IPEF Acontece | 9ª Edição | 15.10.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 9ª Edição | 15.10.21
Podcast Falando em Floresta 

Banco de germoplasma: Importância para mudanças no Melhoramento Genético é o tema do novo episódio do podcast do IPEF. 

Paulo Henrique Muller da Silva, Coordenador Executivo do Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal do IPEF (PCMF) conversa com Kleovane Carlos Figueiredo de Paula, coordenador de processos, e Claudilene Aparecida Alves Pena, coordenadora de viveiros, ambos da Aperam, sobre as atividades e ações da empresa em melhoramento florestal. 

Neste bate-papo, Paulo Henrique, Kleovane e Claudilene abordaram o acervo de materiais genéticos da Aperam, passando pela sua história, manutenção e ampliação do banco de germoplasma relatando a sua importância para mudança na qualidade da madeira e do carvão com destaque para o aumento da densidade básica e suas implicações no processo produtivo. 

Vamos Falar em Floresta com o IPEF? 

Clique aqui para acessar o episódio.

Artigos PCMF

PCMF: artigos internacionais  

Dois artigos resultantes dos trabalhos realizados pelo Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal do IPEF (PCMF) foram publicados em periódicos internacionais. “Thinning strategies for Eucalyptus dunnii population: balance between breeding and conservation using spatial variation and competition model” foi destaque na Revista Tree Genetics & Genomes e descreve o melhoramento da população de Eucalyptus dunnii com a composição do pomar, na empresa PalmaSola (SC),  realizado considerando o ganho genético e também o tamanho efetivo - informações fundamentais para a estratégia de longo prazo do programa de melhoramento. Já o artigo “Adaptability and stability of novel eucalypt species and provenances across environments in Brazil at two assessment”, publicado na Revista New Forest, apresenta como são avaliadas e selecionadas as espécies em diferentes regiões brasileiras, com destaque para o potencial produtivo de algumas espécies não tradicionais da silvicultura brasileira a exemplo de Corymbia henryi, C. variegata, Eucalyptus longirostrata e E. major em diferentes locais, tornando informações fundamentais para definir espécies e locais que devem ser trabalhados pelo PCMF. 

Parceria BiCEP

IPEF mantém parceria com BiCEP 

A Aliança de Controle Biológico de Pragas do Eucalipto (BiCEP), formada em 2013 pelo IPEF e a Forestry South Africa, em colaboração com a Forestry and Agricultural Biotechnology Institute (FABI), a Associação da Indústria Papeleira Portugal (CELPA) e a University of the Sunshine Coast (USC), tem a missão de colaborar com as pesquisas internacionais sobre o controle biológico de pragas de insetos do eucalipto. Com atuação em algumas frentes de trabalho, o BiCEP prepara abordagens de gestão de relevância para plantações de eucalipto em todos os lugares, incluindo controle biológico aumentativo e manipulação tritrófica, com pesquisas sobre o papel dos inimigos naturais na regulação da população de pragas em plantações de eucalipto na Austrália e no exterior; faz a avaliação e fornecimento de agentes de controle biológico para coordenar a seleção, coleta e envio de inimigos naturais para as regiões afetadas; e, assim, contribui com o desenvolvimento de uma rede de vigilância de biossegurança florestal com foco em pragas e patógenos. Desde o início dos trabalhos, já foi possível identificar as principais pragas, com as cinco maiores, e que exigem trabalho de pesquisa na Austrália e no mundo.

Webinar PCMAF

Lançamento do “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura” 

O Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF) realizará no dia 18 de outubro, das 15h às 16h, uma live para o lançamento do “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura”.  O estudo, realizado pelo IPEF desde 2015, apresenta nesta edição os resultados de um trabalho de cerca de 2 anos, com informações inovadoras sobre as duas principais culturas florestais, Eucalyptus e Pinus, e tem como base as empresas associadas ao Instituto, as filiadas aos Programas Cooperativos PCMAF e ao PPPIB - Pesquisa do Pinus no Brasil, entre outras, totalizando 20 empresas participantes. 

O evento será transmitido pelo canal do  Youtube do IPEF  e contará com a presença de Cássio Fagundes, especialista em desenvolvimento excelência de operações florestais da CENIBRA; de José Baptista, especialista em desenvolvimento operacional florestal na CMPC; além do líder científico, Prof. Saulo Guerra, e do coordenador executivo, Guilherme Oguri, ambos do PCMAF. 
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco está com as inscrições abertas para o mestrado (16 vagas) e doutorado (9 vagas) do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais 2022-1 da UFRPE.  Dentre as diversas linhas de pesquisa que o Programa oferece, o curso conta com uma vaga para atuar no Programa Cooperativo Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus do IPEF (PCoppice), sob orientação do Prof. Rodrigo Hakamada e que está sendo desenvolvido em empresas filiadas ao PCoppice como a Aço Verde do Brasil, Bracell, CMPC, Dexco, Gerdau, International Paper, Klabin, Suzano e Vallourec.  Informações e inscrições, acesse: www.editais.prppg.ufrpe.br

International Paper Brasil agora é Sylvamo

Companhia conclui separação global dos negócios de papéis para imprimir e escrever e embalagens e anuncia a nova marca. Como anunciado, a Sylvamo passa a ter maior flexibilidade estratégica, uma liderança e equipes fortes, as melhores fábricas de papel em regiões competitivas do Brasil, Estados Unidos e Europa, e marcas icônicas como Chamex, Chamequinho e Chambril.  

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais