IPEF Acontece | 26ª Edição | 30.06.22

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 26ª Edição | 30.06.22
Falando em floresta: Produção de madeira e abastecimento de água
Podcast Falando em Floresta
Nesta edição do seu podcast Falando em Floresta, o IPEF reuniu Bruna Moreira Sell, coordenadora executiva do Programa de Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas do IPEF (PROMAB), o Prof. Otávio Campoe, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coordenador dos Programas Cooperativos sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto (EUCFLUX) e sobre Modelagem da Produtividade de Florestas Plantadas de Eucalyptus (ModProd), ambos do IPEF, a Profa. Carla Cassiano, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e o Prof. Silvio Ferraz, ESALQ/USP e líder científico do PROMAB, e colocou em pauta a produção de madeira e o abastecimento de água.

O bate-papo entre os profissionais abordou as técnicas e o planejamento manejo florestal, formas de conciliar a produção de madeira e o abastecimento de água.

Acesse agora o novo episódio.
Parceria científica entre Embrapa Agricultura Digital e os Programas IPEF gera estudo sobre ferramenta de modelagem da produtividade
Parceria EMBRAPA e Programas Cooperativos do IPEF
Pesquisadores vinculados aos Programas Cooperativos do IPEF sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto (EUCFLUX), sobre Modelagem da Produtividade de Florestas Plantadas de Eucalyptus (ModProd) e sobre Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico (TECHS) estão trabalhando na integração das bases de dados para o desenvolvimento de estudos mais robustos sobre as relações solo-planta-atmosfera.

Um dos primeiros frutos desse trabalho, desenvolvido em parceria com a Embrapa Agricultura Digital, localizada em Campinasn (SP), foi a publicação de um artigo científico no periódico “Agricultural and Forest Meteorology”, que apresenta uma nova ferramenta para modelagem da produtividade do eucalipto. A ferramenta é um módulo especifico para plantações de eucalipto e integra a plataforma de simulação das interações solo-planta-atmosfera ECOSMOS - Ecosystem Model Simulator, promissora no sentido de simular interações em ecossistemas agrícolas, considerando as culturas soja, milho, trigo e cana de açúcar.

Neste link você terá acesso a mais informações sobre o estudo e a nova ferramenta.
Já pensou em um inventário florestal feito totalmente com LiDAR embarcado em drones?
Inventário florestal com LiDAR embarcado em drones
O Programa Cooperativo sobre Tecnologias LiDAR do IPEF (ProLiDAR) está trabalhando para que o escaneamento LiDAR se torne uma realidade no Brasil.

A tecnologia possibilita a criação de nuvens de pontos 3D, que indicam a precisa localização da área iluminada por fótons de luz laser na superfície de um elemento que compõe a paisagem escaneada. A nuvem de pontos resultante permite a reconstrução digital da superfície do solo, das árvores e de qualquer outro elemento presente na área de estudo. Diferentes plataformas fixas e móveis, terrestres e aero-embarcadas, são usadas para produzir essas nuvens de pontos. O ProLiDAR tem explorado nuvens geradas por diferentes plataformas, com coletas de dados LiDAR em tripés fixos, acopladas em mochilas ou em quadriciclos, em aeronaves tripuladas ou em drones. Sendo que, o uso de sensores LiDAR em drone para a aquisição de dados florestais tem se mostrado uma alternativa metodológica versátil, segura e de baixo custo. Quando comparado aos tradicionais sistemas de inventário florestal, produz dados precisos, com rapidez, para inúmeras finalidades e em diversos contextos produtivos.

O ProLiDAR é referência metodológica no uso de dados LiDAR para mensuração da altura e diâmetro de árvores, estimação de biomassa, carbono e outros parâmetros volumétricos florestais, tanto de plantios manejados para fins industriais, quanto de povoamentos para fins de conservação, sequestro de carbono ou restauração de áreas degradadas.

Venha conhecer as novidades e inovações! Participe da evolução e avalie os benefícios que as tecnologias LiDAR podem trazer para a sua empresa.
Restauração Florestal e Agroflorestal em áreas de Assentamentos Agroecológicos
Restauração Florestal e Agroflorestal em áreas de Assentamentos Agroecológicos
O IPEF, através do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA), participou do seminário “Estratégias de Adequação Ambiental nos Assentamentos Rurais do Projeto Assentamentos Agroecológicos”, realizado Escola Popular de Agroecologia e Agroflorestal Egídio Brunetto, localizada no Extremo Sul da Bahia.

O encontro teve o objetivo de fortalecer as ações voltadas à melhoria da saúde dos agroecossistemas através da restauração florestal e agroflorestal realizada pela agricultura familiar na região. Promovido pela equipe de coordenação acadêmica do PAA, pela Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egidio Brunuetto e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA), da Universidade de São Paulo, colocou em pauta os aspectos legais relacionados às áreas de proteção ambiental - Área de Preservação Permanente, Reserva Legal e Áreas de Uso Restrito previstos no Código Florestal, o déficit de vegetação nativa atual dos assentamentos, além dos métodos e modelos possíveis de serem aplicados para a adequação das áreas.
Fique Atento: Último dia responder à consulta pública do FSC sobre a Desenvolvimento e Revisão dos Requisitos do FSC (FSC-PRO-01-001)
Hoje, 30 de junho, é o último dia para responder à consulta pública do FSC sobre o Desenvolvimento e Revisão dos Requisitos do FSC (FSC-PRO-01-001), com o objetivo de definir o processo para desenvolver, revisar, revisar e retirar os requisitos internacionais do FSC, com base em princípios de racionalização, e promover a agilidade do sistema FSC, equilibrando as necessidades de estabilidade e previsibilidade e Normas Ambientais.

Entre em contato com o Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF para mais informações.
Anote na agenda: Reunião Técnica do Programa Cooperativo sobre Tecnologias LiDAR no dia 20 de julho.

O Programa Cooperativo sobre Tecnologias LiDAR realizará sua reunião técnica no dia 20 de julho, na sede do IPEF, em Piracicaba (SP). No encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer a tecnologia, que já é considerada uma inovação no setor florestal, por meio da apresentação de captação de dados LiDAR aeroembarcado em drone e processamento das nuvens coletadas.

Para mais informações acesse o site do IPEF e inscreva-se!

Congresso sobre Plantações Florestais
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Pós-Graduação Unesp: Modelagem Ecofisiológica em Sistemas Florestais e Agrícolas

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Modelagem Ecofisiológica em Sistemas Florestais e Agrícolas promovido pela Unesp, no Campus Botucatu (SP):

Inscrição alunos UNESP: de 04 a 06 de Julho de 2022
Demais universidades: de 11 a 13 de Julho de 2022
Informações com Taynan - posgraduacao.fca@unesp.br
Tel: (14) 3880-7400

9º Workshop Embrapa Florestas/APRE

Já estão abertas as inscrições para o 9º Workshop Embrapa Florestas/APRE, que será realizado nos dias 03 e 04 de agosto de 2022, na sede da Embrapa Florestas, em Colombo (PR). O evento colocará em pauta a “Produtividade florestal: como produzir mais para suprir a demanda crescente por madeira”. Informações neste link.

IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais