IPEF Acontece | 8ª Edição | 30.09.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 8ª Edição | 30.9.21
Anote na Agenda: dia 18/10 será o lançamento do “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura” 

O Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF) realizará no dia 18 de outubro, das 15h às 16h, uma live para o lançamento do “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura”.  O estudo, realizado pelo IPEF desde 2015, apresenta nesta edição os resultados de um trabalho de cerca de 2 anos, com informações inovadoras sobre as duas principais culturas florestais, Eucalyptus e Pinus, e tem como base as empresas associadas ao Instituto, as filiadas aos Programas Cooperativos PCMAF e ao PPPIB - Pesquisa do Pinus no Brasil, entre outras, totalizando 20 empresas participantes. 

O evento será transmitido pelo canal do   Youtube do IPEF   e contará com a presença de Cássio Fagundes, especialista em desenvolvimento excelência de operações florestais da CENIBRA; de José Baptista, especialista em desenvolvimento operacional florestal na CMPC; além do líder científico, Prof. Saulo Guerra, e do coordenador executivo, Guilherme Oguri, ambos do PCMAF. 

PPPIB realiza experimento em Filiada de SC

PPPIB realiza experimento em Filiada de SC

O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil do IPEF (PPPIB) dá continuidade ao seu trabalho de avaliações nos experimentos de adubação, controle de matocompetição e preparo de solo em plantações de Pinus taeda na cidade de Campo Belo do Sul (SC), em sua empresa filiada, Florestal Gateados. A visita técnica permitiu coletas de amostras de raízes finas, acículas e plantas daninhas, que foram destinadas para análises no Laboratório de Ecologia Florestal (LABEFLO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os resultados fornecerão dados científicos para comprovar se a adição de nutrientes via adubação auxiliará no status nutricional de acículas e se o método de preparo do solo afetará o crescimento do sistema radicular das plantas, além de verificar se o nível de infestação de plantas daninhas pode interferir negativamente no crescimento de Pinus taeda. 

Encontro do Programa de Residência/UFRPE

Encontro do Programa de Residência/UFRPE

O Programa de Residência Profissional Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, promovido em parceria com o MAPA e com apoio do IPEF, completou 6 meses de atividade. O Programa de Residência oferece o treinamento prático em atividades ligadas ao setor de base florestal e em empresas filiadas ao Programa Cooperativo Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus do IPEF (PCoppice). A residente Édina Dal Molin atua na área de pesquisa e desenvolvimento na empresa Dexco; Jorge Monteiro na classificação e modelagem do uso e cobertura da terra na Suzano; Juliana Lomartire em projetos de produtividade também na Suzano; Jadiene Moura faz o acompanhamento das operações florestais do PCoppice na Bracell; enquanto Sarah Diniz atua na gestão do PCoppice pelo IPEF; e Guilherme Nichele está na ArborGen – empresa não filiada ao PCoppice.

PCCF é eleito para o CDP do FSC® Brasil

PCCF é eleito para o CDP do FSC® Brasil 
 
A coordenadora executiva do Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal do IPEF (PCCF), Erica Fonseca, foi eleita como representante da câmara econômica no subcomitê de plantações do Comitê de Desenvolvimento de Padrões do FSC Brasil, com termo de posse até 29 de julho de 2024. O Comitê tem a função de contribuir ativamente com os processos de construção das normas e padrões nacionais, buscando um posicionamento alinhado com demais membros da câmara, orientando os trabalhos da diretoria executiva nas consultas públicas, na interlocução com atores internacionais da Rede FSC e outras atividades pertinentes; além de aprovar os documentos relativos aos padrões e normas para aprovação final do Conselho Diretor do FSC Brasil. “O CDP do FSC Brasil é uma grande oportunidade de aprendizado e contribuição ao setor florestal brasileiro certificado. Em convergência com os objetivos do PCCF, creio que este seja um momento fundamental na continuidade à construção do Novo Padrão de Manejo Nacional e adaptação dos futuros IGIs da Política de Pesticidas. É muito gratificante ocupar esta posição e fazer parte de tantas co-criações”, pontua Erica Fonseca.  
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da FCA/UNESP

A Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP – Campus de Botucatu, está com inscrições abertas para o processo seletivo no Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal. O Programa conta com 15 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado, nas linhas de pesquisas em Conservação de Recursos Naturais, Silvicultura e Genética Florestal, Proteção Florestal e Tecnologia de Produtos Florestais. Para mais informações acesse este link. 

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais