IPEF Acontece | 59ª Edição | 14.12.23

IPEF Acontece
IPEF Acontece | 59ª Edição | 14.12.23
Encontro debate a Produtividade, Fluxos de Carbono e Água em Eucalyptus
9ª Reunião de Filiadas do EUCFLUX
O Programa Cooperativo sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalyptus (EUCFLUX) do IPEF realizou a sua 9ª Reunião de Filiadas na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA-UNESP), em Botucatu (SP), em formato híbrido, e apresentou os seus resultados e conquistas de 2023.

O encontro contou com a participação de representantes das empresas filiadas Bracell, Cenibra, Dexco, Eldorado, Klabin, Suzano e Sylvamo; de instituições como UFLA, ESALQ, UNESP, e dos membros do CIRAD, Joannès Guillemot e Daniel Poultney.

Diversos temas das linhas de pesquisa do Programa foram abordados, incluindo o sequestro de carbono e dinâmica de uso de água por florestas de eucalipto, assim como estudos comparativos de atributos funcionais de tolerância à seca de diferentes materiais genéticos em sistemas de manejo de alto-fuste e talhadia.

Os presentes participaram ainda de uma visita técnica na torre de fluxo, localizada na área da Bracell em Itatinga (SP), que tem como principais funções o monitoramento e quantificação, de forma detalhada, dos fluxos de carbono e uso de água em plantações de Eucalyptus, possibilitando uma melhor compreensão da dinâmica de utilização de recursos naturais. E, também puderam visitar a Estação Experimental de Itatinga (ESALQ/USP), em que Aline Aparecida Fransozi, coordenadora executiva do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF, abordou pontos-chave sobre os efeitos das florestas plantadas sobre a quantidade e a qualidade de água em microbacias, abrindo discussões sobre importância da relação entre água e plantações florestais.
Arauco é a nova associada do IPEF
O IPEF celebra a associação da Arauco ao seu quadro de empresas associadas
O IPEF celebra a associação da Arauco ao seu quadro de empresas associadas. A companhia é uma das maiores indústrias de celulose e madeira do mundo, tendo no Brasil um total de 110 mil hectares de florestas.

Para o IPEF este é um momento importante e significativo! Com um total de 20 associadas, o Instituto representa as mais importantes empresas do setor de plantações florestais, com um total de 5 milhões de hectares de plantios.

Como associada a Arauco participará de importantes atividades cooperativas que certamente resultarão em dados de alta relevância em termos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. A empresa ressalta a importância em fazer das ações do Instituto, seja pela sua vanguarda no desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao setor florestal brasileiro ou pela possibilidade de desenvolver atividades cooperativas com as principais empresas florestais do país.

"É uma oportunidade ímpar de acesso a todo conhecimento e experiência gerada ao longo dos anos, fruto das grandes mentes de pesquisadores reconhecidos no Brasil e no exterior, envolvidos nos projetos e nos Programas Cooperativos do Instituto, que tanto beneficiaram o setor florestal brasileiro e o colocam como destaque no mundo" pontua Elias Borges dos Santos, gerente de pesquisa da Arauco, e complementa que fazer parte do elenco de associadas do IPEF também abre grandes possibilidades de benchmarking entre empresas, permitindo a adoção das melhores práticas nas atividades.
PROMAB recebe filiadas na Klabin - Paraná
XIX Reunião de Filiadas do PROMAB
A XIX Reunião de Filiadas do PROMAB foi realizada nas cidades paranaenses de Telêmaco Borba e Jaguariaíva, nas áreas da Klabin, e contou com a participação da equipe de planejamento da Klabin e das empresas filiadas Bracell, Veracel, Aperam e Suzano.

No encontro, foram apresentadas as atualizações e a perspectiva de novas empresas e microbacias no Programa, como as novas microbacias em processo de dimensionamento e instalação na Aperam, Paracel, Bracell -São Paulo e Bracell - Bahia.

Cases de empresas que estão utilizando os dados do monitoramento hidrológico e de outros projetos do PROMAB para efetivamente mudar o planejamento e o manejo nas áreas florestais foram demonstrados. Neste contexto, o destaque ficou por conta do manejo hidrossolidário adotado pela Klabin, em que a equipe de pesquisa obteve êxito em sensibilizar e ensinar os setores de planejamento e manejo sobre a questão e, juntos, desenvolveram um fluxo de trabalho adaptado ao local que considera o uso da água para todos os usuários. A Suzano também demonstrou o uso do Índice de Resiliência para o Mato Grosso do Sul no zoneamento das áreas críticas, que vem auxiliando a empresa a tomar decisões em novas implantações.

Os participantes visitaram ainda uma das microbacias monitoradas pelo PROMAB em Telêmaco Borba e a Bacia-escola em Jaguariaíva, que é utilizada para abastecimento público de água. Nessa bacia, a ênfase ocorreu na função educacional do espaço, tanto para as equipes internas quanto para o público externo em geral, que é um modelo com possibilidade de replicação em diversas outras empresas que fornecem serviços ecossistêmicos essenciais para a sociedade e que ajudam a desmitificar o tema floresta plantada e água.
Workshop PPPIB
SilviCarbo coloca em pauta o estoque e sequestro de carbono na silvicultura brasileira
1ª Reunião de Filiadas do SilviCarbo
Com a presença de empresas do setor florestal e instituições parcerias, o Programa Cooperativo SilviCarbo do IPEF - Fórum de Discussão e Ações Relacionadas ao Estoque e Sequestro de Carbono na Silvicultura Brasileira promoveu a sua 1ª Reunião de Filiadas, na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA-UNESP), em Botucatu (SP).

Entre os diversos temas abordados, a reunião colocou em pauta a atualização dos resultados alcançados em 2023, como a base de dados de BEF e R de Eucalyptus, Pinus e espécies nativas brasileiras. Foram discutidos também os artigos divulgados em revistas científicas de excelência sobre fatores que irão influenciar o setor de carbono florestal, como a interferência da colheita no sequestro e estoque de carbono. Os membros do SilviCarbo definiram ainda as atividades prioritárias para 2024, como a difusão dos resultados obtidos em veículos reconhecidos; e foram anunciados os eleitos para compor o Comitê Técnico Administrativo (CTA) no próximo ano.

O encontro contou com a participação de representantes das empresas filiadas, como Bracell, Cenibra, Dexco, Gerdau, Klabin, Suzano, Veracel, Vallourec e UPM Forestal; com estudantes de pós-graduação da UNESP, UFLA e ESALQ; com membros do CIRAD, Joannès Guillemot e Daniel Poultney; com a participação de Márcia Silva da Ibá, e com a presença de participantes on-line.
Novidade: 1º Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual para Inovação do Estado de São Paulo
1º  Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual para Inovação do Estado de São Paulo
O IPEF exalta a aprovação do 1º Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual para Inovação do Estado de São Paulo, que passa a integrar a Rede Nacional do PROFNIT - Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

Fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Agronômicas FCA-UNESP e o Centro Paula Souza, o Programa contempla 4 cursos de pós-graduação, sendo que um será direcionado para Inovação e conta com apoio do IPEF, da Suzano e Dexco (ambas associadas ao IPEF), além de diversas Instituições.

Com a missão de formar e capacitar agentes inovadores em todo o país, o planejamento dos cursos prevê um processo seletivo em 2024, com início da primeira turma de alunos em 2025.
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Eldorado Brasil completa 11 anos
No dia 12 de dezembro, a fábrica de celulose Eldorado Brasil, de Três Lagoas (MS), completou 11 anos de operação. A empresa pontua que em 2023 atingiu recordes de produção e comemora ainda a promoção de mais de 700 pessoas, o recebimento de recertificações internacionais e a inauguração do novo terminal portuário em Santos (SP).

Cenibra: Valorização dos Colaboradores
Para proporcionar mais segurança, conforto e bem-estar aos trabalhadores florestais, a Cenibra investiu na padronização do transporte coletivo no campo. Empresa divulga que, em parceria com a Vix e a Marcopolo, desenvolveu um modelo de veículo diferenciado e pioneiro para o transporte rural dedicado ao agronegócio.

Suzano: Equidade, Diversidade e Inclusão
A Suzano divulgou que tem como meta alcançar 30% de pessoas negras em cargos de liderança até 2025.
IPEF Acontece
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais