IPEF Acontece | 67ª Edição | 09.05.24

IPEF ACONTECE
IPEF Acontece | 67ª Edição | 09.05.24
IPEF reúne empresas associadas e realiza Assembleia Geral
IPEF reúne empresas associadas e realiza Assembleia Geral
Em Assembleia Geral, o IPEF reuniu, no mês de abril, representantes de suas empresas associadas para tratar de eleições relacionados à sua estrutura de gestão, compreendendo a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo. Na ocasião foram reeleitos os professores José Otávio Brito e Carlos Frederico Wilcken, respectivamente, como Diretor e Vice-Diretor Executivo. Como novos representantes acadêmicos junto ao Conselho Deliberativo, foram eleitos os professores Rodrigo Eiji Hakamada (ESALQ/USP) e Saulo Guerra (FCA/UNESP). Esses últimos, substituíram os professores Silvio Ferraz (ESALQ/USP) e Valdir Schumacher (UFSM) que, por força estatutária, não puderam ser reconduzidos. Professores Silvio e Schumacher foram homenageados por suas importantes colaborações durante o período em que estiveram participando do Conselho Deliberativo do IPEF.
AGO IPEF
Como é normativo na instituição, a AGO também serviu para a prestação de contas anual para os representantes das associadas, das atividades técnico científicas e financeiras do instituto, referentes ao ano de 2023.
Agropalma é a nova associada do IPEF
O IPEF celebra a inclusão da Agropalma, no seu quadro de empresas associadas. A companhia está configurada entre as maiores produtoras de óleo de palma sustentável das Américas. Para o Instituto, trata-se de fato importante e significativo, no momento em que passa a ter seu quadro de associadas ampliado para 21 empresas, representando um crescimento de 30 %, considerando os últimos 5 anos. No IPEF estão representadas as mais importantes empresas do setor de plantações florestais, significando um total de mais de 5 milhões de hectares de plantios.
Agropalma é a nova associada do IPEF
Como associada a Agropalma passa a participar de um dos mais importantes núcleos mundiais de ações cooperativas em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no campo florestal.
PCMF apresenta progressos em projetos relacionados ao melhoramento florestal
O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF realizou diversas atividades, em abril e em maio, para apresentar os avanços de projetos específicos realizados dentro do Programa em parceria com empresas do setor florestal, instituições e universidades.

A apresentação dos Resultados do Projeto de Mensuração Lidar, liderada pelos pesquisadores Humberto Menecheli e Prof. Luiz Carlos Estraviz Rodrigues (ESALQ/USP) e com participação de 20 pessoas, discutiu os resultados do escaneamento de testes de progênie e demonstrou a utilização da mensuração Lidar dentro dos programas para obtenção de parâmetros genéticos e seleção de indivíduos.

As novas fronteiras na genética de plantas foram exploradas no encontro para a Proposição do Projeto de Edição Genômica, coordenado pelo Prof. Marcelo Menossi (Unicamp). A coordenação do PCMF adianta que em breve o IPEF terá um novo projeto que irá trabalhar na área de biotecnologia de forma cooperativa com a edição gênica de eucalipto.

Ainda seguindo as atividades, o PCMF apresentou o Projeto de Enraizamento de Corymbia, sob coordenação do Prof. Gilvano Brondani (UFLA), e, com a presença de cerca de 40 participantes, colocou em pauta as técnicas aplicadas ao enraizamento de espécies com maior grau de desafio de enraizamento e demostrou que estão sendo trabalhados clones selecionados no projeto Corymbia do Programa.

Por fim, foram divulgados os Resultados Iniciais do Projeto com Covariáveis Ambientais e Genômica, que, coordenado pelo Prof. Evandro Novaes (UFLA), destacou a integração de dados ambientais e genéticos no estudo de espécies florestais. O projeto teve início em 2024 e a equipe tem a expectativa que os próximos anos gerem resultados que auxiliem na seleção de progênies mais produtivas e estáveis.

“Esses encontros permitem discutir o progresso dos projetos e integra esforços entre empresas e pesquisadores. Todos os projetos têm uma relação direta com o melhoramento florestal”, pontua Paulo Henrique Muller da Silva, coordenador executivo do PCMF e convida os representantes das empresas a participarem dos próximos encontros e a fazerem parte desta inovação!
PROTEF visita INPA em Manaus para avaliação do manejo de taquarinha
PROTEF visita INPA em Manaus para avaliação do manejo de taquarinha
O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF esteve no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, para conhecimento do manejo de Stiphra sp., inseto conhecido popularmente como Taquarinha.

O doutorando Maicon Silva foi recebido pela especialista em taxonomia e filogenia de Proscopiidae Msc. Larissa Queiroz, para a identificação deste inseto praga que vem atacando áreas de eucalipto e causando perdas principalmente na região Nordeste do país. O projeto do Maicon visa conhecer as informações básicas de biologia desse inseto nativo, sua flutuação populacional e estratégias de controle.

