IPEF Acontece | 7ª Edição | 16.09.21

ipef-acontece
IPEF Acontece | 7ª Edição | 16.9.21
IPEF participa do projeto de zoneamento hidrológico dos plantios florestais no PR 

O IPEF, por meio do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB), se tornou parceiro da APRE - Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal para realização do projeto “Zoneamento Hidrológico dos Plantios Florestais no Estado do Paraná: Riscos, Vulnerabilidades e Plano de Monitoramento”, que tem como objetivo realizar um diagnóstico, com foco nas questões hídricas, das áreas com florestas plantadas.  

O estudo será realizado através de uma caracterização climática nas bacias hidrográficas dos pontos de captação de água para abastecimento público. As informações obtidas servirão de base para a definição de objetivos e regiões prioritárias para o monitoramento hidrológico quantitativo e qualitativo da associação. 

Workshop NR31 height=

PCCF promove workshop sobre a nova NR31

O Programa Cooperativo sobre Certificações Florestais do IPEF (PCCF) promoveu mais um evento sobre a nova redação da NR31, aprovada pela Portaria nº 22.677, de 22/10/2020 e que entrará em vigor ainda este ano. O workshop “Operacionalização do Banho aos Trabalhadores Envolvidos na Aplicação de Pesticidas” abordou as exigências sobre o banho aos trabalhadores envolvidos na aplicação de pesticidas. O evento online contou com a participação de mais de 125 pessoas e foi apresentado por Elimara Aparecida Assad Sallum e Caio Assad Sallum Toniolo (Assad Sallum Advogados Associados) e membros da Comissão Patronal da Revisão da Nova NR31 pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para uma participante da associada Eldorado Brasil, o evento trouxe excelentes considerações acerca de um tema novo que tem causado insegurança em implementar e atender a norma.

PCoppice

PCoppice: análise de sobrevivência de clones de eucalipto

O Programa Cooperativo Produtividade da Brotação de Clones de Eucalyptus do IPEF (PCoppice) reuniu as empresas Bracell, CMPC Brasil, Duratex, Gerdau, International Paper Brasil, Klabin, Suzano, Vallourec, AVB - Aço Verde do Brasil e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte em sua reunião geral de filiadas. Foram tratados aspectos administrativos e temas relevantes para a continuidade das atividades de pesquisa, culminando com a entrega do Macroplanejamento das Operações do PCoppice. As empresas filiadas tiveram acesso aos resultados das análises preliminares de sobrevivência dos clones nos sítios que já completaram 12 meses, bem como indicadores das condições climáticas de cada local que sedia a experimentação. A reunião foi conduzida pelo Prof. Rodrigo Hakamada, Líder Científico do PCoppice, contando com o apoio de Pietro Gragnolati Fernandes, pós-graduando da UFRPE, e Sarah Diniz, residente do IPEF.

Livro Mudanças climáticas

Mudanças climáticas & plantações florestais
 
O livro “Future climate projections in South America and their influence on forest plantations” (ISBN: 978-65-991291-1-7), recém-publicado pelo IPEF e de autoria dos pesquisadores Clayton Alcarde Alvares (UNESP, Suzano SA), Paulo Cesar Sentelhas (USP/ESALQ) e Sin Chan Chou (INPE), está disponível gratuitamente no site do IPEF. A obra, que já contabiliza mais de 1600 downloads, contém 28 figuras compostas por dezenas de mapas e gráficos, e ainda 28 tabelas avaliando as projeções climáticas futuras nos países da América do Sul e nas principais plantações florestais do continente.

Os desafios no avanço da mecanização
 
Os desafios no avanço da mecanização da silvicultura é o tema do podcast do IPEF deste mês. Guilherme  Oguri, coordenador do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF), conversou, em exclusividade, com Cássio Fagundes Gomes, especialista em desenvolvimento excelência de operações Florestais da CENIBRA - Celulose Nipo Brasileira S. A.;  e com Rafael Soler, representante para a América do Sul da Bracke Forest AB, sobre os desafios e dificuldades encontradas pelas empresas florestais e fabricantes de implementos no desenvolvimento de novos equipamentos para as operações silviculturais. O bate-papo trouxe ainda um panorama do setor e sugestões dos convidados sobre como contornar esses desafios por meio de parcerias sólidas e transparentes.   Acesse o episódio neste link.   
Setor Florestal e Associadas ao IPEF
Cenibra comemora 48 anos de fundação

A Cenibra comemora neste mês de setembro 48 anos de fundação. A empresa pertence ao Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development – JBP, um grupo de empresas japonesas, tendo a Oji Holdings como principal acionista. Localizada no município de Belo Oriente, região leste do Estado de Minas Gerais, conta com capacidade de produção de 1.200.000 toneladas de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e possui cerca de 8 mil empregados próprios e terceiros.

Veracel celebra 30 anos de atuação

A Veracel Celulose também celebra seus 30 anos de atuação. A empresa, que é uma joint venture entre a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, está instalada em Eunápolis, no sul da Bahia, e comemora o sucesso de sua trajetória de três décadas.

Rodape-IpefAcontece
 
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Siga-nos nas redes sociais