PCCF apresenta importantes atualizações
sobre certificação florestal
|
|
Fomentar discussões sobre questões relevantes em torno da Certificação Florestal foi o principal objetivo da 32ª Reunião de Filiadas do Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF, realizada em Belo Horizonte (MG).
Com a presença de 36 representantes de 21 empresas filiadas, além de participantes que acompanharam online, o encontro discutiu temas importantes para o setor, como o papel dos sistemas de certificação FSC e PEFC em relação ao EUDR; as propostas de alterações na Norma 1003 do PEFC; atualização da Norma de Plantações do PEFC (14789). O Projeto de Conversão do FSC, conduzido pelo PCCF com apoio da Ibá, foi apresentado e discutido entre os participantes; também foi abordado o desempenho das empresas nos relatórios de NCR e a presença do FSC Brasil, trazendo pautas importantes para a certificação florestal brasileira.
A atualização sobre a Lista de Pesticidas Altamente Perigosos do FSC foi apresentada e, de forma dinâmica, foi discutida a regulamentação brasileira atual sobre o uso de drones na agricultura e silvicultura com os seus aspectos operacionais. Além disso, o panorama do monitoramento nas empresas em relação à NR31, e a relação entre as operações florestais e a segurança do trabalho na madeira controlada foram temas tratados. A reunião oportunizou ainda apresentações com as perspectivas técnicas e práticas em relação ao monitoramento de erosões em operações florestais, com mesa redonda e empresas compartilharam boas práticas sobre o assunto.
O PCCF agradece novamente a participação de todos os palestrantes e representantes das empresas que prestigiaram a reunião.
|
|
Professores da UNESP e UNISS conhecem as instalações do IPEF
|
|
Os professores Iraê Guerrini, da Unesp – Botucatu, e Antonio Gonga, da Università degli Studi di Sassari (Uniss) - Itália, visitaram o IPEF para conhecer melhor suas instalações, as áreas de atuação e as atividades desenvolvidas.
No encontro, os pesquisadores foram recebidos pelo coordenador executivo do Programa sobre Silvicultura e Manejo (PTSM), Alexandre Ferraz, e tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas do Instituto e avaliar possibilidades de interação.
A visita reforça o compromisso do IPEF em promover a cooperação científica rumo ao contínuo desenvolvimento do setor florestal.
|
|
IPEF em eventos na África e Portugal
|
O Fórum das Nações Unidas sobre as Florestas, a Comissão da União Africana, o Fórum Florestal Africano e o Governo da República do Congo organizaram a Conferência Internacional sobre a Florestamento e Reflorestamento, de 2 a 5 de julho de 2024, na cidade de Brazzaville, República do Congo. O evento teve como focos principais os projetos, os desafios e os progressos realizados na área florestal, considerando as estratégias mundiais e africanas sobre plantações florestais.
O continente africano tem sido alvo de importantes ações no campo florestal, envolvendo empresas e organizações globais, considerando o potencial e as oportunidades ligadas à florestas, frente às questões climáticas, a estocagem de carbono e a busca de soluções para aos desafios econômicos e sociais em diversas de suas regiões.
Parte importante da Conferência foi a inclusão de um painel para apresentação das ações relacionadas ao tema, considerando diversas regiões do mundo. Apoiado pela Comunidade Econômica Européia, o IPEF foi convidado para participar desse painel, representando o continente americano, mediante palestra do Diretor Executivo do Instituto, Prof. José Otávio Brito, que abordou o tema “As plantações florestais no Brasil e o papel da pesquisa”. A declaração final da conferência pode ser acessada neste link.
Como extensão de viagem, o Prof. José Otávio Brito e Vitor Jatsek, pesquisador do IPEF, visitaram o ForestWise, em Vila Real - Portugal. No encontro foi possível dar continuidade as tratativas de ações conjuntas, frente ao acordo de cooperação técnico-científico recentemente estabelecido entre o IPEF e a Instituição.
O ForestWise é um instituto com muita similaridade com o IPEF, e tem como missão a promoção da gestão integrada da floresta e incêndios, com base em atividades de investigação e desenvolvimento, transferência de conhecimento e tecnologias, atuando como aglutinador entre a indústria, a academia e a administração pública.
|
|
|
ESALQ-USP apresenta novos docentes
|
|
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo divulgou a contratação dos novos docentes para o seu departamento de ciências florestais.
Rodrigo Hakamada, que é líder científico do Programa Cooperativo sobre Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus (PCoppice) do IPEF, está entre os professores contratados. Com uma vasta experiência no setor florestal, Hakamada trabalhou em empresas privadas, foi professor na Univ. Fed. Rural de Pernambuco, professor visitante na Univ. de Guadalajara, México, desenvolveu seu postdoc na Colorado State University, é orientador do Grupo Florestal Monte Olimpo (GFMO), e na ESALQ irá atuar na área de Manejo Florestal e Adaptação às Mudanças Climáticas, área nova e considerada estratégica para a universidade.
Para compor a equipe de docentes, a ESALQ-USP contratou Humberto de Jesus Eufrade Junior, doutor em Ciência Florestal pela UNESP e seus projetos abrangem o desenvolvimento de tecnologias para conversão da biomassa em novos biomateriais, explorando a interface entre a indústria e os produtos de base florestal. Nathália Nascimento é doutora em Ciência do Sistema Terrestre pelo INPE, suas pesquisas estão focadas na interação humano-natureza e, além de professora do Departamento de Ciência Florestais, é coordenadora do Laboratório de Política e Educação Ambiental-OCA. Matheus Pinheiro Ferreira é doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE, possui experiência em sensoriamento remoto hiperespectral e modelagem de transferência radiativa, e sua linha atual de pesquisa se concentra no monitoramento e quantificação de recursos florestais por sensoriamento remoto e inventários florestais.
“A ESALQ-USP se diferencia por contratar pessoas com vivência prática fora da academia. Isso proporciona aos alunos uma visão de mundo mais ampla e mais conectada à realidade”, pontua Rodrigo Hakamada.
|
|
Livro: "Recursos Genéticos de Eucalipto nas Estações Experimentais de Ciências Florestais da ESALQ: Usos e Manutenção"
|
|
A Obra é uma iniciativa do Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal do IPEF e tem por objetivo fazer referência aos recursos genéticos de eucalipto das estações experimentais da ESALQ/ USP, oferecendo informações detalhadas sobre o histórico de origem, o desenvolvimento das populações, incluindo suas características, potenciais usos e áreas de adaptação.
|
|
|
O IPEF convida as empresas que desejam investir no futuro da gestão florestal.
Ao patrocinar o Programa de Preparação de Gestores Florestais - PPGF, você não apenas contribui para a formação de líderes qualificados, mas também se associa a uma iniciativa pioneira. Os participantes do programa são cuidadosamente selecionados entre os mais promissores engenheiros florestais recém-formados.
|
|
|
Veracel na Bahia
A Veracel Celulose completou 33 anos de operação na Bahia e pontuou que comemorar esse aniversário é um bom motivo para lembrar trajetórias de evolução que contribuíram com o seu sucesso.
Suzano: investimentos
A Suzano anunciou a aquisição de duas fábricas da Pactiv Evergreen Inc. nos Estados Unidos, onde são produzidos papel cartão para embalagens de líquidos e copos de papel. Sujeita a aprovações regulatórias, previstas para ocorrerem até o final deste ano, a transação ampliará a presença da empresa na América do Norte e marcará a sua entrada no mercado de embalagens e food service na região. O acordo, de US$ 110 milhões, inclui as fábricas de Pine Bluff, no estado do Arkansas, e Waynesville, na Carolina do Norte.
|
|
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
|
|
|
Siga-nos nas redes sociais
|
|