IPEF Acontece | 5ª Edição | 19.08.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 5ª Edição | 19.8.21
Laboratório do IPEF obtém clones mixoploides de Corymbia 

A poliploidia em Eucalyptus vem se destacando como uma boa opção no setor florestal para o incremento da qualidade e da produção florestal no Brasil e no mundo. 

Em uma iniciativa inédita, desde abril de 2021, o Laboratório de Biotecnologia Florestal do IPEF está estabelecendo protocolos de poliploidização de clones de Corymbia spp, com a missão de obter material tetraploide e, assim, contribuir para desenvolvimento em programas de melhoramento. 

Nos primeiros experimentos já foram obtidos clones mixoploides e a adequação do protocolo para novas tentativas, que já estão em andamento, e devem resultar em clones tetraploides de Corymbia spp. 

7

PCMF aborda projeto Corymbia e E. Robusta

O Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal do IPEF (PCMF) realizou a sua 18ª reunião e colocou em pauta os resultados de produtividade e densidade básica das principais espécies avaliadas pelo projeto; a situação atual do projeto de nutrição de  Corymbia variegata; a distribuição de sementes (123 progênies de  C. citriodora,  sete lotes importados de espécies de  Corymbia  do CSIRO e o lote do  C. variegata  do pomar australiano); o trabalho de obtenção de híbridos de Corymbia, incluindo material das empresas afiliadas e do próprio PCMF; a coleta e beneficiamento de 92 progênies de polinização aberta de  E. robusta  enviado para 10 instituições para implantação de uma nova rede experimental; e o delineamento do projeto  E. robusta. Os participantes de 19 instituições afiliadas ao Programa puderam ainda discutir os vários aspectos dos trabalhos que estão sendo conduzidos pelo projeto Corymbia.  

8

Veracel e UPM recebem relatório anual do Promab 

O relatório técnico anual do Programa Cooperativo sobre Monitoramento Ambiental em Microbacias Hidrográficas do IPEF (PROMAB) é uma importante ferramenta de comunicação sobre o monitoramento hidrológico.  Por meio desse estudo, a equipe técnica do Programa sintetiza os resultados anuais do monitoramento, avalia os efeitos do manejo florestal sobre os recursos hídricos, aponta problemas e faz recomendações técnicas para a empresa filiada. Os dados apresentados oferecem, além dos indicadores hidrológicos obtidos no último ano de monitoramento, a análise de toda a série histórica de dados acumulados.  Neste mês, a Veracel e a UPM, filiadas ao PROMAB, receberam seus relatórios.  Na Veracel, o estudo é composto pela análise de dois pares de microbacias, em Santa Cruz Cabrália e Guaratinga (BA). Já o da UPM consiste na análise da dinâmica hidrológica de duas microbacias localizadas na Estancia florestal El Viraró, no Uruguai.  

IPEF Acontece - 560 X 272 (7)

Boas vindas ao novo integrante do IPEF!

Antonio Leite Florentino é o novo assistente executivo do Programa Cooperativo Sobre Silvicultura e Manejo do (PTSM) do IPEF. Graduado em Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Agrárias pela ESALQ/USP, mestre em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente) pelo CENA/USP e doutorando em Ciências pelo Programa de pós-Graduação em Recursos Florestais na área de Silvicultura e Manejo Florestal (ESALQ/USP), o engenheiro florestal possui experiência em projetos agrícolas e florestais, e na área de silvicultura e manejo florestal, com destaque na fertilidade do solo e adubação, nutrição mineral, florestamento e reflorestamento, micronutrientes, reciclagem agrícola de resíduos orgânicos e metais pesados. Bem-vindo ao IPEF! 
 
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Certificação florestal

"O Futuro das Certificações" é o tema do WebNeo, evento online e gratuito que acontece no dia 27 de agosto à partir das 10h30, realizado pelo Neocert com apoio do IPEF e Ibá | Indústria Brasileira de Árvores.  Anote na agenda, dia 27/08 às 10h30, e acesse pelo site da Neocert:  neocert.com.br.

Solos e nutrição florestal

Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da ESALQ/USP. Em parceria com Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo do IPEF (PTSM), o curso conta com 3 vagas para a área de Solos e Nutrição Florestal. Interessados devem enviar o currículo vitae e histórico escolar para análise preliminar para o e-mail  alexandre@ipef.br  até sexta-feira - 20 de agosto. 

Mudanças climáticas

O livro sobre reflexos das mudanças climáticas nas plantações florestais está disponível para download gratuito no site do IPEF:  www.ipef.br/publicacoes/climatechange/.

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais