Série Técnica IPEF

Série Técnica IPEF - Edição Nº 46 (outubro de 2019)

Silvilaser 2019
De 8 a 10 de outubro de 2019
Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Apresentação

Esta edição da Série Técnica IPEF reúne todas as contribuições apresentadas durante a realização do Silvilaser 2019. Silvilaser é um tradicional evento promovido por uma comunidade internacional de pesquisadores na área florestal que usa tecnologias laser espaciais, aero embarcadas ou terrestres, para fins de investigação científica.

A edição de 2019 do Silvilaser, hospedada pela primeira vez na América Latina, foi realizada no Brasil no período de 8 a 10 de outubro de 2019, no Mabu Thermas Grand, em Foz do Iguaçu, a poucos quilômetros do parque nacional, das Cataratas, e da hidroelétrica de Itaipú. 16ª conferência internacional de uma bem sucedida série de reuniões, os participantes se revezaram apresentando e discutindo o uso de tecnologias de escaneamento a laser para avaliar e gerenciar ecossistemas florestais.

Nesta edição, a conferência reuniu cientistas, pesquisadores, estudantes e usuários LiDAR de todo o mundo para compartilhar suas experiências no desenvolvimento e aplicação de técnicas de varredura a laser que nos ajudam a compreender melhor o funcionamento de ecossistemas florestais e a facilitar o manejo sustentável desses recursos. Também pudemos promover e fortalecer os vínculos entre pesquisadores, fornecedores de dados e usuários de produtos finais.

Desde 2002, quando se realizou o primeiro Silvilaser em Brisbane, na Austrália, vários países em diferentes continentes já tiveram a oportunidade de sediar conferências Silvilaser. O Brasil teve em 2019 o privilégio de se tornar um dos doze países da lista, e o primeiro na América do Sul. As reuniões foram inicialmente anuais, revezando-se de cronologicamente entres os seguintes países Austrália, Canadá, Suécia, Alemanha, EUA, Japão, Finlândia, Inglaterra, para então retornar na seguinte sequência aos EUA, Alemanha, Austrália e Canadá. A partir da edição de 2013, na China, as reuniões se tornaram bienais, com a França sediando a edição de 2015, Estados Unidos a de 2017, e agora o Brasil a de 2019.

O Silvilaser 2019 teve como instituições anfitriãs a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Contamos com o valioso apoio financeiro a eventos de duas agências federais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e uma estadual, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Imprescindível também foi o patrocínio das empresas parceiras, Leica na categoria Diamante; CPE, ForLiDAR, FotoTerra, Klabin, Joanneum Research e UmweltData e OrthoDrone, na categoria ouro; Arauco, Pecege e Riegl, na categoria Prata; e Canopu e Itaipu Binacional na categoria Bronze.

Playlists YouTube com todas as apresentações do Silvilaser 2019 estão disponível, e podem ser acessadas no YouTube. Um curto vídeo registra também os trabalhos realizadas no dia de campo organizado no Refúgio Ecológico da Itaipú HidroElétrica.

A atividades de campo realizadas nesse dia foram um dos pontos altos da conferência, pois nuvens de pontos LiDAR foram coletadas para serem compartilhadas com os participantes. Cinco diferentes equipamentos de escaneamento foram demonstrados. Disponível na página do evento, o interessado nos dados capturados durante o dia de campo, pode fazer o download das nuvens de pontos no formato LAZ (co-registradas e limitadas à área das parcelas visitadas), um relatório síntese que registra o tipo de equipamento que foi usado com várias capturas de tela ilustrando as nuvens coletadas, e o código R para acesso e visualização dessas nuvens.

O congresso reuniu aproximadamente 200 participantes de diferentes países, incluindo Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Chipre, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Países Baixos, Polônia, Reino Unido, República Checa, Romênia, Suécia e Zâmbia. Formado por pesquisadores, professores, estudantes, consultores e provedores de serviços, os participantes assistiram a 121 contribuições diretas na forma de apresentações orais ou pôsteres. Destacaram-se dentre as palestras apresentadas, os trabalhos da NASA, de agências espaciais europeias, chinesas e japonesas, e de diversas universidades brasileiras, americanas e europeias.

Todas as apresentações orais e pôsteres foram gravadas em vídeo e estão disponíveis no canal exclusivo do evento; ou acesse diretamente o vídeo que desejar clicando no respectivo link disponibilizado a partir da página 78 deste documento.

Nove palestrantes convidados abriram as seções diárias de trabalho. Michael Keller do Serviço Florestal Norte-Americano, Ralph Dubayah da Universidade de Maryland e investigador principal do projeto GEDI da NASA, Svetlana Saarela da Universidade SLU da Suécia, Jean Ometto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, William Kim da Leica, Matheus Nunes pesquisador da Universidade de Cambridge, Eben N. Broadbent da Univ. da Flórida, Tiago Conto fundador da startup brasileira ForLiDAR e Martin Isenburg, desenvolvedor do sistema LAStools para processamento de dados LiDAR. As apresentações voluntárias totalizaram 60 contribuições orais e 57 pôsteres, cujos resumos são disponibilizados neste documento.

Boa leitura!

Série Técnica IPEF
v. 24, n. 46, p. 1-100, outubro de 2019
Download Arquivo PDF - 2.437KB