IPEF Acontece | 69ª Edição | 14.06.24

IPEF ACONTECE
IPEF Acontece | 69ª Edição | 14.06.24
II Uso de Drones na Silvicultura destaca avanços no setor e necessidade de cooperação
II Uso de Drones na Silvicultura
Organizado pelos programas cooperativos do IPEF, PCMAF, PTSM e PROTEF, a 2ª edição do evento Uso de Drones na Silvicultura destacou a crescente e diversificada utilização dos drones no setor florestal.

Por ser um sistema compacto, compreendendo equipamentos e infraestrutura de trabalho, o uso de drones confere maior flexibilidade e agilidade de transporte. Além disso, houve evidente aperfeiçoamento no uso desses equipamentos nos últimos anos, como por exemplo, no ganho de eficiência e qualidade das operações de controle de plantas daninhas, liberação de inimigos naturais, mensuração florestal e monitoramento de áreas após restauração florestal.

As discussões promovidas ao longo dos debates no evento enfatizaram a importância da cooperação entre empresas, prestadores de serviços e instituições de pesquisa para aprimoramento tecnológico, regulatório e capacitação profissional quanto ao uso de drones no setor florestal. O IPEF foi destacado como um facilitador de grande importância nesse processo. Também foram realizadas demonstrações em campo de controle biológico e pulverização pela empresa MD Agro, ressaltando o potencial dos drones para diversas aplicações silviculturais.
II Uso de Drones na Silvicultura
Considerado muito produtivo, o evento, realizado em Botucatu (SP), promoveu de forma efetiva a integração e troca de experiências entre os participantes, desde profissionais, estudantes (graduandos e pós-graduandos) e professores, reforçando a necessidade de esforços conjuntos para superar desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia dos drones na silvicultura.
Recursos Humanos da Suzano no IPEF
Recursos Humanos da Suzano no IPEF
Membros da esfera corporativa de recursos humanos da Suzano estiveram em Piracicaba (SP), no dia 10 de junho, participando de um jornada de atividades organizada pelo IPEF.

A equipe teve a oportunidade de conhecer o Instituto e tomar conhecimento dos recursos locais, destinados à formação e qualificação de recursos humanos para o setor florestal. O atendimento à empresa faz parte das ações do IPEF, que tem procurado se estruturar e se fortalecer neste tema, que se constitui numa das principais demandas atuais de suas associadas. Nesse contexto, Piracicaba se constitui num polo de excelência, considerando diversas instituições locais e regionais.

O IPEF, no âmago de sua missão tem se mostrado com condições muito favoráveis para aglutinar e gerenciar os interesses e as ações de suas associadas nesta direção.
PROMAB apresenta cases de empresas filiadas em simpósio internacional
PROMAB apresenta cases de empresas filiadas em simpósio internacional
O planejamento e o manejo estratégico de florestas e os serviços ecossistêmicos relacionados aos recursos hídricos, compuseram a apresentação realizada pelo professor Sílvio Ferraz (ESALQ/USP), líder científico do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF, em parceria com os professores/pesquisadores Luiz Carlos Estraviz Rodriguez (ESALQ/USP) e Silvana Ribeiro Nobre (Universidade Politécnica de Madrid), no 20ª Edição do Symposium on Systems Analysis in Forest Resources (SSAFR 2024) recentemente ocorrido na Espanha.

A apresentação fez referência, em especial, às perspectivas referentes ao balanço econômico para obtenção de serviços ecossistêmicos relacionados à água em plantios de eucalipto no Brasil, destacando os desafios para a estimativa de "trade-offs" entre produção comercial de madeira e o uso sustentável dos recursos hídricos, além do papel das empresas em estabelecer padrões de manejo compatíveis com a hidrossolidariedade.

Durante o evento, dois cases de empresas filiadas ao PROMAB foram apresentados, mostrando como as informações obtidas pelo monitoramento hidrológico podem auxiliar na tomada de decisões, favorecendo a oferta de serviços ecossistêmicos nas áreas de plantios. Foi destacado o caso da Suzano, que estabeleceu a meta de aumento da disponibilidade hídrica em bacias críticas, mediante o reordenamento da colheita em mosaico de idades, desmobilizando áreas para redução da ocupação dos plantios, mudanças no material genético e no espaçamento de plantio. Já para o caso da Klabin foi destacado a incorporação do conceito de hidrossolidariedade na definição do planejamento silvicultural de suas áreas florestais, além de ações específicas mais restritivas em relação ao manejo florestal em áreas de captação de água pelas comunidades vizinhas.

Segundo o Prof. Silvio Ferraz “foi muito importante mostrar para o mundo o que está acontecendo no setor florestal brasileiro, como fruto de muito anos de monitoramento e pesquisa realizado pelo PROMAB”.
Mais uma ampliação no quadro de associadas do IPEF

Em um curto espaço de tempo, outra importante empresa também passa a fazer parte do quadro de associadas ao IPEF, integrando um dos mais valorizados e representativos sistemas de ações cooperativas no campo de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação florestal. A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, e uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo.

LD Celulose
Localizada no Triângulo Mineiro, a empresa possui capacidade de gerar 500 mil toneladas anuais de celulose solúvel, além de 144 MW de energia limpa. As fibras especiais de celulose produzidas na LD são utilizadas na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia. A empresa utiliza madeira a partir de floresta plantada de eucalipto, manejadas de forma sustentável, mediante a aplicação das melhores tecnologias disponíveis.

Para o IPEF, a associação é mais um fato altamente significativo, considerando a importância da LD Celulose, além do Instituto comportar mais um aumento no seu quadro de associadas, atingindo agora o montante de 22 empresas.
Congresso Plantações Florestais
Anote em sua agenda: 2ª Edição do Congresso Plantações Florestais
será realizada de 13 a 15 de maio de 2025!

Informações serão divulgadas no 2º semestre de 2024 no site do IPEF.
Saiba mais sobre o IPEF!
Além do seu quadro próprio de pesquisadores, o IPEF comporta um importante elenco de outros atores, que vão da iniciação científica ao pós-doutorado, inseridos em suas em suas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, a maioria deles atuando como bolsistas do Instituto.
Saiba mais sobre o IPEF
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Agropalma: Sustentabilidad
A Agropalma divulgou que investe continuamente em inovação e tecnologia para melhorar sua eficiência, sempre em linha com a sustentabilidade. Recentemente a empresa substituiu o gás natural por biomassa nas caldeiras de sua fábrica de Limeira (SP) e essa ação tem contribuído para a redução de emissões de carbono, aumento da segurança da operação e ainda prevê uma economia de cerca de R$ 25 milhões a longo prazo para o negócio.

Eldorado: Segurança
A Eldorado Brasil está elevando o padrão de segurança no Terminal Portuário de Santos com a nova passarela, construída em colaboração com a Autoridade Portuária de Santos e com o apoio da prefeitura, que passa oferecer uma travessia mais segura para os pedestres entre a área urbana e a área portuária. O projeto também inclui a revitalização de uma praça próxima, a construção de um playground acessível para crianças e um painel do artista Jabah.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais