IPEF Acontece | 15ª Edição | 14.01.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 15ª Edição | 14.01.22
Nova circular técnica do IPEF 

O IPEF acaba de divulgar a Circular Técnica “Caracterização da dinâmica de índices de vegetação e estimativa do Índice de Área Foliar (IAF) em povoamentos de Pinus no Brasil via sensoriamento remoto” 

O estudo, que já está disponível no site do Instituto, teve como objetivo caracterizar a dinâmica dos índices de vegetação NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) e EVI (Enhanced Vegetation Index), e estimar o IAF (índice de área foliar) em povoamentos de Pinus taeda (PTA) e Pinus caribaea (PCH), ao longo de um gradiente geográfico no Brasil, via sensoriamento remoto, utilizando áreas da rede experimental do Programa Cooperativo sobre Pesquisas de Pinus no Brasil do IPEF (PPPIB) no sul e sudeste do país.  

A Circular Técnica (ISSN 0100-3453), publicada desde 1979, traz como objetivos principais as transferências de tecnologia, disseminação de métodos, técnicas e informações para o desenvolvimento das atividades florestais e para a atualização dos profissionais que atuam no setor. 

Acesse o conteúdo desta nova Circular Técnica no site do IPEF
PROTEF visita filiada CMPC

Capacitação técnica na CMPC

O Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do IPEF promoveu uma visita em sua filiada CMPC para capacitação técnica.  A empresa recebeu em sua unidade industrial, na cidade de Guaíba (RS), o pesquisador Leonardo Rodrigues Barbosa (Embrapa) que abordou com a equipe da CMPC a criação massal de Cleruchoides noackae, inimigo natural de Thaumastocoris peregrinus (percevejo-bronzeado). Para saber mais sobre as linhas de pesquisa sobre proteção florestal, entre em contato com a equipe do Programa pelo site do IPEF: www.ipef.br

PPPIB participa de evento florestal

PPPIB participa de evento florestal

O Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus (PPPIB) do IPEF participou da 18ª Codornada Florestal, em Curitibanos (SC), em que foram discutidas a atualização de práticas silviculturais, de manejo e possibilidade de colheita de multiprodutos de florestas de Pinus. O coordenador do PPPIB, Matheus S. Kulmann, esteve presente em busca de novas soluções e neste ano o Programa visa a apresentação de propostas de estudos sobre curva de calibração de adubação, alternativas de tipos de preparo de solo e novas tecnologias no controle de plantas daninhas. 

IPEF/PCCF busca Coordenador Executivo

IPEF/PCCF busca Coordenador Executivo

O IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais está com inscrições abertas, até o dia 25 de janeiro, para o processo seletivo de uma vaga presencial (celetista) para o cargo de Coordenador Executivo do Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF). O profissional deve ter graduação em engenharia florestal ou ambiental, agronomia, biologia ou em áreas relacionadas, ser fluente em inglês e avançado em espanhol, ter habilidades em gerenciamento de processos e projetos, e atuar de forma presencial na sede do Instituto em Piracicaba (SP). 

O edital completo do processo de seleção está disponível no site do IPEF
Setor Florestal e Associadas ao IPEF

Participe da Consulta Pública do MAPA sobre sementes e mudas! 

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) submeteu a Consulta Pública três propostas que visam atualizar as normas para produção, comercialização e utilização de sementes; para a inscrição e o credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas; e para a inscrição de cultivares e espécies no Registro Nacional de Cultivares e suas alterações.  

As normativas estão disponíveis no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (www.agricultura.gov.br) e Consulta Pública da minuta das Portarias, bem como a participação, pode ser realizada até o dia 08 de fevereiro de 2022.  Os links das Propostas estão disponíveis no site do IPEF: www.ipef.br.  

ABTCP 2022

O envio das propostas de trabalhos para o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel terá início na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro. O trabalho completo pode ser enviado até o dia 29/04/2022. Já o Congresso está agendado para os dias 04, 05 e 06 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.  

Investimento ArcelorMittal 

A ArcelorMittal divulgou o investimento de R$ 4,3 bilhões em suas operações. O recurso será aplicado até 2024 e, assim, a empresa reafirma o compromisso com Minas Gerais, com o Brasil e com as comunidades que abrigam suas operações. 
IPEF Acontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais