosos
|
|
O Programa Cooperativo de Certificação Florestal (PCCF) do IPEF desenvolveu um material de apoio referente a mais recente versão da Lista de Pesticidas Altamente Perigosos (FSC-POL-30-001a V1-1), e também conceitos fundamentais da Política de Pesticidas (FSC-POL-30-001 V3-0).
O objetivo principal é que o informativo seja utilizado pelas empresas filiadas de forma a divulgar internamente as informações para diferentes áreas. O Programa acredita que o material seja um mecanismo de orientação e atualização para facilitar o cumprimento dos requisitos de certificação e regulamentações relacionadas aos pesticidas.
O informativo está disponível neste link.
|
|
Visitas aproximam PCMAF de parceiros portugueses
|
|
Durante a expedição a Portugal, a equipe do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF realizou diversas visitas a instituições portuguesas com o principal intuito de estreitar o relacionamento, visando novos projetos com o país europeu.
O Prof. Saulo Guerra e Guilherme Oguri, líder científico e coordenador executivo do Programa, tiveram a oportunidade de conhecer o Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, o CoLAB ForestWise - Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, a Universidade de Aveiro e a empresa fabricante de equipamentos, Fravizel – Metalomecânica e Engenharia.
O PCMAF agradece a receptividade de todos os parceiros!
|
|
|
Eldorado Brasil: resultados no setor florestal
A Eldorado Brasil divulgou que possui mais de 400 mil hectares, sendo 117 mil hectares de áreas destinadas à conservação. A companhia pontua que, em 2023, plantou mais 30 mil hectares de florestas, com a dedicação de milhares de colaboradores. E assinala que a matéria-prima que chega na fábrica é resultado de rigoroso Plano de Manejo Florestal que envolve muita tecnologia, pesquisa, capacitação e um time preparado.
Cenibra: nova estrutura
A Cenibra anunciou a implementação de mudanças em sua estrutura organizacional com o objetivo de fortalecer a gestão e impulsionar o crescimento sustentável da Empresa. A principal mudança é a criação da diretoria da vice-presidência, ocupada por Júlio César Tôrres Ribeiro, que agora acumula a função com a diretoria técnica, industrial e florestal. A empresa divulga que o novo diretor vice-presidente auxiliará o diretor-presidente executivo em suas funções e o substituirá em caso de ausência ou necessidade.
|
|
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
|
|
|
Siga-nos nas redes sociais
|
|