Para a equipe do PROTEF, a correta identificação de uma praga é o primeiro passo para o desenvolvimento de um programa de manejo integrado. “Muitas vezes, insetos morfologicamente parecidos ocorrem simultaneamente no campo e, por se tratar de espécies diferentes, exigem estratégias de manejo diferentes’, pontua Murilo Ribeiro, coordenador executivo do Programa.
ModProd promove apresentação sobre cenários de mudanças climáticas IPCC-AR6-CMIP6
ModProd promove apresentação sobre cenários de mudanças climáticas IPCC-AR6-CMIP6
O Programa Cooperativo sobre Modelagem da Produtividade de Florestas Plantadas de Eucalyptus (ModProd) do IPEF reuniu representantes das suas empresas filiadas e realizou a uma apresentação online sobre os “Cenários de mudanças climáticas IPCC-AR6-CMIP6”, ministrada por Daniel de Castro, Vânia Rosa Pereira e Santiago Vianna Cuadra, pesquisadores da Embrapa e membros do Programa Cooperativo. Estudos sobre projeções futuras de mudanças do clima são essenciais para compreender como as florestas plantadas, sejam comerciais ou nativas, serão impactadas pelas variações de temperatura, precipitação, entre outros fatores.

Atualmente, os colaboradores da Embrapa estão desenvolvendo pesquisas sobre os padrões dos cenários climáticos, com foco no projeto CMIP6 (Coupled Model Intercomparison Project – Phase 6), que tem como objetivo analisar os impactos das mudanças climáticas e servir como base para a avaliação dos riscos e organização dos dados de projeções em alta resolução. Um aspecto enfatizado no encontro foi o nível de detalhamento do fluxo de trabalho que os pesquisadores do ModProd vêm utilizando para reduzir erros sistemáticos e incertezas dos modelos, através do uso de códigos no Gitlab e programação funcional com o pacote Targets – R.

Durante a apresentação, foram discutidas ainda as performances dos Modelos de Circulação Global (MCGs) em relação aos padrões climáticos anuais e sazonais, com detalhes sobre a representação de interferências humanas no clima e os diferentes níveis de aquecimento global em comparação com o período pré-industrial. Além de explorar os aspectos técnicos do projeto CMIP6, Daniel de Castro salientou a importância da diplomacia científica para transitar de um cenário de vulnerabilidade para o de oportunidade, evidenciando a necessidade de abordagens colaborativas e sustentáveis para lidar com esse desafio global.
PTSM promove webinar sobre produtividade florestal
PTSM promove webinar sobre produtividade florestal
No cenário atual, com expansão de fábricas e áreas cultivadas para locais com maiores desafios edafoclimáticos e, até mesmo, frente às mudanças climáticas, aumentar ou manter a produtividade florestal se tornou muito importante. Diante disso, o evento promovido pelo Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF promoveu discussões sobre os desafios e oportunidades que permeiam a produtividade florestal.

O evento, além de oferecer uma visão abrangente do estado atual da produtividade florestal, proporcionou aos participantes conhecer novas iniciativas em prol do aumento, incluindo avanços em práticas de melhoramento (novas tecnologias e técnicas) e de manejo (compostos clonais). O webinar destacou também a necessidade crescente de abordagens personalizadas para avaliação e melhorias frente a produtividade nos diferentes segmentos da indústria florestal.

Com o evento, o PTSM reforça a importância destas discussões, além das colaborações (empresas e academia) para promoção de práticas cada vez mais sustentáveis e eficientes no setor. Para a coordenação do Programa, a colaboração contínua é fundamental para enfrentar os desafios e garantir a sustentabilidade a longo prazo da indústria florestal.
UNESP realiza Hackathon em parceria com o IPEF
UNESP realiza Hackathon em parceria com o IPEF
A 4ª edição do Hackathon, organizado pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP -Botucatu), teve como um dos desafios a busca por soluções tecnológicas visando melhorar a eficiência da entrega de mudas em campo, por meio da otimização da logística e identificação de problemas neste processo.

Esse desafio foi patrocinado pela empresa associada Bracell, que participou ativamente ao longo dos desenvolvimentos das soluções com mentorias, palestras e comissão avaliadora. Já o IPEF, foi convidado a colaborar com a mentoria técnica e foi representado pelo coordenador executivo do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF), Guilherme Oguri. “A realização de Hackathons dentro da universidade permite que os alunos tenham maior contato com desafios reais do mercado, além de experenciarem na prática o desenvolvimento de uma solução”.
Saiba mais sobre o IPEF!
Saiba mais sobre o IPEF!
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
CENIBRA: Relatório de Sustentabilidade 2023
Foi divulgado o Relatório de Sustentabilidade 2023, documento que apresenta as ações de destaque da CENIBRA, nos pilares ambiental, social, de governança, econômico e inovação. Nesta edição, as informações estão organizadas com base no BioSustentação, o planejamento estratégico que reúne os temas materiais, compromissos e metas para curto, médio e longo prazo. O documento está disponível no site da empresa.

Veracel: Educação
A Veracel e o Instituto IPÊ unem forças mais uma vez para impulsionar o desenvolvimento sustentável através da educação. Estão abertas, até 1º de julho, as inscrições para o mestrado profissional em duas linhas de pesquisa: Conservação da Biodiversidade, e Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade. As instituições convidam os interessados a explorarem a complexidade da conservação da biodiversidade e aprimorar habilidades práticas na Mata Atlântica na RPPN Estação Veracel.Informações neste link.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais