Produtividade, estoque de carbono e água em florestas plantadas
|
O Programa de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF está trabalhando no desenvolvimento de novos indicadores sobre produtividade florestal em suas áreas monitoradas.
O PROMAB prevê a instalação de parcelas de inventário nas microbacias para estudar como o crescimento e a produtividade se relacionam com o uso da água. Os novos indicadores permitirão acompanhar a pegada hídrica, ou a quantidade de água utilizada para a produção de madeira na escala da microbacia, além de trazer informações conjuntas sobre três serviços ecossistêmicos essenciais para o setor: a produção de madeira, a fixação de carbono e a produção e regulação de água.
A coleta de informações junto as empresas filiadas estará alinhada com a certificação de serviços ecossistêmicos, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e adaptação dos plantios às mudanças climáticas. Já os novos indicadores passarão a fazer parte do relatório anual, bem como dos infográficos e relatórios consolidados, que são entregues as empresas filiadas ao Programa.
Para saber mais sobre este novo projeto do PROMAB,
acesse o site do IPEF.
|
IPEF concede títulos de sócios honorários
|
|
A concessão de títulos de Sócios Honorário é realizada a cada 3 anos, constando da entrega de certificado de mérito, em solenidade em que comparecem importantes representações das empresas associadas do IPEF e convidados especiais. Com as novas concessões, sobe para 43 o número de profissionais que compõem uma galeria de expoentes históricos do setor florestal, representantes das empresas e acadêmicos.
Conheça neste link
a trajetória de carreira de Germano Aguiar Vieira, Antônio Natal Gonçalves e Arno Brune.
|
|
Movimentação de pesquisadores do CIRAD no convênio com o IPEF
|
|
A pesquisadora Greta Formaglio, formada em ciências ambientais pela Universidade de Parma, na Itália, e com doutorado em ciências do solo pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, se uniu à equipe do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM) do IPEF, que tem a liderança científica do Prof. José Leonardo de Moraes Gonçalves, da ESALQ/USP.
Greta irá contribuir com os estudos sobre o uso de fontes alternativas de nutrientes, principalmente, com relação às avaliações sobre matéria orgânica e microbiologia do solo.
Recentemente, retornou à França o pesquisador Joannes Guillemot, também pertencente ao CIRAD que, nos últimos anos, esteve fixado no Brasil, atuando diretamente na equipe do Programa Cooperativo sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto (EUCFLUX) do IPEF. Joannes compartilha a liderança científica do programa, juntamente com o Prof. Otávio Campoe da UFLA/MG. Apesar do seu retorno à França, o pesquisador continuará participando ativamente das pesquisas do EUCFLUX.
Quer conhecer mais sobre o PTSM e o EUCFLUX?
Acesse o site do IPEF.
|
PROMAB integra pesquisador do EUCFLUX
|
|
Para fortalecer a sua interação com questões de manejo florestal e seus reflexos na produção e regulação de água nos plantios florestais, o Programa de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (PROMAB) do IPEF convidou o Prof. Otávio Campoe para integrar a sua equipe como pesquisador associado.
Atual coordenador do Programa Cooperativo sobre Produtividade e Fluxos de Carbono e Água em Eucalipto (EUCFLUX) e do Programa Cooperativo sobre Modelagem da Produtividade de Florestas Plantadas de Eucalyptus, ambos do IPEF, o Prof. Otávio é graduado pela Faculdade de Ciências Agronômicas –UNESP, com pós-graduação na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ /USP. Atualmente é professor de silvicultura na Universidade Federal de Lavras – UFLA, de pós-graduação na Universidade Estadual Paulista - UNESP e professor adjunto na North Carolina State University. Em termos práticos, a sua colaboração no PROMAB terá início no novo projeto de desenvolvimento de novos indicadores que relacionem produção de biomassa e o uso da água pelos plantios.
Neste link
você fica sabendo como será a atuação do Prof. Otávio Campoe no PROMAB.
|
|
Anote na agenda!
- O Evolution - Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais, será nos dias 24 e 25 de maio, em Três Lagoas – MS. No encontro, estará presente o Prof. José Otávio Brito, diretor executivo do IPEF, que atuará como moderador em uma das sessões. O Prof. Saulo Guerra, líder científico no Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF e diretor da Agência Unesp de Inovação (AUIN), também participará como palestrante. Inscrições no site da Malinovski:
https://inscricoes.malinovski.com.br.
- O Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel organizado pela ABTCP – Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, será realizado em São Paulo, nos dias 04 a 06 de outubro, e a inscrição de trabalho deve ser realizada até 06/05/2022. Veja os detalhes e regras no
site do ABTCP 2022.
- O V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira está agendado para os dias 19 a 21 de outubro de 2022, em modalidade presencial, em Goiânia. Inscrições e informações no
site do VCBCTEM.
|
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Tel. +55 (19) 2105-8600
Reprodução permitida desde que citada a fonte.
|
|
|
Siga-nos nas redes sociais
|
|