IPEF Acontece | 70ª Edição | 28.06.24

IPEF ACONTECE
IPEF Acontece | 70ª Edição | 28.06.24
PROMAB discute hidrologia de florestas plantadas com suas filiadas
PROMAB discute hidrologia de florestas plantadas com suas filiadas
Hidrologia florestal, com abordagem de conceitos fundamentais da hidrologia, efeito dos plantios comerciais e outras vegetações na água em diversas escalas, métodos gerais para as medições hidrológicas, indicadores de provisão e regulação, e como aplicar esses conhecimentos para responder às demandas da sociedade. Esses foram os enfoques tratados no âmbito do Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF, que reuniu suas empresas filiadas na Suzano, em Jacareí (SP), em sua 20ª Reunião.

Participaram representantes das áreas de pesquisa e sustentabilidade de Aperam, Bracell, Eldorado, Klabin, Montes del Plata, Suzano, Paracel e Veracel, além da IBÁ e Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga da ESALQ/USP.
PROMAB discute hidrologia de florestas plantadas com suas filiadas
O evento foi enriquecido com uma visita ao vertedor da Suzano, em Igaratá (SP), que possui plantio em mosaico de idades e um manejo adequado à situação local. Isso possibilitou a troca de conhecimentos sobre o uso das microbacias no conceito de bacia-escola, sobre o manejo adotado em regiões críticas com presença de comunidades e as oportunidades que a microbacia experimental propicia à empresa participante.
Genotipagem de Populações de Corymbia do PCMF recebe apoio da FAPESP
Genotipagem de Populações de Corymbia do PCMF recebe apoio da FAPESP
O IPEF recebeu aprovação da concessão de uma importante soma de recursos, oferecidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para pesquisa na área de genotipagem das populações de Corymbia henryi e C. variegata, utilizando marcadores SNPs.

Os recursos serão aplicados no âmbito do Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal (PCMF) do Instituto, em pesquisa que conta com a colaboração de pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Pretende-se obter resultados que possam indicar formas alternativas de manejo mais precisas de populações, considerando a diversidades e estruturas genéticas das plantas. As bases de trabalho serão populações introduzidas e implantadas, em 2016, na Estação Experimental de Itatinga - ESALQ/USP, com o apoio do PCMF.

Com os recursos da FAPESP, será possível a ampliação do alcance de resultados gerados pelo PCMF, no que se refere à conservação, avanço de gerações e adaptação de espécies. Isso atinge, diretamente, os interesses das 12 empresas afiliadas ao Programa, que têm oferecido significativa colaboração para o desenvolvimento das pesquisas, além do setor florestal como um todo.
Visitas aproximam IPEF de instituições holandesas
Visitas aproximam IPEF de instituições holandesas
Durante a expedição à Holanda, a equipe do IPEF realizou diversas visitas a instituições e empresas com intuito de estreitar relacionamentos e adquirir novos conhecimentos sobre inovações, tecnologias e pesquisas em desenvolvimento.

O coordenador executivo do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF), Guilherme Oguri; e o gerente de serviços e extensão florestal, Israel Gomes Vieira; tiveram a oportunidade de conhecer o World Horti Center, considerado um centro de inovação internacional para horticultura em estufa (indoor) e que foi criado com foco em encontrar melhores soluções ambientais, sociais e tecnológicas para produção de hortaliças, por meio da pesquisa e educação.

Na empresa Anthura, tiveram acesso a uma das maiores produções e exportações de orquídea e antúrio do mundo, presente em mais de 70 países e que atua com sistemas autônomos de produção, como movimentação de bandeja e triagem de qualidade. Já nas empresas Pligt Professionals (produtora de mini rosas), Valstar (produtora de calathea) e Deliflor (produtora de crisântemo) foi possível conhecer o alto nível tecnológico na produção de flores.

A expedição oportunizou ainda visita à fábrica da ISO Horti Innovators, empresa parceira do IPEF no projeto de automação de viveiros florestais; e a equipe pôde acompanhar o lançamento das tecnologias e visualizar as principais tendências na produção vegetal indoor durante a feira Greentech, considerada uma referência mundial na exibição tecnológica de horticultura.
As Árvores e a Música Brasileira
As Árvores e a Música Brasileira

Com apoio do IPEF, o Professo Ricardo Viani, (UFSCar), publicou o livro As Árvores e a Música Brasileira (Editora IPEF, 442 p.).

A obra compila cerca de 600 canções que falam de árvores, e apresenta descrições e fotografias de mais de 200 espécies arbóreas, nativas e exóticas do Brasil, citadas nestas canções.

A versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente no site do IPEF.
O IPEF convida as empresas que desejam investir no futuro da gestão florestal
O IPEF convida as empresas que desejam investir no futuro da gestão florestal.

Ao patrocinar o Programa de Preparação de Gestores Florestais - PPGF, você não apenas contribui para a formação de líderes qualificados, mas também se associa a uma iniciativa pioneira. Os participantes do programa são cuidadosamente selecionados entre os mais promissores engenheiros florestais recém-formados.
Junte-se a nós nessa jornada de crescimento e inovação!

Informações no site do IPEF.
Saiba mais sobre o IPEF!
Em 2024, estão sendo completados 15 anos do início da construção da nova sede do IPEF, localizado no bairro Monte Alegre em Piracicaba (SP).
Saiba mais sobre o IPEF!
Implantada numa área cedida em comodato, atualmente, pertencente à Oji Papéis Especiais, as obras permitiram a transferência da sede do Instituto, que estava alocada na ESALQ/USP, para instalações mais adequadas, considerando aspectos jurídicos e de funcionalidade, além de permitirem a ampliação do escopo de objetivos e ações do Instituto
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Arauco: Investimento
A Arauco, recentemente integrada ao quadro de Associadas do IPEF, divulgou que iniciará terraplenagem para sua 1ª fábrica de celulose no Brasil, no mês de julho. Com investimento industrial de R$ 15 bilhões, a planta, localizada em Inocência - Mato Grosso do Sul, será construída em 2025.

Suzano: Aquisição
A Suzano divulgou mais um importante passo em sua história centenária. A empresa passou a ter 15% do capital da Lenzing, empresa austríaca que atua no fornecimento de fibras de celulose premium para a indústria têxtil e de não-tecido. Ainda de acordo com a companhia, essa aquisição está alinhada a suas estratégicas de conquistar espaço em novos mercados, com o propósito de levar inovação e sustentabilidade ao dia a dia das pessoas.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais