IPEF Acontece | 72ª Edição | 09.08.24

IPEF ACONTECE
IPEF Acontece | 72ª Edição | 09.08.24
IPEF participa do Congresso Mundial IUFRO
IPEF participa do Congresso Mundial IUFRO
A 26ª edição Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), um dos maiores eventos florestais globais, foi realizada em Estocolmo-Suécia, reunindo participantes de 102 países, entre pesquisadores, gestores públicos e de empresas, e representantes da sociedade civil.

O IPEF participou do evento, sendo representado por líderes científicos e pesquisadores ligados aos seus Programas Cooperativos. Entre as atividades do Instituto, o Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) apresentou 5 trabalhos, expondo dados das microbacias experimentais localizadas em Itatinga (SP). Nessas apresentações, foi ainda possível destacar as ações realizadas nas empresas Suzano e Westrock, filiadas ao PROMAB, e demonstrar as boas práticas de manejo implantadas, bem como as estratégias hidrossolidárias utilizadas para garantir a água como um bem coletivo.

"No evento ficou claro que o tema água tem despertado cada vez mais interesse global, seja pela restauração de riachos e “wetlands”, pelas mudanças no manejo florestal em adaptação às alterações climáticas, e pelos “tradeoffs” observados nos projetos de carbono. É imprescindível avançarmos no conhecimento da hidrologia de plantios florestais, não mais com a visão de efeitos do manejo florestal, mas sim, como parte da solução para os problemas globais”, pontua o professor Silvio Ferraz, líder científico do PROMAB.

A participação do PROMAB, segundo a coordenadora executiva, Aline Fransozi, demonstra que os valores do Programa estão alinhados com o que o setor espera para o futuro. “Estamos no caminho certo e o conhecimento agregado nos auxilia ainda mais a pensar em estratégias de apoio às empresas florestais nessa jornada”.
Rede experimental de Eucalyptus urophylla do PCMF contribui na formação de pesquisadores
Rede experimental de Eucalyptus urophylla do PCMF contribui na formação de pesquisadores
Uma das redes experimentais do Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF serviu como base para a formação acadêmica de mestrado do pesquisador Guilherme Rocha, pela ESALQ-USP.

Composta por 125 progênies de polinização aberta de segunda e terceira geração, a rede experimental de Eucalyptus urophylla está distribuída por 20 locais em todo o Brasil, situados em áreas experimentais de diversas empresas do setor florestal. Esse projeto visa identificar e caracterizar a estabilidade das progênies em diferentes regiões do país e combina diferentes estratégias para a seleção recorrente da população, avanço da geração, e a identificação dos melhores indivíduos para clonagem.

Para o pesquisador Guilherme Rocha, a integração das atividades com empresas do setor e com pesquisadores renomados na área de melhoramento florestal, proporciona uma formação única, que promove tanto o desenvolvimento profissional quanto pessoal. “Trabalhar com a análise de um conjunto de dados tão vasto e complexo, além da lidar com genótipos de grande relevância ao setor, representa um desafio que contribui significativamente para o crescimento profissional”, pontua.

A defesa de mestrado, sob orientação do coordenador do IPEF, Paulo Henrique Muller da Silva, contou com a participação dos professores Evandro Novaes (UFLA) e Rinaldo de Paula (UNESP), que fizeram grandes contribuições ao projeto e contribuem constantemente ao programa.

O IPEF se destaca em seu compromisso de desenvolver pesquisas e também contribuir na formação de futuros profissionais do setor.
Oportunidade: Vagas de Mestrado e Doutorado com atuação no PTSM
Oportunidade: Vagas de Mestrado e Doutorado com atuação no PTSM
Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da ESALQ/USP, para ingresso no primeiro semestre de 2025. O Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF conta com 4 vagas, mestrado e doutorado, para a área de Solos e Nutrição Florestal junto ao Programa.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2024.
Informações neste link.
PPGF
Uma referência no setor florestal, um importante mecanismo de seleção de profissionais com um criterioso processo seletivo e um marco na carreira, assim o PPGF é reconhecido.

Fique atento! Em breve teremos informações sobre o processo seletivo
da 14ª edição do Programa no site do IPEF.
Revista Scientia Forestalis
Revista Scientia Forestalis
A 52ª Edição da Revista Scientia Forestalis, volume 2024, já conta com novos artigos, que foram selecionados pelo corpo editorial da publicação com o auxílio de um grande e número de renomados revisores das mais diversas instituições do Brasil e do exterior.

Acesse a edição neste link.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas
O XXXIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas será realizado entre os dias 12 e 15 de agosto de 2024, no Expo Dom Pedro-Campinas, junto ao XXV Congresso Latinoamericano de Malezas. Com mais de 90 palestras, mesas de discussão, oportunidades de negócios, exposição de novas tecnologias (serviços e produtos), além de apresentações orais e em pôsteres dos principais trabalhos de pesquisas (+de 600) desenvolvidas na área, a expectativa é receber mais de 1.000 congressistas. Inscrições neste link.

Suzano: nova unidade
A fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo-MS, já está em funcionamento. A unidade recebeu um investimento de R$ 22,2 bilhões e já se tornou uma referência em inovação, sustentabilidade e é reconhecida como a maior operação de celulose em linha única do mundo.

Klabin: Resultados
A Klabin divulgou que fechou o 2T24 com um EBITDA Ajustado de mais de 2 bilhões de reais e um crescimento de 33% nas vendas de papel-cartão e containerboard, com o maior volume de vendas de celulose fluff desde 2016.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais